“Mais poderoso do que qualquer ataque terrorista”. Coronavírus já fez 1.113 mortos

Luca Zennaro / EPA

O número de mortos na China continental devido ao novo coronavírus aumentou para 1.113, informou esta terça-feira à noite a Comissão Nacional de Saúde chinesa. De acordo com as autoridades de saúde de Pequim o número total de mortos nas últimas 24 horas é de 97.

O número total de casos confirmados é de 44.653, dos quais 2.015 foram confirmados nas últimas 24 horas em território continental chinês. As autoridades chinesas acrescentaram ainda que 451.462 pacientes foram acompanhados por terem tido contacto próximo com os infetados, dos quais 185.037 ainda estão sob observação.

O balanço ultrapassa o da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, na sigla em inglês), que entre 2002 e 2003 causou a morte a 774 pessoas em todo o mundo, a maioria das quais na China, mas a taxa de mortalidade permanece inferior.

O novo vírus, que provocou um morto em Hong Kong e outro nas Filipinas, afeta também o território de Macau – com nove casos – e mais de duas dezenas de países, onde os casos de contágio superam os 350.

A situação motivou a marcação de uma reunião de urgência de ministros da Saúde dos países da União Europeia para quinta-feira, em Bruxelas, enquanto a Organização Mundial de Saúde enviou uma equipa de especialistas para a China para acompanhar a evolução.

 

O diretor-geral da agência de saúde das Nações Unidas adverte que a primeira vacina para o vírus, entretanto batizado como COVID-19, só estará pronta daqui a um ano e meio. Um especialista da OMS em emergências de saúde advertiu que o vírus tem potencial para se espalhar mais rapidamente do que o ébola ou a SARS.

O coronavírus é “o pior inimigo que se pode imaginar” e representa uma ameaça global maior do que o terrorismo, alertou ainda a OMS.

Esta terça-feira registou-se ainda o número mais baixo de novos casos confirmados desde o início de fevereiro, além de ter sido a primeira vez que Hubei reportou menos de dois mil novos casos diários desde 2 de fevereiro, de acordo com o jornal chinês South China Morning Post.

Em Portugal, todos os seis casos suspeitos revelaram-se negativos.

Número de infetados em cruzeiro sobe para 174

O número de infetados com o novo coronavírus a bordo do cruzeiro Diamond Princess subiu para 174, segundo informações avançadas pelo Governo japonês, que mantém os passageiros e tripulantes em quarentena no barco atracado ao largo do país.

Há mais de uma semana que cerca de 3.600 pessoas estão em quarentena a bordo do navio por decisão do Governo japonês que pretende assim evitar novas infeções no país.

Os últimos números davam conta de 135 pessoas infetadas a bordo. Mas, entretanto, foram identificados 39 novos casos de contaminação, segundo dados avançados pelo ministro japonês da Saúde e citados pela agência de notícias France-Presse. Segundo o governante, um dos responsáveis pelas operações de quarentena também ficou infetado pelo vírus.

Na terça-feira, o Governo do Japão anunciou que ia permitir que os passageiros mais velhos e pessoas que sofrem de doenças crónicas pudessem deixar o cruzeiro em quarentena no porto de Yokohoma, Japão. Cerca de 80% dos 2.666 passageiros têm mais de 60 anos de idade e mais de 200 passageiros têm 80 anos ou mais.

Presidiários em quarentena no Reino Unido

Dois homens estão em quarentena no estabelecimento prisional de Bullingdon, em Bicester, a cerca de 100 quilómetros a norte de Londres depois de um deles ter desmaiado na cela por dificuldades em respirar.

Há suspeitas de que estejam infetados com o coronavírus. Ambos os homens fizeram análises mas, até ao momento, ainda não se sabe quais os resultados. Neste momento, estão isolados dentro de celas numa área da prisão cujo acesso está restringido por motivos de segurança.

Um deles foi recentemente transferido de uma prisão tailandesa, onde há 32 pessoas infetadas com o vírus, de acordo com a emissora britânica Sky News.

De acordo com a informação disponibilizada pelo site da Justiça britânica, o estabelecimento prisional de Bullingdon tem capacidade para 1.114 presidiários e recebe quem está ainda detido preventivamente, quem já está a cumprir pena e jovens entre os 18 e 21 anos que também foram condenados.

Apesar das suspeitas, a prisão continua em funcionamento.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “Mais poderoso do que qualquer ataque terrorista”, O Coronavírus já fez 1.113 mortos.

    Se não considerarmos o 11 de setembro de 2001 com +/- 3.000 mortes diretas (fora as indiretas que ainda causam hoje mortes) e o massacre em Tikrit (Iraque) em 2014 com +/- 1.600 a 1.700 mortes, até era um cabeçalho certo.

    Descontando o fato que estas mortes infelizmente ocorreram todas num dia (não foi em meses), se falar em meses/anos, já podemos entrar por outros “ataques” tipo Gulags e Auschwitz.

  2. “Durante a época de gripe 2018/2019 o número de óbitos atribuíveis à gripe e às temperaturas baixas extremas foi estimado, respetivamente, em 3.331 e 397 óbitos”, refere o relatório (do Programa Nacional de Vigilância da Gripe) do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge. Em 2017/2018 foram 3700. Conclusão, a gripe sazonal é mais terrorista que o covid-19!

  3. Há afirmações e comparações, que deveriam ser bem pensadas antes de as publicar. Seria valida se nos próximos tempos, em termos de pandemia, o numero de óbitos fosse muito superior ao que já sabemos !

  4. Morrem mais de 7000 (Sete mil) pessoas a fome DIARIAMENTE!!!!
    Estas não contam, nem interessam para nada!!!!
    Sociedade hipócrita!

RESPONDER

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …

Turmas repartidas e aulas ao sábado. O que muda no novo normal do Ensino Superior

Para o regresso às aulas do Ensino Superior no próximo ano letivo, as universidades estão a preparar medidas que permitam cumprir as regras sanitárias e zelar pela aprendizagem dos seus alunos. Se tudo correr como planeado, …

Presidente do Barcelona afasta interessados em Messi e desfaz mito

Rumores sugeriam que Lionel Messi estava decidido a sair do Barcelona. Não tardou a aparecerem interessados no argentino, mas o presidente do Barça já veio deixar um recado. Na semana passada, o mundo do futebol foi …

Doze jovens infetados após festa na Guarda. Politécnico suspende exames presenciais

Doze jovens, oito dos quais alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), testaram este fim de semana positivo para o novo coronavírus (covid-19). De acordo com a SIC Notícias, as infeções deram-se na sequência de uma …

Vieira pode demitir-se para provocar eleições antecipadas. Candidatura em Outubro "dificilmente chegará às urnas"

As eleições para a presidência do Benfica estão na ordem do dia numa altura em que o título nacional parece mais distante e quando se avança que Luís Filipe Vieira deve vir a ser acusado …