Presidente interino do Parlamento anula votação do impeachment de Dilma

Roberto Stuckert Filho / PR

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff,

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff

O presidente interino da Câmara dos Deputados do Brasil anulou esta segunda-feira as sessões do dias 15, 16 e 17 de abril, quando os deputados brasileiros aprovaram a continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

De acordo com a Folha de São Paulo, Waldir Maranhão, que substituiu o deputado Eduardo Cunha depois do seu afastamento, acatou um pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU).

A nova votação do pedido de impeachment, que substituirá a votação de 17 de abril, foi marcada para daqui a cinco sessões do plenário da Câmara.

O deputado do Partido Progressista afirma que o recurso da Advocacia-Geral da União ainda não tinha sido analisada pela Casa e que, ao tomar conhecimento dela, resolveu acolher a petição, argumentando que “ocorreram vícios que tornaram nula de pleno direito a sessão em questão”.

Segundo o deputado, que substituiu Eduardo Cunha na presidência da Câmara depois de este ter sido afastado pelo Supremo Tribunal Federal, os partidos políticos não poderiam ter fechado questão a favor ou contra o impeachment, já que isto força os deputados a seguir a orientação partidária, sob pena de punição, como expulsão dos partidos.

“Não poderiam os partidos políticos ter fechado questão ou firmado orientação para que os parlamentares votassem de um modo ou de outro, uma vez que, no caso, deveriam votar de acordo com as suas convicções pessoais e livremente“, afirmou.

Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados

Waldir Maranhão, presidente interino da Câmara dos Deputados brasileira

Waldir Maranhão, presidente interino da Câmara dos Deputados brasileira

O relatório favorável ao processo de impeachment seria votado esta quarta-feira no Senado, calendário que ainda não se sabe se será mantido.

ZAP / Abr / SN

PARTILHAR

RESPONDER

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …

Menos plástico e menos jantares. Partidos prometem campanha eleitoral mais sustentável

A sustentabilidade e a proteção do ambiente estão entre as preocupações dos partidos políticos que concorrem às eleições legislativas, com algumas direções a comprometerem-se em diminuir a pegada ecológica e reduzir no plástico, numa campanha …