Afinal, PS abordou mesmo Júlio Magalhães para a Câmara do Porto

Mário Cruz / Lusa

António Costa cumprimenta Manuel Pizarro. Ana Catarina Veiga Mendes aplaude.

O PS sondou mesmo o jornalista Júlio Magalhães sobre a possibilidade de este ser candidato do partido à Câmara do Porto. A garantia é dada pelo jornal Expresso, que cita fonte próxima do actual director do Porto Canal.

A notícia foi avançada em primeira mão por Luís Marques Mendes, no seu espaço de comentário na SIC, mas a abordagem do PS a Júlio Magalhães foi prontamente desmentida pelos socialistas.

Agora, o semanário Expresso assegura que o jornalista foi mesmo sondado pelo partido antes do anúncio de Manuel Pizarro como candidato do PS à autarquia portuense.

De acordo com o jornal, “um alto dirigente do PS” sondou Júlio Magalhães, na passada sexta-feira, “telefonicamente” para avaliar sobre a possibilidade de este concorrer à Câmara do Porto, como candidato dos socialistas, caso Manuel Pizarro mantivesse o seu apoio a Rui Moreira.

O Expresso cita “fonte próxima” do jornalista e actual director-geral do Porto Canal e também “fonte do PSD/Porto”.

(dr)

O jornalista Júlio Magalhães, director-geral do Porto Canal

Rui Moreira assume que “sem o PS vai ser mais difícil”

Entretanto, Rui Moreira garante, em entrevista à TSF, que “não renunciou ao apoio de ninguém”. “O que o PS queria era uma coligação informal“, salienta o autarca, frisando que não tem interesse num “apoio condicionado”. “Se eu soubesse que era um apoio condicionado, eu teria dito que não”, acrescenta Rui Moreira.

No entanto, depois do “divórcio” com os socialistas, o autarca portuense assume que “sem o PS isto vai ser mais difícil”. Havia uma solução que a cidade do Porto queria e agora já não vai ser a mesma”, diz ainda Rui Moreira, apontando que “num secretariado-geral, as contas são diferentes e foi por isso que isto chegou ao fim”.

“Nós não temos de apagar os incêndios do Largo do Rato”, acrescenta, concluindo que “provavelmente, achavam que o Porto podia ser domesticado“. “O Porto não é assim”.

A decisão do PS de avançar com um candidato próprio surgiu um dia depois do movimento independente de Rui Moreira – “Porto, O Nosso Partido” -, que tem o apoio do CDS-PP, ter anunciado que prescindia do apoio dos socialistas à recandidatura do autarca.

Estela Silva / Lusa

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira (E), acompanhado pelo candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira (E), acompanhado pelo candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro

Esta segunda-feira, os vereadores socialistas na câmara do Porto, Manuel Pizarro e Manuel Correia Fernandes, devolveram os pelouros que detinham – Habitação e Acção Social, bem como Urbanismo, respectivamente.

Na sequência desta decisão, Rui Moreira passa a deter os pelouros da Habitação e Acção Social, da Cultura, da Protecção Civil e do Desporto e Lazer, ao passo que Rui Loza, representante da autarquia na Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), fica a tutelar o Urbanismo.

Na corrida à Câmara do Porto, para as eleições agendadas para 1 de Outubro, além de Rui Moreira e de Manuel Pizarro, somam-se como candidatos o independente Álvaro Almeida, apoiado pelo PSD e pelo PPM, João Semedo, do Bloco de Esquerda, e Ilda Figueiredo, candidata da coligação PCP/PEV.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Se nem numa coisa comesinha como esta, eles são sinceros, como esperam que eles sejam honestos a governar o País?
    Só mesmo uns troca tintas destes para se apoiarem no BE e no PCP !!!!!!

    • Estes comentadores de secretária que julgam que só eles são honestos. Enfim……..não vale a pena comentar mais os seus comentários. Não são capazes de fazer uma análise às noticias sem ser para chamar “desonestos” “gatunos” “aldrabões” etc aos outros.

    • que piada!
      Honestos são os relvas, os passos fedelhos com as tecnoformas, os cavacos silvas com os BPN, os paulinhos portas dos submarinos etc etc…
      Adoro pessoal que acha que a politica é um clube de futebol!
      Não tires esses oculos de alcanena não!!!!

      • Então e os Duartes Limas, os honestíssimos Dias Loureiro e o Arlindo de Carvalho?… Tudo da pandilha Cavaqueira. Foi regabofe completo.

  2. Mas afinal, o PS sondou ou abordou?
    E se o fez, em qualquer dos casos e segundo a noticia, fê-lo condicionalmente e em – “caso Manuel Pizarro mantivesse o seu apoio a Rui Moreirta ” ? Foi assim ou não ? Ou sera este mais um caso de enganadora noticia com “título sensacionalista?
    Os Srs jornalistas terão de começar a especificar melhor estas coisas.

RESPONDER

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …