Museu suíço aceita legado de “tesouro nazi” deixado por Cornelius Gurlitt

gurlitt.info

Cornelius Gurlitt

Cornelius Gurlitt

O Museu de Belas Artes de Berna, na Suíça, afirmou que aceitará albergar um espólio de cerca de mil obras de arte acumuladas durante a era nazi, comprometendo-se a devolvê-los aos donos legítimos.

A decisão foi anunciada numa conferência de imprensa em Berlim e abrange pinturas e desenhos de Picasso, Monet, Chagall e outros mestres que foram descobertos por acaso, em 2012, no apartamento de Cornelius Gurlitt em Munique.

Gurlitt, que morreu em maio deste ano aos 81 anos, era filho de um comerciante de arte encarregado pelo líder nazi, Adolf Hitler, de ajudar à pilhagem de grandes obras de museus e colecionadores judeus, muitos dos quais morreram nas câmaras de gás. O alemão deixou o tesouro ao museu austríaco, em testamento.

Christoph Schaeublin, presidente do Conselho de Curadores no Museu de Belas Artes de Berna, comprometeu-se a trabalhar com as autoridades alemãs para garantir que “todas as obras saqueadas na coleção são devolvidas” aos seus legítimos proprietários.

No decurso de uma investigação fiscal, 1.280 obras foram encontradas na casa de Gurlitt em Munique. Além disso, outras 300 obras foram descobertas noutra casa da sua propriedade em Salzburgo.

Embora nunca tenha sido acusado de um crime, as autoridades alemãs confiscaram todas as peças de Munique e armazenaram-nas num local secreto.

Gurlitt atingiu um acordo com o governo alemão pouco antes da sua morte para ajudar a rastrear os legítimos proprietários das pinturas, mas legou as obras ao museu de Berna.

Após seis meses de negociações, a ministra da Cultura alemã, Monika Gruetters, acordou com o museu suíço que se comprometeria a devolver as obras saqueadas aos descendentes judeus “o mais rapidamente possível “.

“Estamos no início, não no fim, de um longo caminho”, admitiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …