Museu suíço aceita legado de “tesouro nazi” deixado por Cornelius Gurlitt

gurlitt.info

Cornelius Gurlitt

Cornelius Gurlitt

O Museu de Belas Artes de Berna, na Suíça, afirmou que aceitará albergar um espólio de cerca de mil obras de arte acumuladas durante a era nazi, comprometendo-se a devolvê-los aos donos legítimos.

A decisão foi anunciada numa conferência de imprensa em Berlim e abrange pinturas e desenhos de Picasso, Monet, Chagall e outros mestres que foram descobertos por acaso, em 2012, no apartamento de Cornelius Gurlitt em Munique.

Gurlitt, que morreu em maio deste ano aos 81 anos, era filho de um comerciante de arte encarregado pelo líder nazi, Adolf Hitler, de ajudar à pilhagem de grandes obras de museus e colecionadores judeus, muitos dos quais morreram nas câmaras de gás. O alemão deixou o tesouro ao museu austríaco, em testamento.

Christoph Schaeublin, presidente do Conselho de Curadores no Museu de Belas Artes de Berna, comprometeu-se a trabalhar com as autoridades alemãs para garantir que “todas as obras saqueadas na coleção são devolvidas” aos seus legítimos proprietários.

No decurso de uma investigação fiscal, 1.280 obras foram encontradas na casa de Gurlitt em Munique. Além disso, outras 300 obras foram descobertas noutra casa da sua propriedade em Salzburgo.

Embora nunca tenha sido acusado de um crime, as autoridades alemãs confiscaram todas as peças de Munique e armazenaram-nas num local secreto.

Gurlitt atingiu um acordo com o governo alemão pouco antes da sua morte para ajudar a rastrear os legítimos proprietários das pinturas, mas legou as obras ao museu de Berna.

Após seis meses de negociações, a ministra da Cultura alemã, Monika Gruetters, acordou com o museu suíço que se comprometeria a devolver as obras saqueadas aos descendentes judeus “o mais rapidamente possível “.

“Estamos no início, não no fim, de um longo caminho”, admitiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …