Portugal é o segundo país da UE com mais novos casos de covid-19. Pior só a Suécia

Simone Venezia / EPA

Portugal está entre os países da União Europeia (UE) onde houve maior número de novos casos de covid-19 nas últimas semanas. Só a Suécia surge à frente, enquanto o nosso país mantém-se a par do Reino Unido como aqueles onde têm surgido mais novas infeções. Há especialistas a falar de uma “trajetória ascendente da epidemia”.

Uma análise feita na plataforma Metis da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e pelo CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e tendo por base os dados oficiais de infeção divulgados pelos países, conclui que Portugal está entre os que apresentam mais novos casos de infeção por covid-19, conforme cita o Jornal de Notícias (JN).

Só a Suécia surge pior, mas este país ainda não conseguiu controlar a pandemia depois de ter implementado medidas menos restritivas em termos de confinamento na fase inicial do surto.

Os dados analisados relativamente a Portugal reportam para os últimos 14 dias antes do dia 9 de Junho.

“Neste momento, em crescimento só estamos nós [Portugal], Suécia e Polónia, todos os outros estão a diminuir o número de novos casos, dá que pensar”, aponta ao JN o responsável pela plataforma Metis, Paulo Santos, que também é professor da FMUP e investigador do CINTESIS.

Paulo Santos alerta ainda que também se tem verificado uma subida dos internamentos e dos doentes em Cuidados Intensivos.

Também o professor do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Jorge Buescu, alerta que “as hospitalizações já começaram a aumentar e é possível que dentro de uma semana comecem a aumentar os óbitos“, como cita o dito jornal.

“Neste momento, é claríssimo que Portugal reentrou numa trajetória ascendente da epidemia”, analisa ainda Jorge Buescu.

“Dá a impressão de que, se calhar, o desconfinamento aconteceu cedo demais“, aponta ainda Paulo Santos.

O investigador do CINTESIS nota, contudo, que “é preciso cautela nas análises”, evidenciando que a maioria dos novos casos, em Portugal, têm surgido na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde tem decorrido uma “testagem massiva”.

É em Lisboa que “o futuro de todos a médio prazo se joga”, aponta mesmo Jorge Buescu.

Paulo Santos também nota que os dados colectados depois do fim-de-semana prolongado vão ser determinantes para avaliar melhor a situação.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não vejo grande competência da DGS no lidar com esta pandemia. Primeiro as máscaras era desaconselhadas, agora são obrigatórias; para não falar noutras contradições.
    Acho que única coisa que pode efectivamente combater a pandemia é afastarmos-nos uns dos outros como se tivéssemos lepra. Se o que funciona é o afastamento social qual é o sentido de reabrir centros comerciais e outros locais onde se aglomeram pessoas!? Também a mentalidade de alguns políticos tem que evoluir, por exemplo aqueles que querem a festa do Avante.

    • Eu sou a favor da festa do avante em plena pandemia e contra a aproximação a qualquer comunista. Beijinhos e abraços mesmo só entre comunistas.

  2. Claro que todas as aglomerações deveriam ser proibidas, com a única exceção, a festa dos comunistas pois só com um vírus comum se poderia minimizar essa peste. Assim o afastamento social ficaria só em vigor para os comunistas e nenhum ser humano se poderia aproximar de um comunista e comunista que quisesse entrar no Parlamento seria enviado para a festa do avante.

RESPONDER

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …

Pinto da Costa avança com queixa-crime contra Frederico Varandas

O presidente do FC Porto anunciou, esta quarta-feira, que vai avançar com uma queixa-crime contra o seu homólogo do Sporting devido às declarações proferidas a 23 de outubro. "Não costumo falar de processos judiciais e como …