A Lockheed Martin, fabricante de produtos aeroespaciais e principal produtora de equipamentos militares do mundo, prepara-se para apresentar o seu novo avião de combate e espionagem SR-72, que será o mais rápido do mundo.
O planos para a criação do sucessor do avião espião Blackbird SR-71 foram anunciados em 2013, mas desde então todos os detalhes do seu desenvolvimento foram mantidos no segredo dos deuses.
O Blackbird SR-71, que quando foi lançado era o avião mais rápido do mundo, atingia velocidades Mach-3, três vezes superiores à do som, mas o novo SR-72 tem características ainda mais impressionantes.
O projeto do SR-72 está sob a responsabilidade do Skunk Works, um programa de desenvolvimento avançado da Lockheed, que considera que o SR-72, uma nave hipersónica não-tripulada, “irá mudar o jogo“.
De acordo com o projeto, SR-72 deve conseguir atingir a velocidade de Mach-6, ou seja, 7.350 km/h. Desta vez, o objetivo não é apenas construir uma nave espiã, como era o caso da SR-71, mas que dê o passo em frente: seja também capaz de atingir alvos.
Especialistas em aeronáutica acreditam que a nova aeronave será capaz de chegar a qualquer lugar do mundo em apenas uma hora.
Rumores de que naves foram vistas em testes têm inundado a internet, e recentemente uma nave não-tripulada teria sido vista nas instalações da Skunk Works. Por enquanto, a única informação confirmada pela empresa é que há planos para testar uma nave no início da década de 2020.
O SR-71 Blackbird começou a ser usado pela Força Aérea dos Estados Unidos em dezembro de 1964 e foi descomissionado 36 anos mais tarde, em 1990.
Entre 1991 e 1999, a Força Aérea emprestou três dos seus Sr-71 à NASA, que os usou em missões de pesquisa científica. Em 1999, todos os SR-71 restantes foram levados para museus dos EUA e Reino Unido. Foram produzidos 31 SR-71, e nenhum foi abatido, mas 12 foram perdidos em acidentes.
O SR-71 foi apelidado de Blackbird (pássaro negro) por causa da pintura negra, que ajuda na irradiação do calor e diminui o stresse térmico da fuselagem. Devido à altíssima velocidade e atrito com o ar, a temperatura média da superfície externa chega a 330ºC.
Brevemente, aquele ponto que vai ali a rasgar o céu não será nem um pássaro nem o Super-Homem – será o novo avião espião SR-72.
ZAP // HypeScience / Business Insider
Até que enfim revelaram alguma coisa de jeito… Falta revelar as naves espaciais que possuem… Só ao fim de 50 anos de uso em segredo é que acham que a população geral deve saber, pois convém ficarmos ignorantes de muita coisa que fazem.
Mas compreendes que ao menos estes revelam?
Tipo, custe o que custar, doa a quem doer, há uma lei que diz que ao fim de 50 anos eles são obrigados a desclassificar, e pronto, desclassificam.
Tipo, mesmo que desclassifiquem um documento que diga que “apoiaram a morte de 500 mil indonésios”.
Prefiro estes.
Chega numa hora e depois … não consegue travar !!! : )
‘Especialistas em aeronáutica acreditam que a nova aeronave será capaz de chegar a qualquer lugar do mundo em apenas uma hora.’
Esta afirmação deixa muito a desejar.
Recomendo analisarem a velocidade anunciada, o tempo de vôo versus o diâmetro do globo terrestre. Nem com um túnel essa afirmação seria válida.
Tem toda a razão, o perimetro da Terra é de aprox. 40000 km, o que significa que um ponto que esteja ao máximo afastado do aviao estará a cerca de 20000 km de distancia, o que levaria 3 h a chegar lá usando a sua velocidade máxima.
Acho que depende do ponto de partida! Temos o Oceano Pacífico que é gigantesco, então se o ponto de partida for na parte oposta, já se ganha diminui a distância possível e de novo, dependendo do ponto de partida, pode-se ir pelo Pólo ao invés de atravessar toda a circunferência. Note que não estou a falar que é. O interessante seria divulgar o como chegaram à essa conclusão ou o ponto de partida.
Provavelmente, a ideia será ter estes aviões distribuídos pelo globo, certamente não todos estacionados no centro dos EUA.
1964 + 36 anos é 1990
Assim é que é