Polícia alemã encontra 1500 quadros confiscados pelos nazis

Raparigas Órfãs de Amsterdão, óleo de Max Liebermann, 1881 (The Rau Collection / wikimedia)

Raparigas Órfãs de Amsterdão, óleo de Max Liebermann, 1881 (The Rau Collection / wikimedia)

A revista alemã Focus noticiou este domingo terem sido encontrados, num apartamento em Munique, cerca de 1500 quadros de grandes mestres como Picasso, Matisse e Chagall, confiscados pelos nazis a coleccionadores judeus ou vendidos por judeus perseguidos.

O ministério público de Augsburgo, responsável por este caso, de acordo com a agência noticiosa alemã DPA, não quis comentar a informação divulgada pela Focus.

A publicação acrescentou que os quadros, de grandes mestres do século XX, incluindo os alemães Emil Nolde, Franz Marc, Max Beckman e Max Liebermann, foram avaliados em cerca de 1000 milhões de euros.

As telas foram encontradas no apartamento de um octogenário, Cornelius Gurlitt, cujo pai, Hildebrand Gurlitt, comprou estes quadros nas décadas de 1930 e 1940.  Cornelius foi apanhado numa inspecção aleatória do fisco alemão, em setembro de 2010, durante uma viagem de comboio entre a Alemanha e a Suíça.

As obras foram confiscadas pelos nazis a colecionadores judeus e revendidas em seguida, ou vendidas a baixo preço por judeus em fuga. Algumas terão sido confiscadas por agentes do III Reich por serem consideradas como “arte degenerada”, por oposição à arte oficial, como definida por Adolf Hitler, e também revendidos pelos nazis.

Entre as obras encontradas, conta-se um quadro de Henri Matisse que tinha pertencido ao colecionador judeu Paul Rosenberg, forçado a abandonar a coleção quando fugiu de Paris, escreveu a Focus.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …

Em França, Portugal é destacado como bom exemplo (mas também pela sorte da sua geografia)

Portugal tem "11 vezes menos mortes" do que Espanha, em proporção das respectivas populações, e parece estar a lidar melhor com a pandemia de Covid-19 do que o país vizinho. Esta é a conclusão de …