Pizarro rejeita coligação pós-eleitoral com Rui Moreira

Estela Silva / Lusa

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira (E), acompanhado pelo candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira (E), acompanhado pelo candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro

O candidato do PS à Câmara Municipal do Porto avisa que repetir o acordo pós-eleitoral com o independente Rui Moreira não vai ser uma opção, uma vez que os acontecimentos da semana passada têm “consequências para o futuro”.

Em entrevista à SIC Notícias, o candidato socialista à Câmara do Porto, Manuel Pizarro, acredita que as declarações da secretária-geral-adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, foram apenas a “cereja em cima do bolo” para a comissão política de Rui Moreira, que há muito queria “romper o acordo com o PS”.

“Fico surpreendido por ver o Dr. Rui Moreira aprisionado” às vontades da sua comissão política, acrescentou ainda o candidato do PS na entrevista ao canal televisivo.

Questionado se está disponível para uma nova coligação com o atual autarca depois das eleições, Pizarro considera que os “acontecimentos gravíssimos das últimas semanas têm consequências para o futuro“.

À SIC Notícias, o socialista considera ainda que é melhor candidato do que Rui Moreira porque está mais próximo das pessoas da cidade.

O PS avançou com Pizarro como candidato do partido à Câmara do Porto, depois de Moreira ter acusado os socialistas de quererem “colar-se” a uma eventual vitória sua nas próximas legislativas.

Em causa estavam as declarações de Ana Catarina Mendes que, em entrevista ao Observador, afirmou que um vitória de Rui Moreira seria “uma vitória do PS”.

No entanto, depois do “divórcio” com os socialistas, o autarca portuense já assumiu que “sem o PS vai ser mais difícil”.

Na corrida à Câmara do Porto, para as eleições agendadas para 1 de outubro, além de Rui Moreira e de Manuel Pizarro, somam-se como candidatos o independente Álvaro Almeida, apoiado pelo PSD e pelo PPM, João Semedo, do Bloco de Esquerda, e Ilda Figueiredo, candidata da coligação PCP/PEV.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega é a 5.ª força política, CDS tomba e já só está à frente do Livre

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …

Eliminação da Liga Europa dita fim de linha para Silas

O desportivo Record escreve esta sexta-feira que a eliminação do Sporting da Liga Europa ditou o fim de linha para Silas no comando dos leões. De acordo com a publicação, os dirigentes leoninos ficaram desagradados …

Covid-19. Voos cancelados, máscaras à venda por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália

Voos cancelados, máscaras à venda online por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália. Estas são algumas das mais recentes consequências do coronavírus, a epidemia oriunda da China que já matou pelo …

"Só por cima do meu veto." Autarcas bloqueiam Montijo, Costa avisa que não há plano B

Rui Garcia e Joaquim Santos, autarcas da Moita e do Seixal, são os principais rostos do bloqueio do aeroporto do Montijo. António Costa está "perplexo" com a decisão do PSD e alerta que começar do …

Excedente do Estado encolhe para 1.287 milhões de euros em janeiro

Os dados foram revelados, esta quinta-feira, pelo Ministério das Finanças e representam "menos 238,5 milhões de euros face ao período homólogo". As administrações públicas registaram um excedente de 1.287,5 milhões de euros em janeiro valor que …

Há 74 mil anos, a Humanidade sobreviveu à super erupção que provocou um “inverno vulcânico”

Há 74 mil anos, uma super-erupção vulcânica provocou um “inverno vulcânico” que durou uma década, resultando num evento de arrefecimento de milénios em todo o planeta que destruiu espécies de humanos e mamíferos primitivos. Pelo …

Houve "zero negociação" com o PSD. Nomes de Vitalino Canas e Correia Campos estão por um fio

Os nomes de representantes da Assembleia da República para órgãos externos são propostos pela maior força política - o PS -, mas só são aprovados se houver um amplo consenso entre o PS e o …

Contas do PSD congeladas por não ter pago a serralheiro em campanha de 2017

As contas do Partido Social Democrata (PSD) estão congeladas por falta de pagamento de serviços a um serralheiro que prestou serviços ao partido numa campanha eleitoral de 2017, avança o Jornal de Notícias. Em causa está, …

Conseguimos "ouvir" ao ler os lábios de alguém (e já sabemos como)

Um estudo recente sugere que, quando vemos uma pessoa a falar, a nossa atividade cerebral é sincronizada com a voz do locutor através da leitura dos lábios. Este fenómeno acontece mesmo quando não conseguimos interpretar …