Presidente interino do Parlamento anula votação do impeachment de Dilma

Roberto Stuckert Filho / PR

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff,

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff

O presidente interino da Câmara dos Deputados do Brasil anulou esta segunda-feira as sessões do dias 15, 16 e 17 de abril, quando os deputados brasileiros aprovaram a continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

De acordo com a Folha de São Paulo, Waldir Maranhão, que substituiu o deputado Eduardo Cunha depois do seu afastamento, acatou um pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU).

A nova votação do pedido de impeachment, que substituirá a votação de 17 de abril, foi marcada para daqui a cinco sessões do plenário da Câmara.

O deputado do Partido Progressista afirma que o recurso da Advocacia-Geral da União ainda não tinha sido analisada pela Casa e que, ao tomar conhecimento dela, resolveu acolher a petição, argumentando que “ocorreram vícios que tornaram nula de pleno direito a sessão em questão”.

Segundo o deputado, que substituiu Eduardo Cunha na presidência da Câmara depois de este ter sido afastado pelo Supremo Tribunal Federal, os partidos políticos não poderiam ter fechado questão a favor ou contra o impeachment, já que isto força os deputados a seguir a orientação partidária, sob pena de punição, como expulsão dos partidos.

“Não poderiam os partidos políticos ter fechado questão ou firmado orientação para que os parlamentares votassem de um modo ou de outro, uma vez que, no caso, deveriam votar de acordo com as suas convicções pessoais e livremente“, afirmou.

Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados

Waldir Maranhão, presidente interino da Câmara dos Deputados brasileira

Waldir Maranhão, presidente interino da Câmara dos Deputados brasileira

O relatório favorável ao processo de impeachment seria votado esta quarta-feira no Senado, calendário que ainda não se sabe se será mantido.

ZAP / Abr / SN

PARTILHAR

RESPONDER

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …

Benfica 3-3 Shakhtar D. | "Águia" permeável diz adeus à Europa

Todos eliminados. Os quatro clubes portugueses caíram todos nos 16 avos-de-final da Liga Europa, o último dos quais o Benfica. Após a derrota por 2-1 na Ucrânia, frente ao Shakhtar, os “encarnados” receberam os comandados de …