Portugal é o segundo país da UE com mais novos casos de covid-19. Pior só a Suécia

Simone Venezia / EPA

Portugal está entre os países da União Europeia (UE) onde houve maior número de novos casos de covid-19 nas últimas semanas. Só a Suécia surge à frente, enquanto o nosso país mantém-se a par do Reino Unido como aqueles onde têm surgido mais novas infeções. Há especialistas a falar de uma “trajetória ascendente da epidemia”.

Uma análise feita na plataforma Metis da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e pelo CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e tendo por base os dados oficiais de infeção divulgados pelos países, conclui que Portugal está entre os que apresentam mais novos casos de infeção por covid-19, conforme cita o Jornal de Notícias (JN).

Só a Suécia surge pior, mas este país ainda não conseguiu controlar a pandemia depois de ter implementado medidas menos restritivas em termos de confinamento na fase inicial do surto.

Os dados analisados relativamente a Portugal reportam para os últimos 14 dias antes do dia 9 de Junho.

“Neste momento, em crescimento só estamos nós [Portugal], Suécia e Polónia, todos os outros estão a diminuir o número de novos casos, dá que pensar”, aponta ao JN o responsável pela plataforma Metis, Paulo Santos, que também é professor da FMUP e investigador do CINTESIS.

Paulo Santos alerta ainda que também se tem verificado uma subida dos internamentos e dos doentes em Cuidados Intensivos.

Também o professor do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Jorge Buescu, alerta que “as hospitalizações já começaram a aumentar e é possível que dentro de uma semana comecem a aumentar os óbitos“, como cita o dito jornal.

“Neste momento, é claríssimo que Portugal reentrou numa trajetória ascendente da epidemia”, analisa ainda Jorge Buescu.

“Dá a impressão de que, se calhar, o desconfinamento aconteceu cedo demais“, aponta ainda Paulo Santos.

O investigador do CINTESIS nota, contudo, que “é preciso cautela nas análises”, evidenciando que a maioria dos novos casos, em Portugal, têm surgido na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde tem decorrido uma “testagem massiva”.

É em Lisboa que “o futuro de todos a médio prazo se joga”, aponta mesmo Jorge Buescu.

Paulo Santos também nota que os dados colectados depois do fim-de-semana prolongado vão ser determinantes para avaliar melhor a situação.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não vejo grande competência da DGS no lidar com esta pandemia. Primeiro as máscaras era desaconselhadas, agora são obrigatórias; para não falar noutras contradições.
    Acho que única coisa que pode efectivamente combater a pandemia é afastarmos-nos uns dos outros como se tivéssemos lepra. Se o que funciona é o afastamento social qual é o sentido de reabrir centros comerciais e outros locais onde se aglomeram pessoas!? Também a mentalidade de alguns políticos tem que evoluir, por exemplo aqueles que querem a festa do Avante.

    • Eu sou a favor da festa do avante em plena pandemia e contra a aproximação a qualquer comunista. Beijinhos e abraços mesmo só entre comunistas.

  2. Claro que todas as aglomerações deveriam ser proibidas, com a única exceção, a festa dos comunistas pois só com um vírus comum se poderia minimizar essa peste. Assim o afastamento social ficaria só em vigor para os comunistas e nenhum ser humano se poderia aproximar de um comunista e comunista que quisesse entrar no Parlamento seria enviado para a festa do avante.

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …