O avião mais rápido do mundo chega a qualquer sítio em menos de 1 hora

A Lockheed Martin, fabricante de produtos aeroespaciais e principal produtora de equipamentos militares do mundo, prepara-se para apresentar o seu novo avião de combate e espionagem SR-72, que será o mais rápido do mundo.

O planos para a criação do sucessor do avião espião Blackbird SR-71 foram anunciados em 2013, mas desde então todos os detalhes do seu desenvolvimento foram mantidos no segredo dos deuses.

O Blackbird SR-71, que quando foi lançado era o avião mais rápido do mundo, atingia velocidades Mach-3, três vezes superiores à do som, mas o novo SR-72 tem características ainda mais impressionantes.

O projeto do SR-72 está sob a responsabilidade do Skunk Works, um programa de desenvolvimento avançado da Lockheed, que considera que o SR-72, uma nave hipersónica não-tripulada, “irá mudar o jogo“.

De acordo com o projeto, SR-72 deve conseguir atingir a velocidade de Mach-6, ou seja, 7.350 km/h. Desta vez, o objetivo não é apenas construir uma nave espiã, como era o caso da SR-71, mas que dê o passo em frente: seja também capaz de atingir alvos.

Especialistas em aeronáutica acreditam que a nova aeronave será capaz de chegar a qualquer lugar do mundo em apenas uma hora.

Rumores de que naves foram vistas em testes têm inundado a internet, e recentemente uma nave não-tripulada teria sido vista nas instalações da Skunk Works. Por enquanto, a única informação confirmada pela empresa é que há planos para testar uma nave no início da década de 2020.

Quando foi lançado, o Blackbird SR-71 era o avião mais rápido do mundo, e atingia velocidades Mach-3

O SR-71 Blackbird começou a ser usado pela Força Aérea dos Estados Unidos em dezembro de 1964 e foi descomissionado 36 anos mais tarde, em 1990.

Entre 1991 e 1999, a Força Aérea emprestou três dos seus Sr-71 à NASA, que os usou em  missões de pesquisa científica. Em 1999, todos os SR-71 restantes foram levados para museus dos EUA e Reino Unido. Foram produzidos 31 SR-71, e nenhum foi abatido, mas 12 foram perdidos em acidentes.

O SR-71 foi apelidado de Blackbird (pássaro negro) por causa da pintura negra, que ajuda na irradiação do calor e diminui o stresse térmico da fuselagem. Devido à altíssima velocidade e atrito com o ar, a temperatura média da superfície externa chega a 330ºC.

Brevemente, aquele ponto que vai ali a rasgar o céu não será nem um pássaro nem o Super-Homem – será o novo avião espião SR-72.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim revelaram alguma coisa de jeito… Falta revelar as naves espaciais que possuem… Só ao fim de 50 anos de uso em segredo é que acham que a população geral deve saber, pois convém ficarmos ignorantes de muita coisa que fazem.

  2. Mas compreendes que ao menos estes revelam?
    Tipo, custe o que custar, doa a quem doer, há uma lei que diz que ao fim de 50 anos eles são obrigados a desclassificar, e pronto, desclassificam.
    Tipo, mesmo que desclassifiquem um documento que diga que “apoiaram a morte de 500 mil indonésios”.
    Prefiro estes.

  3. ‘Especialistas em aeronáutica acreditam que a nova aeronave será capaz de chegar a qualquer lugar do mundo em apenas uma hora.’

    Esta afirmação deixa muito a desejar.
    Recomendo analisarem a velocidade anunciada, o tempo de vôo versus o diâmetro do globo terrestre. Nem com um túnel essa afirmação seria válida.

    • Tem toda a razão, o perimetro da Terra é de aprox. 40000 km, o que significa que um ponto que esteja ao máximo afastado do aviao estará a cerca de 20000 km de distancia, o que levaria 3 h a chegar lá usando a sua velocidade máxima.

      • Acho que depende do ponto de partida! Temos o Oceano Pacífico que é gigantesco, então se o ponto de partida for na parte oposta, já se ganha diminui a distância possível e de novo, dependendo do ponto de partida, pode-se ir pelo Pólo ao invés de atravessar toda a circunferência. Note que não estou a falar que é. O interessante seria divulgar o como chegaram à essa conclusão ou o ponto de partida.

RESPONDER

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …