Portugueses proibidos de entrar ou com restrições em dez países europeus

Os portugueses estão proibidos de entrar, neste momento, em seis países europeus, devido à subida dos novos casos de covid-19 nas últimas semanas.

De acordo com o jornal Público, os portugueses estão proibidos de entrar, ou estão sujeitos a restrições de entrada, em dez países europeus devido à evolução da pandemia de covid-19 em território nacional.

Esta quinta-feira, a Dinamarca, que abre as suas fronteiras a partir de dia 27, anunciou que estas vão continuar fechadas para cidadãos de Portugal e da Suécia, uma vez que ambos têm taxas de infeção superiores a 20 casos por 100 mil habitantes.

O país nórdico junta-se aos outros cinco países que já tinham colocado Portugal na ‘lista negra’, entre eles Espanha, Chipre, Áustria, Lituânia e Letónia, segundo o jornal online Observador.

As restrições de entrada podem ser consultadas no site Re-open EU, lançado pela Comissão Europeia, esta semana, para ajudar os cidadãos a planear as suas viagens este verão.

No caso da Grécia, um dos destinos turísticos de eleição no continente europeu, os portugueses serão obrigados a fazer um teste de diagnóstico à entrada. Se este der negativo, têm de se isolar durante uma semana; se der positivo, este período aumenta para 14 dias.

Na Bulgária e na Estónia, todos os portugueses têm de cumprir um período de isolamento de 14 dias, tal como suecos, belgas e britânicos, uma vez que vêm de países onde as taxas de infeção pelo novo coronavírus superam os 15 ou 25 casos por 100 mil habitantes.

Já na República Checa, os países foram divididos por cores, com base no risco de transmissibilidade que apresentam. Portugal é um dos pintados a vermelho, o que significa que os portugueses que queiram entrar neste país terão também de fazer um teste e ficar em quarentena.

Recentemente, uma análise feita na plataforma Metis, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e pelo CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde concluiu que Portugal está entre os que apresentam mais novos casos de infeção por covid-19. Só a Suécia surge em pior situação.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Nos países mais a direita , tudo é de esperar!!!! Eu já nem acho anormal , isso !!!!
    Agora a ver vamos , os que se seguem !!!
    De Espanha , nem bons ventos, nem bons casamentos , basta ver a história !!
    Quem vai pagar a conta do encontro no próximo dia da abertura das fronteiras, no fim do mês ???
    Será o serviço catering , pago pelos espanhóis ??? Ou vai depender se vão considerar a hora Portuguesa ,
    ou a Castelhana ?? Será servido , em Caia ou em Badajoz ?? a conta a ser paga , serão os mesmos , ou os Espanhóis , abrem os cordões a bolsa ??? os imposto serão pagos em Portugal
    ou em Espanha ??? Todos os participantes , vão usar mascara ?? e vai haver uma cor e tipo definido
    para ficarem todos bem na fotografia ??? Então a Vuelta , não vem a Portugal , por ter-mos muitos casos
    de infecção !! ou os números estão errados , ou andam-se a rir na nossa cara !!!
    Vão aproveitar e falar da central nuclear da Almaraz ???
    Cuidem-se

  2. E ainda diziam que tínhamos um bom desempenho. Isto é mesmo um país de lerdos. Numa Europa27 estamos sempre nos 10 piores em todos os indicadores relacionados com a COVID19 e não venham dizer que é porque fazemos mais testes. No número de mortos por milhão somos o 9º pior. E isto é objetivo e não depende de testes. E, acreditando no sexta às nove, ainda escondemos mais de mil mortos.

  3. O pior ainda, é a falta de atitude dos nossos governantes, perante esta Europa, que se acham todos fantásticos e os senhores que nos governam, calam-se bem caladinhos, para ficarem bem na fotografia da família europeia.
    Todos aqueles que proíbem a entrada de portugueses dentro das sua fronteiras, o nosso governo deveria fazer o mesmo em sentido contrário, até os gregos que tem vivido a conta da Europa, se dão ao luxo de impor condições aos nossos compatriotas.
    Enquanto não tivermos mão firme com os outros países, iremos ser sempre mal tratados.

RESPONDER

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …