/

Plano para vacinar jovens espera luz verde da DGS

Está tudo pronto para arrancar com a vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos no fim de semana de 21 e 22 de agosto. Só falta a luz verde da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A ideia geral que ficou após a reunião no Infarmed é que é necessário apostar ainda mais na vacinação contra a covid-19. O almirante Henrique Gouveia e Melo revelou que os jovens entre os 16 e os 17 anos vão começar a ser vacinados no fim de semana de 14 de agosto e que tem tudo pronto para avançar com a vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos nos dois fins de semana seguintes, caso a DGS dê luz verde ao plano.

“A minha ideia é poder ter estes jovens com a vacinação completa até 19 de setembro para estarem protegidos quando iniciarem a escola”, disse o coordenador da task force em declarações ao jornal Público.

“O que está em causa não é o jovem não ser contagiado, é ser imunizado de forma natural, com os riscos associados à doença, ou de forma artificial, controlada”, continuou.

Segundo o que o diário apurou, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, inclina-se para aprovar a vacinação das crianças entre os 12 e 15 anos, mas ainda não há um compromisso definitivo.

Os especialistas continuam divididos e a DGS está a reunir informação sobre esta matéria sensível. Até ao momento, o grupo de trabalho criado para avaliar se os jovens deste grupo etário devem ser vacinados concluiu, por unanimidade, que só devem ser imunizados os menores que apresentem doenças que constituam um risco para a covid-19.

O Público escreve que o parecer foi enviado aos peritos da comissão técnica de vacinação há duas semanas.

Já no que diz respeito à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15, o jornal avança que ainda não há uma decisão final tomada por parte da comissão técnica de vacinação.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.