Portugueses proibidos de entrar ou com restrições em dez países europeus

Os portugueses estão proibidos de entrar, neste momento, em seis países europeus, devido à subida dos novos casos de covid-19 nas últimas semanas.

De acordo com o jornal Público, os portugueses estão proibidos de entrar, ou estão sujeitos a restrições de entrada, em dez países europeus devido à evolução da pandemia de covid-19 em território nacional.

Esta quinta-feira, a Dinamarca, que abre as suas fronteiras a partir de dia 27, anunciou que estas vão continuar fechadas para cidadãos de Portugal e da Suécia, uma vez que ambos têm taxas de infeção superiores a 20 casos por 100 mil habitantes.



O país nórdico junta-se aos outros cinco países que já tinham colocado Portugal na ‘lista negra’, entre eles Espanha, Chipre, Áustria, Lituânia e Letónia, segundo o jornal online Observador.

As restrições de entrada podem ser consultadas no site Re-open EU, lançado pela Comissão Europeia, esta semana, para ajudar os cidadãos a planear as suas viagens este verão.

No caso da Grécia, um dos destinos turísticos de eleição no continente europeu, os portugueses serão obrigados a fazer um teste de diagnóstico à entrada. Se este der negativo, têm de se isolar durante uma semana; se der positivo, este período aumenta para 14 dias.

Na Bulgária e na Estónia, todos os portugueses têm de cumprir um período de isolamento de 14 dias, tal como suecos, belgas e britânicos, uma vez que vêm de países onde as taxas de infeção pelo novo coronavírus superam os 15 ou 25 casos por 100 mil habitantes.

Já na República Checa, os países foram divididos por cores, com base no risco de transmissibilidade que apresentam. Portugal é um dos pintados a vermelho, o que significa que os portugueses que queiram entrar neste país terão também de fazer um teste e ficar em quarentena.

Recentemente, uma análise feita na plataforma Metis, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e pelo CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde concluiu que Portugal está entre os que apresentam mais novos casos de infeção por covid-19. Só a Suécia surge em pior situação.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Nos países mais a direita , tudo é de esperar!!!! Eu já nem acho anormal , isso !!!!
    Agora a ver vamos , os que se seguem !!!
    De Espanha , nem bons ventos, nem bons casamentos , basta ver a história !!
    Quem vai pagar a conta do encontro no próximo dia da abertura das fronteiras, no fim do mês ???
    Será o serviço catering , pago pelos espanhóis ??? Ou vai depender se vão considerar a hora Portuguesa ,
    ou a Castelhana ?? Será servido , em Caia ou em Badajoz ?? a conta a ser paga , serão os mesmos , ou os Espanhóis , abrem os cordões a bolsa ??? os imposto serão pagos em Portugal
    ou em Espanha ??? Todos os participantes , vão usar mascara ?? e vai haver uma cor e tipo definido
    para ficarem todos bem na fotografia ??? Então a Vuelta , não vem a Portugal , por ter-mos muitos casos
    de infecção !! ou os números estão errados , ou andam-se a rir na nossa cara !!!
    Vão aproveitar e falar da central nuclear da Almaraz ???
    Cuidem-se

  2. E ainda diziam que tínhamos um bom desempenho. Isto é mesmo um país de lerdos. Numa Europa27 estamos sempre nos 10 piores em todos os indicadores relacionados com a COVID19 e não venham dizer que é porque fazemos mais testes. No número de mortos por milhão somos o 9º pior. E isto é objetivo e não depende de testes. E, acreditando no sexta às nove, ainda escondemos mais de mil mortos.

  3. O pior ainda, é a falta de atitude dos nossos governantes, perante esta Europa, que se acham todos fantásticos e os senhores que nos governam, calam-se bem caladinhos, para ficarem bem na fotografia da família europeia.
    Todos aqueles que proíbem a entrada de portugueses dentro das sua fronteiras, o nosso governo deveria fazer o mesmo em sentido contrário, até os gregos que tem vivido a conta da Europa, se dão ao luxo de impor condições aos nossos compatriotas.
    Enquanto não tivermos mão firme com os outros países, iremos ser sempre mal tratados.

RESPONDER

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …