O avião mais rápido do mundo chega a qualquer sítio em menos de 1 hora

A Lockheed Martin, fabricante de produtos aeroespaciais e principal produtora de equipamentos militares do mundo, prepara-se para apresentar o seu novo avião de combate e espionagem SR-72, que será o mais rápido do mundo.

O planos para a criação do sucessor do avião espião Blackbird SR-71 foram anunciados em 2013, mas desde então todos os detalhes do seu desenvolvimento foram mantidos no segredo dos deuses.

O Blackbird SR-71, que quando foi lançado era o avião mais rápido do mundo, atingia velocidades Mach-3, três vezes superiores à do som, mas o novo SR-72 tem características ainda mais impressionantes.

O projeto do SR-72 está sob a responsabilidade do Skunk Works, um programa de desenvolvimento avançado da Lockheed, que considera que o SR-72, uma nave hipersónica não-tripulada, “irá mudar o jogo“.

De acordo com o projeto, SR-72 deve conseguir atingir a velocidade de Mach-6, ou seja, 7.350 km/h. Desta vez, o objetivo não é apenas construir uma nave espiã, como era o caso da SR-71, mas que dê o passo em frente: seja também capaz de atingir alvos.

Especialistas em aeronáutica acreditam que a nova aeronave será capaz de chegar a qualquer lugar do mundo em apenas uma hora.

Rumores de que naves foram vistas em testes têm inundado a internet, e recentemente uma nave não-tripulada teria sido vista nas instalações da Skunk Works. Por enquanto, a única informação confirmada pela empresa é que há planos para testar uma nave no início da década de 2020.

Quando foi lançado, o Blackbird SR-71 era o avião mais rápido do mundo, e atingia velocidades Mach-3

O SR-71 Blackbird começou a ser usado pela Força Aérea dos Estados Unidos em dezembro de 1964 e foi descomissionado 36 anos mais tarde, em 1990.

Entre 1991 e 1999, a Força Aérea emprestou três dos seus Sr-71 à NASA, que os usou em  missões de pesquisa científica. Em 1999, todos os SR-71 restantes foram levados para museus dos EUA e Reino Unido. Foram produzidos 31 SR-71, e nenhum foi abatido, mas 12 foram perdidos em acidentes.

O SR-71 foi apelidado de Blackbird (pássaro negro) por causa da pintura negra, que ajuda na irradiação do calor e diminui o stresse térmico da fuselagem. Devido à altíssima velocidade e atrito com o ar, a temperatura média da superfície externa chega a 330ºC.

Brevemente, aquele ponto que vai ali a rasgar o céu não será nem um pássaro nem o Super-Homem – será o novo avião espião SR-72.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim revelaram alguma coisa de jeito… Falta revelar as naves espaciais que possuem… Só ao fim de 50 anos de uso em segredo é que acham que a população geral deve saber, pois convém ficarmos ignorantes de muita coisa que fazem.

  2. Mas compreendes que ao menos estes revelam?
    Tipo, custe o que custar, doa a quem doer, há uma lei que diz que ao fim de 50 anos eles são obrigados a desclassificar, e pronto, desclassificam.
    Tipo, mesmo que desclassifiquem um documento que diga que “apoiaram a morte de 500 mil indonésios”.
    Prefiro estes.

  3. ‘Especialistas em aeronáutica acreditam que a nova aeronave será capaz de chegar a qualquer lugar do mundo em apenas uma hora.’

    Esta afirmação deixa muito a desejar.
    Recomendo analisarem a velocidade anunciada, o tempo de vôo versus o diâmetro do globo terrestre. Nem com um túnel essa afirmação seria válida.

    • Tem toda a razão, o perimetro da Terra é de aprox. 40000 km, o que significa que um ponto que esteja ao máximo afastado do aviao estará a cerca de 20000 km de distancia, o que levaria 3 h a chegar lá usando a sua velocidade máxima.

      • Acho que depende do ponto de partida! Temos o Oceano Pacífico que é gigantesco, então se o ponto de partida for na parte oposta, já se ganha diminui a distância possível e de novo, dependendo do ponto de partida, pode-se ir pelo Pólo ao invés de atravessar toda a circunferência. Note que não estou a falar que é. O interessante seria divulgar o como chegaram à essa conclusão ou o ponto de partida.

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …