De Lisboa aos EUA numa hora e meia. Eis os planos para o avião mais rápido do mundo

A Hermeus anunciou que está a planear construir a aeronave mais rápida do mundo, que seria usada para viagens comerciais supersónicas. É esperado que o avião atinja uma velocidade cinco vezes superior à velocidade do som.

Esta segunda-feira, a Hermeus revelou que tem planos para construir aquele que será o avião mais rápido do mundo. A velocidade de Mach 5 — cinco vezes superior à velocidade do som — permite viajar de Lisboa a Washington em apenas uma hora e meia. Uma viagem normal demora mais de 7 horas.

A ideia tem tudo para avançar e conta já com um financiamento inicial da Khosla Ventures. Esta injeção de capital permite à Hermeus desenvolver as tecnologias iniciais necessária para tornar o projeto numa realidade.

A Hermeus conta com uma grande competição, já que outras empresas têm já planos para aeronaves supersónicas, como é o caso da X-59, encomendado pela NASA, e o SR-72, criado pela Lockheed Martin. No entanto, nenhum deles atinge a velocidade prevista para o avião da Hermeus.

Ainda assim, as previsões feitas dependem da tecnologia e materiais existentes, explicou Skyler Shuford, diretor de operações da empresa, em declarações ao ArsTechnica. “Queremos fazer engenharia, não ciência”, disse Shuford.

Para a construção da aeronave será necessário titânio e um sistema de propulsão especializado. Dentro dos próximos cinco anos, a empresa espera conseguir um protótipo a viajar à velocidade Mach 5. Só dentro de oito a dez anos é que esperam poder iniciar a produção de aeronaves para serviços comerciais.

(dr) Hermeus

O conceito da Hermeus para a aeronave mais rápida do mundo.

Os fundadores da empresa têm já uma grande experiência na matéria, tendo anteriormente trabalhado na SpaceX e na Blue Origin, e tendo estado envolvidos na criação do avião-foguete hipersónico da Generation Orbit.

Depois do falhanço de alguns serviços de transporte aéreo supersónico, Shuford explica que houve dois fatores que fizeram renascer o interesse. Um deles é o maior investimento no setor aeroespacial, que pode proporcionar retorno financeiro a longo prazo. O outro é a melhorada tecnologia atual e a maior disponibilidade dos materiais usados, como por exemplo o titânio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …

Encontrada numa ilha remota do Japão garrafa com mensagem escrita em espanhol

Uma garrafa de vidro, que continha uma mensagem escrita em espanhol, foi encontrada recentemente numa praia na ilha de Minami Torishima, no Japão. A garrafa esteve à deriva no Oceano Pacífico mais de dez anos. A …

Emissões que estão a destruir camada de ozono vêm de duas províncias da China

A produção do clorofluorocarboneto (CFC) 11 foi proibida em todo o mundo em 2010. Mas, em 2018, verificou-se que a taxa de declínio do CFC tinha abrandado cerca de 50% desde 2012, o que significava …

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …

Se as europeias se disputassem nas redes sociais, ganharia o PAN

Se as eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, fossem disputadas nas redes sociais, o Partido das Pessoas, Animais e Natureza, cuja lista é encabeçada por Francisco Guerreiro, teria fortes probabilidades de vencer. A …

Japão. Aplicação que protege as vítimas de assédio nos metros descarregada em número recorde

As mulheres no Japão estão a descarregar a aplicação Digi Police em número recorde. Trata-se de uma aplicação gratuita para 'smartphones', criada pela Polícia Metropolitana de Tóquio com o intuito de proteger as vítimas de …