Portugal fora do Mundial, Ronaldo marca (em 3 mundiais)

Futebol 365

-

A seleção portuguesa de futebol venceu hoje o Gana por 2-1, em Brasília, na terceira jornada do Grupo G do Mundial2014, mas falhou o apuramento para os oitavos de final, conquistado por Alemanha e Estados Unidos.

John Boye, aos 31 minutos, na própria baliza, e Cristiano Ronaldo, aos 80, apontaram os tentos da formação das “quinas”, terceira do agrupamento, com os mesmos quatro pontos dos Estados Unidos, mas pior diferença de golos (4-7 contra 4-4).

No outro encontro do grupo, a Alemanha venceu os norte-americanos por 1-0, com um golo de Thomas Müller, aos 55 minutos.

A selecção alemã venceu o Grupo F, com sete pontos, enquanto o Gana ficou na última posição do grupo, com 1 ponto, de nada lhe valendo hoje o tento de Asamoah Gyan, aos 57.

Ronaldo marca, “finalmente”

Cristiano Ronaldo surgiu hoje, a 10 minutos do fim do Mundial2014, para oferecer à seleção portuguesa de futebol uma vitória insuficiente sobre o Gana, por 2-1, que atirou as duas equipas para fora da competição.

Ao marcar o seu único golo neste Mundial, Ronaldo tornou-se o primeiro jogador português a marcar em 3 mundiais. O CR7 marcou 1 dos 7 golos de Portugal contra a Coreia do Norte no Mundial 2010, e 1 dos 2 golos da selecção contra o Irão no Mundial 2006.

O melhor futebolista mundial de 2013, o “eixo monumental” em torno do qual deveria girar – mas não girou – todo o futebol da seleção nacional, aproveitou um ressalto para estabelecer o 2-1 aos 80 minutos, depois de um autogolo John Boye ter colocado Portugal em vantagem, aos 31, e de Asamoah Gyan ter restabelecido o empate, aos 57.

Para atingir os oitavos de final, a equipa lusa precisava de golear o Gana e de esperar que o embate entre Estados Unidos e Alemanha, no outro jogo do Grupo G, não terminasse empatado. Os pressupostos não eram animadores e o desfecho confirmou-o: se a Alemanha fez a “sua parte”, vencendo os norte-americanos por 1-0, a equipa das quinas não conseguiu melhor do que magro triunfo sobre os africanos.

Depois da goleada por 4-0 encaixada na estreia frente à Alemanha e do sofrido empate 2-2 com os Estados Unidos, a despedida do Mundial2014 foi, ainda assim, menos amarga, com a equipa lusa a reencontrar alguma precisão do seu futebol em Brasília, uma cidade desenhada a regra e esquadro por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, considerada um património mundial pela UNESCO.

Com cinco jogadores impedidos de jogar devido a lesão, o selecionador Paulo Bento apresentou o terceiro “onze” diferente no torneio, destacando-se o regresso de Pepe, que cumpriu um jogo de suspensão frente aos Estados Unidos, a passagem de Miguel Veloso para defesa esquerdo e as apostas em William Carvalho e Ruben Amorim no meio campo e em Éder no ataque.

No entanto, era em Cristiano Ronaldo que continuavam a estar postos todos os olhos e o avançado nunca esteve tão perto de marcar em todo o torneio como aos seis minutos – ainda que de forma inadvertida -, quando o seu cruzamento ganhou a direção da baliza, acabando por acertar em cheio na barra.

As notícias vindas da Arena Pernambuco eram positivas: o “incontornável” Thomas Müller, autor de três golos a Portugal, acabava de colocar a Alemanha em vantagem no arranque da segunda parte, mas, num ápice, os pressupostos inverteram-se e o sol de Brasília começou a sorrir para o Gana, até porque tinha um saldo menos negativo do que Portugal entre golos marcados e sofridos.

Os últimos 10 minutos poderiam ter sido memoráveis para o avançado, que esteve perto de marcar mais três golos e com isso colocar Portugal na segunda fase, mas, Dauda, primeiro, um desvio que saiu a escassos centímetros da barra, depois, e, de novo, a intervenção do guarda-redes do Gana impediram que o melhor jogador do Mundo fosse também elevado ao estatuto de herói nacional.

Num recinto tratado friamente pela FIFA por Estádio Nacional, mas que os brasileiros não deixam esquecer que recebeu o nome de Mané Garrincha, “a alegria do povo” e talvez o maior expoente do futebol local depois do “rei” Pelé, Portugal viveu uma despedida, apesar de tudo, menos sombria.

 

Quarta-feira, 25 de Junho de 2014
Nigéria – Argentina, 2-3
Bósnia – Irão, 3-1
Equador – França, 0-0
Honduras – Suíça, 0-3

Quinta-feira, 26 de Junho de 2014
Portugal – Gana, 2-1
Estados Unidos – Alemanha, 0-1
Argélia – Rússia, 21h, SPORT.TV1
Rep. Coreia – Bélgica, 21h, SPORT.TV2

ZAP / Futebol 365

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina. A hemoglobina é uma …

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …