Portugal tem disponíveis 9.000 testes diários. “Ninguém ficou por testar”

Miguel A. Lopes / Lusa

A ministra de Estado e da Presidência revelou que Portugal tem a possibilidade de fazer nove mil testes diários, e que nem todos estão a ser utilizados, “o que significa que ninguém deixou de ser testado por falta de testes”.

Em entrevista ao Jornal da Oito, na TVI, Mariana Vieira da Silva disse esta quinta-feira que Portugal tem disponíveis “nove mil testes por dia”, frisando que a prioridade passa por testar os mais idosos e as pessoas dos grupos de risco.

Ninguém ficou por testar“, reforçou a governante, dando conta que as autoridades de saúde, o Governo e os hospitais estão a trabalhar para alargar o número de testes feitos.

O critérios dos testes “têm evoluído”, explicou, citada pelo Expresso, dando conta que, a partir da próxima semana, poderá haver uma generalização dos testes à Covid-19.

“Estamos a trabalhar com a comunidade científica portuguesa a testar um teste mais rápido. É preciso que seja verificado. Se se confirmar, a partir da próxima semana teremos testes rápidos, que nos permite generalizar”, revelou.

A governante frisou que esta pandemia é uma situação ímpar e que a crise será “longa”. No melhor cenário, Portugal atingirá o pico da doença está na “terceira semana de abril”.

“As melhores previsões apontam para a terceira semana de abril. Não significa que comece logo a descer, significa que entramos numa nova fase, mas não é fácil definir o melhor cenário e o pior”, disse Mariana Vieira da Silva.

O objetivo do Governo, referiu é “que o pico não seja demasiado severo para não haver pressão no Serviço Nacional de Saúde”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. MENTIRA, senhora ministra!
    Tenho um familiar que trabalha numa escola, contactou DIRECTAMENTE com alguns colegas em que existem DOIS casos confirmados de Coronavírus, e ainda NÃO foi contactado para qualquer acção profilática, de salvaguarda ou teste!
    Por isso, a senhora ministra não passa de uma carinha bonita e bem falante, à espera que metade da população MORRA, para os cofres do Estado pouparem uns milhões!
    Eu próprio tenho Diabetes e idade avançada (a caminho dos 70 anos), não consigo que o Centro de Saúde atenda os meus telefonemas, preciso urgentemente de MEDICAMENTOS para controlar a minha doença crónica. E como não posso sair de casa, o que me resta fazer?
    Por acaso (ou não), sou a favor da EUTANÁSIA!

  2. Pois!…
    Quando os ditos cujos, já dão como certo que vão haver centenas de milhões de infectados – provavelmente viram na bola de cristal da ciência ou então sabem de algo que não nos contam – a DGS dá 1 milhão de infectados, a Merkel e seu ministro da Saúde dão como certo um número em torno 55 milhões no seu país, entre outro e uma mortalidade máxima de 1,1%!…
    E o mesmo para os ianques!…
    A carneirada que se acalme, os ditos cujos já planearam tudo, antecipadamente!…
    Claro, quem é velho, com doenças crónicas e baixo sistema de defesa, pode morrer assim ou assado!…

  3. Pois … eu tenho uma filha com 5 meses em casa cheia de febre a 4 dias ligo para o 112 passam ao INEM o INEM passa ao SNS 24 e nada . A minha filha como fica no meio disto tudo? Uma criança de 5 meses? Já tive tosse garganta inflama expliquei tudo nada e triste primeiro filho com a incerteza nas mão . Só da vontade de pegar num carro e entrar pelos bombeiros a dentro já faltou pouco e feio muito feio . Somos um casal de 20 anos e 31 anos sem ajudas de ninguém trabalha sem contrato ninguém atende ninguém ajuda !

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …