X-59: A nova aeronave supersónica experimental da NASA entrou em produção

A Lockheed Martin iniciou a produção do avião supersónico experimental X-59, um contrato, encomendado pela NASA, no valor estimado de cerca de 230 milhões de euros.

O X-59 surgiu como a solução da empresa norte-americana para responder ao pedido da NASA de desenvolver uma aeronave capaz de atingir velocidades supersónicas sem produzir o estrondo ensurdecedor que ocorre quando ultrapassa a barreira do som, segundo informa a CNBC.

O  X-59 é projectado para voar a cerca de 17 quilómetros de altitude e atingir uma velocidade de 1.500 quilómetros por hora.

As actuais regulamentações limitam os voos de aeronaves supersónicas comerciais, mas empresas como a Boom Technology estão a tentar adoptar a tecnologia supersónica para usar em rotas transatlânticas.

A Lockheed Martin e a NASA pretendem agora acelerar o desenvolvimento da tecnologia através da redução do ruído e, assim, contornar as regulamentações. Para tentar ultrapassar este entrave, a NASA apresentou recentemente a QueSST, Quiet Supersonic Techonology, ou Tecnologia Supersónica Silenciosa em português.

Esta nova tecnologia permitirá que os X-planes atinjam uma velocidade superior à do som produzindo um barulho quase imperceptível para quem os observa a partir do chão.

“O design alongado e fino da aeronave é a chave para alcançar a redução do estrondo. Ao entrarmos na fase de construção, a estrutura da aeronave começa a tomar forma, aproximando-nos das viagens supersónicas de passageiros em todo o mundo”, explicou Peter Iosifidis, director do programa Low Boom Flight Demonstrator da Lockheed Martin.

O primeiro voo do X-59 está programado para 2021, com o objectivo principal de recolher dados sobre a aceitabilidade do nível de ruído gerado pela aeronave — o que ajudará a NASA a estabelecer um padrão de ruído supersónico comercial aceitável para uma possível mudança dos regulamentos da aviação civil.

ZAP // Sputnik News / CNBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Maravilha para reduzir bastante o tempo de viagem, muito desagradavel estar 11 horas sentado.Alem de mau para a saude

  2. Isto é o “lixo” obsoleto que a Lockheed já não quer, por isso é revelado ao público…
    Os americanos já estão do outro lado do sistema solar há muito tempo. Programa Espacial Secreto em ação há 60 anos. Engenharia inversa. Roswell foi o início da conquista americana no espaço.
    A verdade vem ao de cima com os testemunhos corajosos dos militares envolvidos ao longo desses anos todos.

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …