Polícia alemã encontra 1500 quadros confiscados pelos nazis

Raparigas Órfãs de Amsterdão, óleo de Max Liebermann, 1881 (The Rau Collection / wikimedia)

Raparigas Órfãs de Amsterdão, óleo de Max Liebermann, 1881 (The Rau Collection / wikimedia)

A revista alemã Focus noticiou este domingo terem sido encontrados, num apartamento em Munique, cerca de 1500 quadros de grandes mestres como Picasso, Matisse e Chagall, confiscados pelos nazis a coleccionadores judeus ou vendidos por judeus perseguidos.

O ministério público de Augsburgo, responsável por este caso, de acordo com a agência noticiosa alemã DPA, não quis comentar a informação divulgada pela Focus.

A publicação acrescentou que os quadros, de grandes mestres do século XX, incluindo os alemães Emil Nolde, Franz Marc, Max Beckman e Max Liebermann, foram avaliados em cerca de 1000 milhões de euros.

As telas foram encontradas no apartamento de um octogenário, Cornelius Gurlitt, cujo pai, Hildebrand Gurlitt, comprou estes quadros nas décadas de 1930 e 1940.  Cornelius foi apanhado numa inspecção aleatória do fisco alemão, em setembro de 2010, durante uma viagem de comboio entre a Alemanha e a Suíça.

As obras foram confiscadas pelos nazis a colecionadores judeus e revendidas em seguida, ou vendidas a baixo preço por judeus em fuga. Algumas terão sido confiscadas por agentes do III Reich por serem consideradas como “arte degenerada”, por oposição à arte oficial, como definida por Adolf Hitler, e também revendidos pelos nazis.

Entre as obras encontradas, conta-se um quadro de Henri Matisse que tinha pertencido ao colecionador judeu Paul Rosenberg, forçado a abandonar a coleção quando fugiu de Paris, escreveu a Focus.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

15 testes de covid-19 por mês: Rui Costa antevê a nova época

Ciclista português quer terminar o ano no topo da tabela UCI. Os Jogos Olímpicos estão na lista de prioridades mas a Volta a França também pode aparecer no calendário. Rui Costa entra na nova temporada com …

A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Na quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de …

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …

Galp compromete-se a falar com cada um dos 401 trabalhadores da refinaria de Matosinhos

A petrolífera anunciou que irá realizar, entre fevereiro e março, conversas individuais com cada um dos 401 trabalhadores afetados pela decisão de fechar a refinaria de Matosinhos. No final de dezembro do ano passado, a …

RTP anuncia intérpretes do Festival da Canção 2021. Final acontece em estúdio sem público

A RTP anunciou, esta quarta-feira, os intérpretes e as 20 canções a concurso na edição deste ano do Festival da Canção. Na conferência de imprensa, decorrida online, ficou também a saber-se que a final do …

França disposta a reconhecer erros do passado colonial na Argélia

O Presidente francês Emmanuel Macron vai adotar "atos simbólicos" destinados a reconhecer os erros da era colonial francesa na Argélia, mas não está a considerar um pedido de "desculpas" oficial pretendido por Argel, indicou esta …