O avião mais rápido do mundo chega a qualquer sítio em menos de 1 hora

A Lockheed Martin, fabricante de produtos aeroespaciais e principal produtora de equipamentos militares do mundo, prepara-se para apresentar o seu novo avião de combate e espionagem SR-72, que será o mais rápido do mundo.

O planos para a criação do sucessor do avião espião Blackbird SR-71 foram anunciados em 2013, mas desde então todos os detalhes do seu desenvolvimento foram mantidos no segredo dos deuses.

O Blackbird SR-71, que quando foi lançado era o avião mais rápido do mundo, atingia velocidades Mach-3, três vezes superiores à do som, mas o novo SR-72 tem características ainda mais impressionantes.

O projeto do SR-72 está sob a responsabilidade do Skunk Works, um programa de desenvolvimento avançado da Lockheed, que considera que o SR-72, uma nave hipersónica não-tripulada, “irá mudar o jogo“.

De acordo com o projeto, SR-72 deve conseguir atingir a velocidade de Mach-6, ou seja, 7.350 km/h. Desta vez, o objetivo não é apenas construir uma nave espiã, como era o caso da SR-71, mas que dê o passo em frente: seja também capaz de atingir alvos.

Especialistas em aeronáutica acreditam que a nova aeronave será capaz de chegar a qualquer lugar do mundo em apenas uma hora.

Rumores de que naves foram vistas em testes têm inundado a internet, e recentemente uma nave não-tripulada teria sido vista nas instalações da Skunk Works. Por enquanto, a única informação confirmada pela empresa é que há planos para testar uma nave no início da década de 2020.

Quando foi lançado, o Blackbird SR-71 era o avião mais rápido do mundo, e atingia velocidades Mach-3

O SR-71 Blackbird começou a ser usado pela Força Aérea dos Estados Unidos em dezembro de 1964 e foi descomissionado 36 anos mais tarde, em 1990.

Entre 1991 e 1999, a Força Aérea emprestou três dos seus Sr-71 à NASA, que os usou em  missões de pesquisa científica. Em 1999, todos os SR-71 restantes foram levados para museus dos EUA e Reino Unido. Foram produzidos 31 SR-71, e nenhum foi abatido, mas 12 foram perdidos em acidentes.

O SR-71 foi apelidado de Blackbird (pássaro negro) por causa da pintura negra, que ajuda na irradiação do calor e diminui o stresse térmico da fuselagem. Devido à altíssima velocidade e atrito com o ar, a temperatura média da superfície externa chega a 330ºC.

Brevemente, aquele ponto que vai ali a rasgar o céu não será nem um pássaro nem o Super-Homem – será o novo avião espião SR-72.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim revelaram alguma coisa de jeito… Falta revelar as naves espaciais que possuem… Só ao fim de 50 anos de uso em segredo é que acham que a população geral deve saber, pois convém ficarmos ignorantes de muita coisa que fazem.

  2. Mas compreendes que ao menos estes revelam?
    Tipo, custe o que custar, doa a quem doer, há uma lei que diz que ao fim de 50 anos eles são obrigados a desclassificar, e pronto, desclassificam.
    Tipo, mesmo que desclassifiquem um documento que diga que “apoiaram a morte de 500 mil indonésios”.
    Prefiro estes.

  3. ‘Especialistas em aeronáutica acreditam que a nova aeronave será capaz de chegar a qualquer lugar do mundo em apenas uma hora.’

    Esta afirmação deixa muito a desejar.
    Recomendo analisarem a velocidade anunciada, o tempo de vôo versus o diâmetro do globo terrestre. Nem com um túnel essa afirmação seria válida.

    • Tem toda a razão, o perimetro da Terra é de aprox. 40000 km, o que significa que um ponto que esteja ao máximo afastado do aviao estará a cerca de 20000 km de distancia, o que levaria 3 h a chegar lá usando a sua velocidade máxima.

      • Acho que depende do ponto de partida! Temos o Oceano Pacífico que é gigantesco, então se o ponto de partida for na parte oposta, já se ganha diminui a distância possível e de novo, dependendo do ponto de partida, pode-se ir pelo Pólo ao invés de atravessar toda a circunferência. Note que não estou a falar que é. O interessante seria divulgar o como chegaram à essa conclusão ou o ponto de partida.

RESPONDER

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …