“O medo vai sempre existir”. Um dos poucos países sem covid-19 autoriza regresso de 143 cidadãos

Palau, que tem mais de 500 ilhas e cerca de 18 mil habitantes, é um dos poucos lugares do mundo onde não foram registados casos de covid-19. Agora, o país vai permitir que 143 cidadãos que estão no estrangeiro regressem a casa.

Palau encerrou as suas fornteiras a 22 de março, o que terá ajudado a travar a propagação de covid-19 que, até hoje, não foi registava no país. No entanto, há 143 cidadãos que ainda se encontram no estrangeiro e que não podem regressar até se voltarem a abrir as fronteiras.

O Presidente de Palau, Tommy Rememgesau, avançou com a decisão de autorizar o regresso dos cidadãos, uma decisão que não foi pacífica entre a população do país. Várias pessoas questionaram a decisão do presidente, argumentando que isto põe em causa a vida das 18 mil pessoas que vivem em Palau, em comparação com apenas 143 cidadãos presos no exterior.

De acordo com o jornal Tapei Times, Rememgesau disse aos deputados que o país tem a responsabilidade de o fazer. “É uma questão de minimizar o risco e fazer um esforço concertado, e, espero, apoiado por todos em Palau, embora tenhamos medo”, admitiu. “Não me vou iludir e dizer que vou esperar até não haver medo em Palau. Podemos nunca ver esse dia chegar”.

“O medo vai sempre existir”, explicou Remengesau. “Mas temos de perguntar: o que fazemos com os cidadãos em dificuldades? Simplesmente fechamos a porta e dizemos: ‘Vocês não podem entrar no país?'”.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o senador Stevenson Kuartei, médico, disse que, embora esteja sob a autoridade do Presidente fazer uma convocação para repatriações, é preciso haver uma avaliação cuidadosa do risco.

“Os cidadãos podem voltar para casa com segurança e isso foi feito com os 10 pacientes que foram repatriados de Taiwan. Mas isso estava sob uma situação muito controlada. Uma estratégia meticulosamente planeada e executada deve acontecer e requer quarentena em Guam e Palau com testes oportunos”, disse.

Tomada a decisão, o regresso vai acontecer a partir da próxima quinta-feira. O regresso será efetuado em três grupos separados de 50 pessoas e processar-se-á em três fases.

Primeiro haverá duas semanas de quarentena num hotel em Guam, um território dos Estados Unidos no Pacífico. De seguida, os cidadãos estarão outras duas semanas noutro hotel, em Palau, sob guarda policial. Por fim, os regressados terão de se autoisolar durante mais duas semanas. Ao longo de todo esse período, irão ser testados.

ZAP //

 

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …