Portugal tem disponíveis 9.000 testes diários. “Ninguém ficou por testar”

Miguel A. Lopes / Lusa

A ministra de Estado e da Presidência revelou que Portugal tem a possibilidade de fazer nove mil testes diários, e que nem todos estão a ser utilizados, “o que significa que ninguém deixou de ser testado por falta de testes”.

Em entrevista ao Jornal da Oito, na TVI, Mariana Vieira da Silva disse esta quinta-feira que Portugal tem disponíveis “nove mil testes por dia”, frisando que a prioridade passa por testar os mais idosos e as pessoas dos grupos de risco.

Ninguém ficou por testar“, reforçou a governante, dando conta que as autoridades de saúde, o Governo e os hospitais estão a trabalhar para alargar o número de testes feitos.

O critérios dos testes “têm evoluído”, explicou, citada pelo Expresso, dando conta que, a partir da próxima semana, poderá haver uma generalização dos testes à Covid-19.

“Estamos a trabalhar com a comunidade científica portuguesa a testar um teste mais rápido. É preciso que seja verificado. Se se confirmar, a partir da próxima semana teremos testes rápidos, que nos permite generalizar”, revelou.

A governante frisou que esta pandemia é uma situação ímpar e que a crise será “longa”. No melhor cenário, Portugal atingirá o pico da doença está na “terceira semana de abril”.

“As melhores previsões apontam para a terceira semana de abril. Não significa que comece logo a descer, significa que entramos numa nova fase, mas não é fácil definir o melhor cenário e o pior”, disse Mariana Vieira da Silva.

O objetivo do Governo, referiu é “que o pico não seja demasiado severo para não haver pressão no Serviço Nacional de Saúde”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. MENTIRA, senhora ministra!
    Tenho um familiar que trabalha numa escola, contactou DIRECTAMENTE com alguns colegas em que existem DOIS casos confirmados de Coronavírus, e ainda NÃO foi contactado para qualquer acção profilática, de salvaguarda ou teste!
    Por isso, a senhora ministra não passa de uma carinha bonita e bem falante, à espera que metade da população MORRA, para os cofres do Estado pouparem uns milhões!
    Eu próprio tenho Diabetes e idade avançada (a caminho dos 70 anos), não consigo que o Centro de Saúde atenda os meus telefonemas, preciso urgentemente de MEDICAMENTOS para controlar a minha doença crónica. E como não posso sair de casa, o que me resta fazer?
    Por acaso (ou não), sou a favor da EUTANÁSIA!

  2. Pois!…
    Quando os ditos cujos, já dão como certo que vão haver centenas de milhões de infectados – provavelmente viram na bola de cristal da ciência ou então sabem de algo que não nos contam – a DGS dá 1 milhão de infectados, a Merkel e seu ministro da Saúde dão como certo um número em torno 55 milhões no seu país, entre outro e uma mortalidade máxima de 1,1%!…
    E o mesmo para os ianques!…
    A carneirada que se acalme, os ditos cujos já planearam tudo, antecipadamente!…
    Claro, quem é velho, com doenças crónicas e baixo sistema de defesa, pode morrer assim ou assado!…

  3. Pois … eu tenho uma filha com 5 meses em casa cheia de febre a 4 dias ligo para o 112 passam ao INEM o INEM passa ao SNS 24 e nada . A minha filha como fica no meio disto tudo? Uma criança de 5 meses? Já tive tosse garganta inflama expliquei tudo nada e triste primeiro filho com a incerteza nas mão . Só da vontade de pegar num carro e entrar pelos bombeiros a dentro já faltou pouco e feio muito feio . Somos um casal de 20 anos e 31 anos sem ajudas de ninguém trabalha sem contrato ninguém atende ninguém ajuda !

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …