Museu suíço aceita legado de “tesouro nazi” deixado por Cornelius Gurlitt

gurlitt.info

Cornelius Gurlitt

Cornelius Gurlitt

O Museu de Belas Artes de Berna, na Suíça, afirmou que aceitará albergar um espólio de cerca de mil obras de arte acumuladas durante a era nazi, comprometendo-se a devolvê-los aos donos legítimos.

A decisão foi anunciada numa conferência de imprensa em Berlim e abrange pinturas e desenhos de Picasso, Monet, Chagall e outros mestres que foram descobertos por acaso, em 2012, no apartamento de Cornelius Gurlitt em Munique.

Gurlitt, que morreu em maio deste ano aos 81 anos, era filho de um comerciante de arte encarregado pelo líder nazi, Adolf Hitler, de ajudar à pilhagem de grandes obras de museus e colecionadores judeus, muitos dos quais morreram nas câmaras de gás. O alemão deixou o tesouro ao museu austríaco, em testamento.

Christoph Schaeublin, presidente do Conselho de Curadores no Museu de Belas Artes de Berna, comprometeu-se a trabalhar com as autoridades alemãs para garantir que “todas as obras saqueadas na coleção são devolvidas” aos seus legítimos proprietários.

No decurso de uma investigação fiscal, 1.280 obras foram encontradas na casa de Gurlitt em Munique. Além disso, outras 300 obras foram descobertas noutra casa da sua propriedade em Salzburgo.

Embora nunca tenha sido acusado de um crime, as autoridades alemãs confiscaram todas as peças de Munique e armazenaram-nas num local secreto.

Gurlitt atingiu um acordo com o governo alemão pouco antes da sua morte para ajudar a rastrear os legítimos proprietários das pinturas, mas legou as obras ao museu de Berna.

Após seis meses de negociações, a ministra da Cultura alemã, Monika Gruetters, acordou com o museu suíço que se comprometeria a devolver as obras saqueadas aos descendentes judeus “o mais rapidamente possível “.

“Estamos no início, não no fim, de um longo caminho”, admitiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …