Portugal fora do Mundial, Ronaldo marca (em 3 mundiais)

Futebol 365

-

A seleção portuguesa de futebol venceu hoje o Gana por 2-1, em Brasília, na terceira jornada do Grupo G do Mundial2014, mas falhou o apuramento para os oitavos de final, conquistado por Alemanha e Estados Unidos.

John Boye, aos 31 minutos, na própria baliza, e Cristiano Ronaldo, aos 80, apontaram os tentos da formação das “quinas”, terceira do agrupamento, com os mesmos quatro pontos dos Estados Unidos, mas pior diferença de golos (4-7 contra 4-4).

No outro encontro do grupo, a Alemanha venceu os norte-americanos por 1-0, com um golo de Thomas Müller, aos 55 minutos.

A selecção alemã venceu o Grupo F, com sete pontos, enquanto o Gana ficou na última posição do grupo, com 1 ponto, de nada lhe valendo hoje o tento de Asamoah Gyan, aos 57.

Ronaldo marca, “finalmente”

Cristiano Ronaldo surgiu hoje, a 10 minutos do fim do Mundial2014, para oferecer à seleção portuguesa de futebol uma vitória insuficiente sobre o Gana, por 2-1, que atirou as duas equipas para fora da competição.

Ao marcar o seu único golo neste Mundial, Ronaldo tornou-se o primeiro jogador português a marcar em 3 mundiais. O CR7 marcou 1 dos 7 golos de Portugal contra a Coreia do Norte no Mundial 2010, e 1 dos 2 golos da selecção contra o Irão no Mundial 2006.

O melhor futebolista mundial de 2013, o “eixo monumental” em torno do qual deveria girar – mas não girou – todo o futebol da seleção nacional, aproveitou um ressalto para estabelecer o 2-1 aos 80 minutos, depois de um autogolo John Boye ter colocado Portugal em vantagem, aos 31, e de Asamoah Gyan ter restabelecido o empate, aos 57.

Para atingir os oitavos de final, a equipa lusa precisava de golear o Gana e de esperar que o embate entre Estados Unidos e Alemanha, no outro jogo do Grupo G, não terminasse empatado. Os pressupostos não eram animadores e o desfecho confirmou-o: se a Alemanha fez a “sua parte”, vencendo os norte-americanos por 1-0, a equipa das quinas não conseguiu melhor do que magro triunfo sobre os africanos.

Depois da goleada por 4-0 encaixada na estreia frente à Alemanha e do sofrido empate 2-2 com os Estados Unidos, a despedida do Mundial2014 foi, ainda assim, menos amarga, com a equipa lusa a reencontrar alguma precisão do seu futebol em Brasília, uma cidade desenhada a regra e esquadro por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, considerada um património mundial pela UNESCO.

Com cinco jogadores impedidos de jogar devido a lesão, o selecionador Paulo Bento apresentou o terceiro “onze” diferente no torneio, destacando-se o regresso de Pepe, que cumpriu um jogo de suspensão frente aos Estados Unidos, a passagem de Miguel Veloso para defesa esquerdo e as apostas em William Carvalho e Ruben Amorim no meio campo e em Éder no ataque.

No entanto, era em Cristiano Ronaldo que continuavam a estar postos todos os olhos e o avançado nunca esteve tão perto de marcar em todo o torneio como aos seis minutos – ainda que de forma inadvertida -, quando o seu cruzamento ganhou a direção da baliza, acabando por acertar em cheio na barra.

As notícias vindas da Arena Pernambuco eram positivas: o “incontornável” Thomas Müller, autor de três golos a Portugal, acabava de colocar a Alemanha em vantagem no arranque da segunda parte, mas, num ápice, os pressupostos inverteram-se e o sol de Brasília começou a sorrir para o Gana, até porque tinha um saldo menos negativo do que Portugal entre golos marcados e sofridos.

Os últimos 10 minutos poderiam ter sido memoráveis para o avançado, que esteve perto de marcar mais três golos e com isso colocar Portugal na segunda fase, mas, Dauda, primeiro, um desvio que saiu a escassos centímetros da barra, depois, e, de novo, a intervenção do guarda-redes do Gana impediram que o melhor jogador do Mundo fosse também elevado ao estatuto de herói nacional.

Num recinto tratado friamente pela FIFA por Estádio Nacional, mas que os brasileiros não deixam esquecer que recebeu o nome de Mané Garrincha, “a alegria do povo” e talvez o maior expoente do futebol local depois do “rei” Pelé, Portugal viveu uma despedida, apesar de tudo, menos sombria.

 

Quarta-feira, 25 de Junho de 2014
Nigéria – Argentina, 2-3
Bósnia – Irão, 3-1
Equador – França, 0-0
Honduras – Suíça, 0-3

Quinta-feira, 26 de Junho de 2014
Portugal – Gana, 2-1
Estados Unidos – Alemanha, 0-1
Argélia – Rússia, 21h, SPORT.TV1
Rep. Coreia – Bélgica, 21h, SPORT.TV2

ZAP / Futebol 365

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …