Plano para vacinar jovens espera luz verde da DGS

Está tudo pronto para arrancar com a vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos no fim de semana de 21 e 22 de agosto. Só falta a luz verde da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A ideia geral que ficou após a reunião no Infarmed é que é necessário apostar ainda mais na vacinação contra a covid-19. O almirante Henrique Gouveia e Melo revelou que os jovens entre os 16 e os 17 anos vão começar a ser vacinados no fim de semana de 14 de agosto e que tem tudo pronto para avançar com a vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos nos dois fins de semana seguintes, caso a DGS dê luz verde ao plano.

“A minha ideia é poder ter estes jovens com a vacinação completa até 19 de setembro para estarem protegidos quando iniciarem a escola”, disse o coordenador da task force em declarações ao jornal Público.

“O que está em causa não é o jovem não ser contagiado, é ser imunizado de forma natural, com os riscos associados à doença, ou de forma artificial, controlada”, continuou.

Segundo o que o diário apurou, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, inclina-se para aprovar a vacinação das crianças entre os 12 e 15 anos, mas ainda não há um compromisso definitivo.

Os especialistas continuam divididos e a DGS está a reunir informação sobre esta matéria sensível. Até ao momento, o grupo de trabalho criado para avaliar se os jovens deste grupo etário devem ser vacinados concluiu, por unanimidade, que só devem ser imunizados os menores que apresentem doenças que constituam um risco para a covid-19.

O Público escreve que o parecer foi enviado aos peritos da comissão técnica de vacinação há duas semanas.

Já no que diz respeito à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15, o jornal avança que ainda não há uma decisão final tomada por parte da comissão técnica de vacinação.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"É como a Starship Enterprise". China quer construir uma nave espacial com um quilómetro

O país está aberto a propostas de cientistas sobre como avançar com a construção de uma nave espacial gigante que seria muito maior do que a EEI. As opiniões dividem-se sobre se o projecto é …

Papa vê pandemia como "oportunidade para a sociedade construir um mundo melhor”

O Papa Francisco lamentou este sábado que a pandemia de covid-19 tenha semeado desolação e aumentado as tensões, acrescentando que também pode "constituir uma oportunidade para a sociedade construir um mundo melhor”. Lamentavelmente, a pandemia ainda …

Colecionador comprou NFT falso de Banksy por mais de 280 mil euros (mas devolveram-lhe o dinheiro)

Um colecionador de arte disse ter pagado cerca de 282 mil euros por uma obra falsa de Banksy. A sua sorte foi que o alegado golpista decidiu devolver-lhe o dinheiro. De acordo com a cadeia televisiva …

Talibãs dispersam protesto de mulheres no Afeganistão com gás lacrimogéneo e tiros para o ar

Os talibãs dispersaram hoje com gás lacrimogéneo e disparos para o ar um protesto organizado por mulheres afegãs, que nos últimos dias têm saído às ruas de Cabul para reclamar a sua participação num futuro …

As suas milhas aéreas podem ajudar os afegãos a fugir aos talibãs

A organização sem fins lucrativos Miles4Migrants está a recolher milhas aéreas para missões de evacuação no Afeganistão. Milhas aéreas são um tipo de benefício de cartões de crédito que dá direito a receber ofertas especiais, descontos …

Variante Delta não provoca casos mais graves nas crianças

A variante Delta não causa casos mais graves de covid-19 em crianças e adolescentes em comparação com outras variantes, indicam os primeiros dados divulgados sexta-feira pelas autoridades de saúde norte-americanas, noticiou a AFP. A agência noticia …

Assassino de Robert F. Kennedy libertado. Família do ex-senador dividida

Um painel judicial norte-americano anuiu na sexta-feira, dia 27 de agosto, à liberdade condicional do assassino do senador Robert F. Kennedy, após os dois filhos da vítima se terem manifestado a favor da sua libertação. …

Jornalismo em Cuba atravessa o seu período mais crítico em décadas

O jornalismo independente em Cuba “atravessa o seu período mais crítico em décadas”, alertou na sexta-feira a Associação Interamericana de Imprensa (SIP), ao entregar um relatório à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) sobre uma …

Em 2022, a réplica do navio Götheborg vai refazer a sua viagem até à China

Quase 200 anos depois de o Götheborg original ter afundado na Suécia, uma réplica deste navio vai fazer novamente o seu percurso. O Götheborg original, um navio comercial que pertencia à Companhia Sueca das Índias Orientais, …

Economia vai continuar a recuperar após abalo da crise, dizem economistas

A economia portuguesa vai continuar a recuperar nos próximos meses, atingindo níveis pré-pandemia entre inícios e meados de 2022, apesar de o turismo continuar frágil, mas mudanças profundas continuam por fazer, segundo economistas contactados pela …