X-59: A nova aeronave supersónica experimental da NASA entrou em produção

A Lockheed Martin iniciou a produção do avião supersónico experimental X-59, um contrato, encomendado pela NASA, no valor estimado de cerca de 230 milhões de euros.

O X-59 surgiu como a solução da empresa norte-americana para responder ao pedido da NASA de desenvolver uma aeronave capaz de atingir velocidades supersónicas sem produzir o estrondo ensurdecedor que ocorre quando ultrapassa a barreira do som, segundo informa a CNBC.

O  X-59 é projectado para voar a cerca de 17 quilómetros de altitude e atingir uma velocidade de 1.500 quilómetros por hora.

As actuais regulamentações limitam os voos de aeronaves supersónicas comerciais, mas empresas como a Boom Technology estão a tentar adoptar a tecnologia supersónica para usar em rotas transatlânticas.

A Lockheed Martin e a NASA pretendem agora acelerar o desenvolvimento da tecnologia através da redução do ruído e, assim, contornar as regulamentações. Para tentar ultrapassar este entrave, a NASA apresentou recentemente a QueSST, Quiet Supersonic Techonology, ou Tecnologia Supersónica Silenciosa em português.

Esta nova tecnologia permitirá que os X-planes atinjam uma velocidade superior à do som produzindo um barulho quase imperceptível para quem os observa a partir do chão.

“O design alongado e fino da aeronave é a chave para alcançar a redução do estrondo. Ao entrarmos na fase de construção, a estrutura da aeronave começa a tomar forma, aproximando-nos das viagens supersónicas de passageiros em todo o mundo”, explicou Peter Iosifidis, director do programa Low Boom Flight Demonstrator da Lockheed Martin.

O primeiro voo do X-59 está programado para 2021, com o objectivo principal de recolher dados sobre a aceitabilidade do nível de ruído gerado pela aeronave — o que ajudará a NASA a estabelecer um padrão de ruído supersónico comercial aceitável para uma possível mudança dos regulamentos da aviação civil.

ZAP // Sputnik News / CNBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Maravilha para reduzir bastante o tempo de viagem, muito desagradavel estar 11 horas sentado.Alem de mau para a saude

  2. Isto é o “lixo” obsoleto que a Lockheed já não quer, por isso é revelado ao público…
    Os americanos já estão do outro lado do sistema solar há muito tempo. Programa Espacial Secreto em ação há 60 anos. Engenharia inversa. Roswell foi o início da conquista americana no espaço.
    A verdade vem ao de cima com os testemunhos corajosos dos militares envolvidos ao longo desses anos todos.

RESPONDER

Os gorilas têm amigos para toda a vida (e fazem grandes festas anuais)

Cientistas concluíram que os gorilas têm amizades que duram para toda a vida, inclusive entre animais que não são parentes, e celebram grandes reuniões anuais. De acordo com o ABC, uma equipa de cientistas concluiu que …

Bengala que guiou bote salva-vidas após o naufrágio do Titanic leiloada por 44 mil euros

Quando o Titanic afundou em águas geladas perto de Newfoundland em 1912, um bote salva-vidas de sobreviventes usou a luz operada por bateria na bengala de uma mulher para iluminar o caminho para a segurança. Essa …

Amostras de sangue de animais de zoológicos ajudam a prever doenças em humanos

Os cientistas querem usar padrões genéticos similares, que estão presentes no sangue de humanos e animais há milhares de anos, para melhorar o prognóstico da doença assistida por computador. Os jardins zoológicos de Saarbrücken e Neunkirchen, …

Encontrado no topo dos Alpes um lago que não devia existir

Um montanhista capturou a formação de um lago "alarmante" no alto dos Alpes franceses depois de a neve glacial ter derretido durante a intensa onda de calor que atingiu a Europa central no final de …

Fogo na Sertã reacendeu e há aldeias cercadas pelas chamas

O incêndio no concelho da Sertã reacendeu à tarde depois de sido dado como dominado durante a madrugada, continuando os fogos no distritos de Castelo Branco a mobilizar mais de mil bombeiros e 15 meios …

Há uma cidade onde o dinheiro cresce das árvores

Morador da remota cidade de Skagway, no Alaska, há cerca de um ano, John Sasfai entra na cervejaria Skagway Brewing Co. e pede uma cerveja artesanal local à base de broto de abeto (árvore conífera …

Os gatos são um problema na Austrália. Matam mais de dois mil milhões de animais selvagens por ano

Quando os gatos vagueiam livremente, pequenos animais selvagens morrem. Na Austrália, a contagem de corpos já excede os dois mil milhões de animais nativos por ano. Na Austrália, investigadores ambientais analisaram centenas de estudos sobre os …

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar. A cara histórica da estação pública tinha 86 anos. A notícia foi avançada pelo amigo Júlio Isidro na sua página oficial de Facebook. No Facebook, o apresentador da …

Cidade americana usa músicas infantis para afastar os sem-abrigo

https://vimeo.com/349252020 A cidade de West Palm Beach, no estado americano da Flórida, está a usar músicas infantis em loop para evitar que os sem-abrigo durmam no parque da cidade durante a noite. Numa tentativa desesperada e bizarra …

Nicolás Maduro acusa EUA de usarem sanções para se apoderarem do petróleo da Venezuela

O Presidente Nicolás Maduro acusou sábado os EUA de usarem as sanções contra a Venezuela como uma maneira de dominar o país para se apoderarem dos recursos petrolíferos venezuelanos. "Os EUA querem dominar-nos para controlar o …