NASA quer criar um avião supersónico (que também é super silencioso)

A agência espacial norte-americana quer desenvolver um avião supersónico para transporte de passageiros que não faça tanto barulho como os exemplares anteriores.

O regresso aos voos supersónicos para transporte de passageiros pode estar mais perto do que se pensava, agora que a NASA decidiu criar um avião que pode pôr um ponto final ao principal problema destas aeronaves.

A agência espacial norte-americana quer criar um avião deste género mas que não produza o chamado “sonic boom”, o barulho ensurdecedor característico destes aviões.

Os aviões supersónicos já foram uma realidade mas acabaram por ser ‘banidos’ exatamente por este problema, que causava grande incómodo às pessoas aquando da sua passagem.

Para tentar ultrapassar este entrave, a NASA apresentou recentemente a QueSST – Quiet Supersonic Techonology (ou Tecnologia Supersónica Silenciosa em português).

A nova tecnologia pretende que os aviões que atingem uma velocidade superior à do som produzam um barulho quase impercetível para quem os vê a partir do chão.

“A NASA está a trabalhar arduamente para tornar os voos mais verdes, seguros e menos ruidosos – ao mesmo tempo está a desenvolver aeronaves mais rápidos e um sistema de aviação mais eficiente”, afirmou Charles Bolden, o administrador da agência.

Também no mesmo projeto está a empresa Lockheed Martin, que acabou de celebrar um contrato com a agência espacial de 20 milhões de dólares para financiar a QueSST.

O projeto ainda está numa fase inicial e o próximo passo é a realização de testes com um destes novos X-planes, o primeiro modelo equipado com esta nova tecnologia. Se tudo correr como previsto, o primeiro voo comercial pode acontecer já no ano de 2020.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo Silva é nomeado para o prémio da France Football que …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …

Facebook vai pagar a meios de comunicação para promover notícias "confiáveis"

Em breve, o Facebook terá uma secção de notícias "confiáveis", que funcionará como uma espécie de portal com destaques noticiosos. O Facebook vai ter uma secção de notícias no seu site, que funcionará como uma espécie …

Bloco e Livre reúnem-se terça-feira para discutir "possíveis convergências"

O Bloco de Esquerda e o Livre reúnem-se, na terça-feira, no Parlamento, num encontro pedido pelo partido que elegeu Joacine Katar Moreira, e que também foi proposto ao PCP, PEV e PAN para discutir "possíveis …