Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Miguel A. Lopes / Lusa

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde.

Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares nos últimos cinco dias, o subdiretor-geral da Saúde revelou que as pessoas infetadas com o novo coronavírus podem demorar até quase um mês a recuperar completamente.

Diogo Cruz explicou que o novo coronavírus pode persistir na orofaringe das pessoas infetadas além do período médio de 14 dias, podendo ser detetável até aos 21 ou 28 dias, mesmo que os pacientes já não apresentem sintomas.

Segundo o subdiretor-geral da Saúde, é expectável que a evolução dos casos recuperados seja mais lenta, porque o período durante o qual o vírus se mantém positivo é variável e, em alguns casos, prolongado, mesmo que a recuperação sintomática seja rápida.

Diogo Cruz acrescentou que o número apresentado nos boletins epidemiológicos da DGS não reflete o número de doentes assintomáticos, sendo apenas consideradas recuperadas as pessoas que apresentem dois testes negativos num intervalo de pelo menos 24 horas.

“Estamos a viver uma situação excecional em relação àquilo que é o habitual. Um doente com uma pneumonia que do ponto de vista clínico tem alta considera-se tratado, que não é aquilo que nós estamos a viver ao dia de hoje, porque sabemos que este vírus permanece na orofaringe dos pacientes muito tempo, mesmo após já estarem completamente assintomáticos”, explicou o mesmo responsável da DGS.

Prioridade na realização de testes

Especialistas ouvidos pelo jornal Público acreditam que, neste momento, Portugal tem mais do que quatro dezenas de doentes curados, explicando estes que a estagnação dos números pode estar relacionada com a prioridade dada à realização dos testes: isto é, neste momento, pode ser mais importante detetar novos casos do que confirmar altas.

“Não sei qual é o problema real que justifica que o número se mantenha nos 43, mas acredito que serão múltiplas razões (…) Ninguém vai desperdiçar duas amostras neste momento para o critério de cura”, disse ao jornal o pneumologista Filipe Froes, coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos para a covid-19.

Filipe Froes recorda também a necessidade de se obterem dois testes negativos para que um paciente possa ser considerado como curado.

No entender do especialista, estes casos podem estar paralisados só por falta de atenção a este grupo. “A prioridade tem de estar no diagnóstico dos novos casos, na implementação das medidas de contenção dos novos casos e no tratamento dos casos graves”, considerou o mesmo responsável.

No passado domingo, a ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu que os registos podem “estar a ser enviesados por algum atraso temporal” no que respeita às altas.

ZAP // Lusa

 

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …