A ministra de Estado e da Presidência revelou que Portugal tem a possibilidade de fazer nove mil testes diários, e que nem todos estão a ser utilizados, “o que significa que ninguém deixou de ser testado por falta de testes”.
Em entrevista ao Jornal da Oito, na TVI, Mariana Vieira da Silva disse esta quinta-feira que Portugal tem disponíveis “nove mil testes por dia”, frisando que a prioridade passa por testar os mais idosos e as pessoas dos grupos de risco.
“Ninguém ficou por testar“, reforçou a governante, dando conta que as autoridades de saúde, o Governo e os hospitais estão a trabalhar para alargar o número de testes feitos.
O critérios dos testes “têm evoluído”, explicou, citada pelo Expresso, dando conta que, a partir da próxima semana, poderá haver uma generalização dos testes à Covid-19.
“Estamos a trabalhar com a comunidade científica portuguesa a testar um teste mais rápido. É preciso que seja verificado. Se se confirmar, a partir da próxima semana teremos testes rápidos, que nos permite generalizar”, revelou.
A governante frisou que esta pandemia é uma situação ímpar e que a crise será “longa”. No melhor cenário, Portugal atingirá o pico da doença está na “terceira semana de abril”.
“As melhores previsões apontam para a terceira semana de abril. Não significa que comece logo a descer, significa que entramos numa nova fase, mas não é fácil definir o melhor cenário e o pior”, disse Mariana Vieira da Silva.
O objetivo do Governo, referiu é “que o pico não seja demasiado severo para não haver pressão no Serviço Nacional de Saúde”.
MENTIRA, senhora ministra!
Tenho um familiar que trabalha numa escola, contactou DIRECTAMENTE com alguns colegas em que existem DOIS casos confirmados de Coronavírus, e ainda NÃO foi contactado para qualquer acção profilática, de salvaguarda ou teste!
Por isso, a senhora ministra não passa de uma carinha bonita e bem falante, à espera que metade da população MORRA, para os cofres do Estado pouparem uns milhões!
Eu próprio tenho Diabetes e idade avançada (a caminho dos 70 anos), não consigo que o Centro de Saúde atenda os meus telefonemas, preciso urgentemente de MEDICAMENTOS para controlar a minha doença crónica. E como não posso sair de casa, o que me resta fazer?
Por acaso (ou não), sou a favor da EUTANÁSIA!
Pois!…
Quando os ditos cujos, já dão como certo que vão haver centenas de milhões de infectados – provavelmente viram na bola de cristal da ciência ou então sabem de algo que não nos contam – a DGS dá 1 milhão de infectados, a Merkel e seu ministro da Saúde dão como certo um número em torno 55 milhões no seu país, entre outro e uma mortalidade máxima de 1,1%!…
E o mesmo para os ianques!…
A carneirada que se acalme, os ditos cujos já planearam tudo, antecipadamente!…
Claro, quem é velho, com doenças crónicas e baixo sistema de defesa, pode morrer assim ou assado!…
Pois … eu tenho uma filha com 5 meses em casa cheia de febre a 4 dias ligo para o 112 passam ao INEM o INEM passa ao SNS 24 e nada . A minha filha como fica no meio disto tudo? Uma criança de 5 meses? Já tive tosse garganta inflama expliquei tudo nada e triste primeiro filho com a incerteza nas mão . Só da vontade de pegar num carro e entrar pelos bombeiros a dentro já faltou pouco e feio muito feio . Somos um casal de 20 anos e 31 anos sem ajudas de ninguém trabalha sem contrato ninguém atende ninguém ajuda !