Portugueses proibidos de entrar ou com restrições em dez países europeus

Os portugueses estão proibidos de entrar, neste momento, em seis países europeus, devido à subida dos novos casos de covid-19 nas últimas semanas.

De acordo com o jornal Público, os portugueses estão proibidos de entrar, ou estão sujeitos a restrições de entrada, em dez países europeus devido à evolução da pandemia de covid-19 em território nacional.

Esta quinta-feira, a Dinamarca, que abre as suas fronteiras a partir de dia 27, anunciou que estas vão continuar fechadas para cidadãos de Portugal e da Suécia, uma vez que ambos têm taxas de infeção superiores a 20 casos por 100 mil habitantes.

O país nórdico junta-se aos outros cinco países que já tinham colocado Portugal na ‘lista negra’, entre eles Espanha, Chipre, Áustria, Lituânia e Letónia, segundo o jornal online Observador.

As restrições de entrada podem ser consultadas no site Re-open EU, lançado pela Comissão Europeia, esta semana, para ajudar os cidadãos a planear as suas viagens este verão.

No caso da Grécia, um dos destinos turísticos de eleição no continente europeu, os portugueses serão obrigados a fazer um teste de diagnóstico à entrada. Se este der negativo, têm de se isolar durante uma semana; se der positivo, este período aumenta para 14 dias.

Na Bulgária e na Estónia, todos os portugueses têm de cumprir um período de isolamento de 14 dias, tal como suecos, belgas e britânicos, uma vez que vêm de países onde as taxas de infeção pelo novo coronavírus superam os 15 ou 25 casos por 100 mil habitantes.

Já na República Checa, os países foram divididos por cores, com base no risco de transmissibilidade que apresentam. Portugal é um dos pintados a vermelho, o que significa que os portugueses que queiram entrar neste país terão também de fazer um teste e ficar em quarentena.

Recentemente, uma análise feita na plataforma Metis, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e pelo CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde concluiu que Portugal está entre os que apresentam mais novos casos de infeção por covid-19. Só a Suécia surge em pior situação.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Nos países mais a direita , tudo é de esperar!!!! Eu já nem acho anormal , isso !!!!
    Agora a ver vamos , os que se seguem !!!
    De Espanha , nem bons ventos, nem bons casamentos , basta ver a história !!
    Quem vai pagar a conta do encontro no próximo dia da abertura das fronteiras, no fim do mês ???
    Será o serviço catering , pago pelos espanhóis ??? Ou vai depender se vão considerar a hora Portuguesa ,
    ou a Castelhana ?? Será servido , em Caia ou em Badajoz ?? a conta a ser paga , serão os mesmos , ou os Espanhóis , abrem os cordões a bolsa ??? os imposto serão pagos em Portugal
    ou em Espanha ??? Todos os participantes , vão usar mascara ?? e vai haver uma cor e tipo definido
    para ficarem todos bem na fotografia ??? Então a Vuelta , não vem a Portugal , por ter-mos muitos casos
    de infecção !! ou os números estão errados , ou andam-se a rir na nossa cara !!!
    Vão aproveitar e falar da central nuclear da Almaraz ???
    Cuidem-se

  2. E ainda diziam que tínhamos um bom desempenho. Isto é mesmo um país de lerdos. Numa Europa27 estamos sempre nos 10 piores em todos os indicadores relacionados com a COVID19 e não venham dizer que é porque fazemos mais testes. No número de mortos por milhão somos o 9º pior. E isto é objetivo e não depende de testes. E, acreditando no sexta às nove, ainda escondemos mais de mil mortos.

  3. O pior ainda, é a falta de atitude dos nossos governantes, perante esta Europa, que se acham todos fantásticos e os senhores que nos governam, calam-se bem caladinhos, para ficarem bem na fotografia da família europeia.
    Todos aqueles que proíbem a entrada de portugueses dentro das sua fronteiras, o nosso governo deveria fazer o mesmo em sentido contrário, até os gregos que tem vivido a conta da Europa, se dão ao luxo de impor condições aos nossos compatriotas.
    Enquanto não tivermos mão firme com os outros países, iremos ser sempre mal tratados.

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …