Os polícias geralmente mentem? Juízes demarcam-se de Neto de Moura

O juiz Neto de Moura está no meio de mais uma polémica, desta vez no âmbito de um processo que moveu contra militares da GNR, no caso em que circulava com um carro sem matrícula. As alegações do magistrado, que ficou conhecido por desculpar a violência doméstica num processo de adultério, obrigaram a Associação Sindical de Juízes Portugueses a demarcar-se da sua posição.

A Associação Sindical de Juízes Portugueses (ASJP) veio a público colocar-se à margem de Neto de Moura depois de este ter defendido, num processo que moveu contra militares da GNR, que os polícias “geralmente mentem e não têm qualquer pejo em fazê-lo em documentos públicos e em tribunal”, cita o jornal Público.

As palavras de Neto de Moura surgem no âmbito do processo que moveu contra militares da GNR que o acusaram de ter tido uma “atitude provocatória, intimidatória e ofensiva”, depois de ter sido interceptado a circular com um carro sem matrícula, no concelho de Loures.

O caso ocorreu em Julho de 2012, e a GNR apresentou queixa do juiz ao Conselho Superior da Magistratura (CSM), acusando-o de “ignorar a ordem de paragem dos militares“.

O processo de inquérito disciplinar aberto pelo CSM foi arquivado e Neto de Moura apresentou queixa-crime contra os militares. Em primeira instância, estes foram absolvidos, mas o magistrado levou o caso ao Tribunal da Relação de Lisboa, num processo em que argumentava, segundo a transcrição do Público, que “em situações em que é posta em causa a legalidade da sua actuação, os agentes policiais, geralmente, mentem e não têm qualquer pejo em fazê-lo em documentos públicos e em tribunal”.

Os juizes da Relação, onde Neto de Moura já trabalhou, acabaram por condenar os militares da GNR a uma multa de 2340 euros por denúncia caluniosa e falsidade de testemunho, e ainda ao pagamento de uma indemnização de 8 mil euros.

Todavia, a ASJP vem agora assegurar, numa nota no seu site oficial, que “nem a Associação Sindical de Juízes nem os juízes portugueses subscrevem a afirmação” de Neto de Moura sobre os polícias.

“Pelo contrário, os elementos dos órgãos de polícia criminal, tanto quando comparecem em tribunal para prestar depoimento como quando participam em investigações criminais desempenham uma função essencial à justiça, com assinalável mérito e qualidade e muitas vezes em condições adversas e difíceis”, constata a Associação.

E para que não fiquem dúvidas, a entidade publica o acórdão que deu razão a Neto de Moura contra os militares e que foi assinado pelos juízes Carlos Espírito Santo e Cid Geraldo.

Além disso, a ASJP acrescenta, “para o esclarecimento público”, que num outro processo que Neto de Moura moveu contra um agente da PSP, por “crimes de falsificação de documento agravada e abuso de poder”, o polícia foi ilibado na primeira instância e na Relação, num acórdão assinado também por Carlos Espírito Santo.

Uma salvaguarda que o ASJP faz depois das notícias que lembravam o facto de Neto de Moura e Carlos Espírito Santo terem trabalhado juntos na Relação de Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Pelo que é verificado quem MENTE é o Juiz. Então ele faz uma INFRACÇÃO gravíssima fica impune e ainda por cima move processo contra quem o multou?? Este país é mesmo um país de BANANAS, quem manda são os politicos e os juízes que fazem o que querem e lhes apetece. Espero que seja até um dia… e que esse dia sema muito em breve. Esta classe está habituada a ficar IMPUNE. PORQUÊ???

  2. Este juiz já deu mais do que mostras de que o seu nível como pessoa e como cidadão é do mais baixo que existe. Como é que esta pessoa ainda exerce magistratura é que é um mistério que ninguém entende. Só se for por “distracção” das entidades que deveriam verificar as boas práticas. Mas a pressão corporativa e a falta de coragem… têm destas coisas.

  3. Qual das duas partes Juízes e Policias criminais não sente na pele o poder do lugar que ocupam?
    é um duelo e tanto Dois Bisontes a marrar um contra o outro, Já viram a onda de choque que vai provocar a marrada?

  4. Mas esse senhor só porque é juiz é dono disto tudo? Afinal que moral norteia a justiça para que os seus estimados colegas se verguem a este senhor?

  5. Faz lembrar o caso do pai da juíza que assassinou o ex-genro, em frente da neta, que acabou por ser condenado (que provavelmente não seria fácil condenar, se não tivesse sido gravado por um telemóvel o crime…), obteve visitas da filha (juíza), nas condições que ela quis e que não estavam acessíveis aos outros reclusos, e que acabou por abandonar o país, só para que os ex-sogros não pudessem visitar o seu neto, fruto da relação, de 20 passou a 16 anos, só pagou 50 000€ pela vida que tirou, e provavelmente sairá antes quando cumprir 1/4 da pena…

    https://www.jn.pt/seguranca/interior/20-anos-de-prisao-para-pai-de-juiza-que-matou-ex-genro-a-tiro-2934348.html
    https://www.publico.pt/2013/10/31/sociedade/noticia/supremo-reduz-pena-de-homem-que-matou-exgenro-em-oliveira-do-bairro-1610957
    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/oliveria-do-bairro/juiza-condenada-por-ma-fe-no-caso-dos-ex-sogros-que-queriam-ver-neta
    http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/mantida_condenacao_de_16__anos_a_homem_que_matou_ex_genro

  6. Este juiz nao demonstra juizo nenhum pela sociedade que o sustenta.
    Receita:
    – Retirar-lhe a competencia de juiz
    – Julga-lo pelas usa atitudes e expressoes.
    – Pena cumprida, declara-lo “persona non grata” e expulsa-lo de Portugal.
    Bandalhos destes nao fazem ca falta nenhuma.

RESPONDER

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …