PJ faz buscas na PT por suspeitas de burla e participação económica em negócio

Juntas / Wikimedia

-

A Polícia Judiciária efectuou hoje buscas nas instalações da Portugal Telecom SGPS, inseridas numa investigação sobre suspeitas de participação económica em negócio e burla qualificada, em que no âmbito de aplicações financeiras realizadas pela empresa, informou a Procuradoria-Geral da República.

Nestas diligências, segundo a PGR, o Ministério Público é coadjuvado pela CMVM, Polícia Judiciária e pela Autoridade Tributária.

O inquérito, que está em segredo de justiça, decorre no Departamento Central de Investigação e Ação Penal, estrutura do MP que investiga a criminalidade organizada mais grave e sofisticada.

Entretanto, fonte oficial da PT já tinha confirmado à Lusa que a Polícia Judiciária estava a efetuar buscas nas instalações da administração da PT SGPS, em Lisboa, no âmbito do caso Rioforte, ligado ao escândalo financeiro do BES/GES.

“Estão a decorrer buscas no 10.º andar da PT SGPS”, disse a mesma fonte, acrescentando que aquele é o andar das instalações da administração da PT SGPS e que as buscas efetuadas pela PJ decorrem do processo Rioforte.

Na base destas buscas estará o investimento realizado em abril pela Portugal Telecom SGPS em papel comercial da Rioforte, ‘holding’ do Grupo Espírito Santo, que deixou um ‘buraco’ de 847 milhões de euros na empresa portuguesa, depois de não ter sido reembolsada em julho conforme o estipulado, e mudou o rumo previsto no acordo inicial da fusão com a Oi.

O empréstimo semeou a discórdia entre os dois operadores, tendo a Oi forçado o seu parceiro português a assinar um novo acordo de fusão, ficando a PT SGPS com uma participação mais reduzida na futura entidade, a CorpCo, (25,6%).

As buscas ocorrem a menos de uma semana de os acionistas da PT SGPS se pronunciarem sobre a venda da PT Portugal, ativo detido a 100% pela Oi, desde o aumento de capital de maio, ao grupo francês Altice.

De acordo com a estação televisiva SIC e o jornal oline Observador, decorrem em simultâneo buscas na PriceWaterHouseCoopers, consultora que concluiu uma auditoria sobre todos os empréstimos de tesouraria efetuados pela PT SGPS a empresas do GES.

A Lusa já tentou contactar a PWC, mas até ao momento ainda não foi possível obter esclarecimentos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …

Daniel Podence a caminho do Wolverhampton

Daniel Podence deverá ser anunciado em breve como novo reforço dos Wolves, equipa inglesa orientada por Nuno Espírito Santo e na qual já jogam outros sete portugueses. De acordo com o jornal O Jogo, Daniel Podence …