NASA quer criar um avião supersónico (que também é super silencioso)

A agência espacial norte-americana quer desenvolver um avião supersónico para transporte de passageiros que não faça tanto barulho como os exemplares anteriores.

O regresso aos voos supersónicos para transporte de passageiros pode estar mais perto do que se pensava, agora que a NASA decidiu criar um avião que pode pôr um ponto final ao principal problema destas aeronaves.

A agência espacial norte-americana quer criar um avião deste género mas que não produza o chamado “sonic boom”, o barulho ensurdecedor característico destes aviões.

Os aviões supersónicos já foram uma realidade mas acabaram por ser ‘banidos’ exatamente por este problema, que causava grande incómodo às pessoas aquando da sua passagem.

Para tentar ultrapassar este entrave, a NASA apresentou recentemente a QueSST – Quiet Supersonic Techonology (ou Tecnologia Supersónica Silenciosa em português).

A nova tecnologia pretende que os aviões que atingem uma velocidade superior à do som produzam um barulho quase impercetível para quem os vê a partir do chão.

“A NASA está a trabalhar arduamente para tornar os voos mais verdes, seguros e menos ruidosos – ao mesmo tempo está a desenvolver aeronaves mais rápidos e um sistema de aviação mais eficiente”, afirmou Charles Bolden, o administrador da agência.

Também no mesmo projeto está a empresa Lockheed Martin, que acabou de celebrar um contrato com a agência espacial de 20 milhões de dólares para financiar a QueSST.

O projeto ainda está numa fase inicial e o próximo passo é a realização de testes com um destes novos X-planes, o primeiro modelo equipado com esta nova tecnologia. Se tudo correr como previsto, o primeiro voo comercial pode acontecer já no ano de 2020.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Conceição pode estar de saída. FC Porto pode dar 5 milhões por ano a Jesus

O treinador portista, Sérgio Conceição, pode estar de saída para a Alemanha. Como alternativa, o FC Porto está disposto a pagar 5 milhões de euros por ano a Jorge Jesus. Sérgio Conceição pode estar de saída …

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …

EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. O número recorde de mortes em 24 horas …

Real Madrid sonda Maximiano. Sporting quer blindá-lo com cláusula de 60 milhões

O Real Madrid está atento a Luís Maximiano, o guarda-redes de 21 anos do Sporting. Os 'leões' querem blindar o jogador com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Real Madrid está interessado …

Lares britânicos recomendam idosos a assinar cláusula de "não-reanimação"

Lares britânicos recomendaram aos mais velhos que assinassem uma cláusula de "não-reanimação" para que as camas dos hospitais não fossem ocupadas por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver. No Reino Unido, surgem denúncias de que …

Costa admite segunda onda de covid-19. E dá 4 de maio como limite para normalizar ensino

Esta sexta-feira, em entrevista à Rádio Renascença, o primeiro-ministro disse que não é altura de se "baixar a guarda" e assegurou que a decisão mais difícil é a da reabertura das escolas. Para vencer esta batalha …

Encontradas centenas de garrafas de cerveja tóxica da era vitoriana

Mais de 600 garrafas de cerveja com cerca de 140 anos foram encontradas no Reino Unido. Muitas ainda continham cerveja, que estava contaminada com elevados níveis de chumbo. Uma equipa de arqueólogos encontrou mais de 600 …

Há um fármaco, ainda em teste, que bloqueia efeitos da covid-19

Investigadores conseguiram decifrar como o SARS-CoV-2 interage e infeta as células humanas do rim e, a partir daí, começaram a testar o potencial do fármaco. Investigadores de um estudo internacional identificaram um fármaco, em fase clínica …