Afinal, PS abordou mesmo Júlio Magalhães para a Câmara do Porto

Mário Cruz / Lusa

António Costa cumprimenta Manuel Pizarro. Ana Catarina Veiga Mendes aplaude.

O PS sondou mesmo o jornalista Júlio Magalhães sobre a possibilidade de este ser candidato do partido à Câmara do Porto. A garantia é dada pelo jornal Expresso, que cita fonte próxima do actual director do Porto Canal.

A notícia foi avançada em primeira mão por Luís Marques Mendes, no seu espaço de comentário na SIC, mas a abordagem do PS a Júlio Magalhães foi prontamente desmentida pelos socialistas.

Agora, o semanário Expresso assegura que o jornalista foi mesmo sondado pelo partido antes do anúncio de Manuel Pizarro como candidato do PS à autarquia portuense.

De acordo com o jornal, “um alto dirigente do PS” sondou Júlio Magalhães, na passada sexta-feira, “telefonicamente” para avaliar sobre a possibilidade de este concorrer à Câmara do Porto, como candidato dos socialistas, caso Manuel Pizarro mantivesse o seu apoio a Rui Moreira.

O Expresso cita “fonte próxima” do jornalista e actual director-geral do Porto Canal e também “fonte do PSD/Porto”.

(dr)

O jornalista Júlio Magalhães, director-geral do Porto Canal

Rui Moreira assume que “sem o PS vai ser mais difícil”

Entretanto, Rui Moreira garante, em entrevista à TSF, que “não renunciou ao apoio de ninguém”. “O que o PS queria era uma coligação informal“, salienta o autarca, frisando que não tem interesse num “apoio condicionado”. “Se eu soubesse que era um apoio condicionado, eu teria dito que não”, acrescenta Rui Moreira.

No entanto, depois do “divórcio” com os socialistas, o autarca portuense assume que “sem o PS isto vai ser mais difícil”. Havia uma solução que a cidade do Porto queria e agora já não vai ser a mesma”, diz ainda Rui Moreira, apontando que “num secretariado-geral, as contas são diferentes e foi por isso que isto chegou ao fim”.

“Nós não temos de apagar os incêndios do Largo do Rato”, acrescenta, concluindo que “provavelmente, achavam que o Porto podia ser domesticado“. “O Porto não é assim”.

A decisão do PS de avançar com um candidato próprio surgiu um dia depois do movimento independente de Rui Moreira – “Porto, O Nosso Partido” -, que tem o apoio do CDS-PP, ter anunciado que prescindia do apoio dos socialistas à recandidatura do autarca.

Estela Silva / Lusa

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira (E), acompanhado pelo candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira (E), acompanhado pelo candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro

Esta segunda-feira, os vereadores socialistas na câmara do Porto, Manuel Pizarro e Manuel Correia Fernandes, devolveram os pelouros que detinham – Habitação e Acção Social, bem como Urbanismo, respectivamente.

Na sequência desta decisão, Rui Moreira passa a deter os pelouros da Habitação e Acção Social, da Cultura, da Protecção Civil e do Desporto e Lazer, ao passo que Rui Loza, representante da autarquia na Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), fica a tutelar o Urbanismo.

Na corrida à Câmara do Porto, para as eleições agendadas para 1 de Outubro, além de Rui Moreira e de Manuel Pizarro, somam-se como candidatos o independente Álvaro Almeida, apoiado pelo PSD e pelo PPM, João Semedo, do Bloco de Esquerda, e Ilda Figueiredo, candidata da coligação PCP/PEV.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Se nem numa coisa comesinha como esta, eles são sinceros, como esperam que eles sejam honestos a governar o País?
    Só mesmo uns troca tintas destes para se apoiarem no BE e no PCP !!!!!!

    • Estes comentadores de secretária que julgam que só eles são honestos. Enfim……..não vale a pena comentar mais os seus comentários. Não são capazes de fazer uma análise às noticias sem ser para chamar “desonestos” “gatunos” “aldrabões” etc aos outros.

    • que piada!
      Honestos são os relvas, os passos fedelhos com as tecnoformas, os cavacos silvas com os BPN, os paulinhos portas dos submarinos etc etc…
      Adoro pessoal que acha que a politica é um clube de futebol!
      Não tires esses oculos de alcanena não!!!!

      • Então e os Duartes Limas, os honestíssimos Dias Loureiro e o Arlindo de Carvalho?… Tudo da pandilha Cavaqueira. Foi regabofe completo.

  2. Mas afinal, o PS sondou ou abordou?
    E se o fez, em qualquer dos casos e segundo a noticia, fê-lo condicionalmente e em – “caso Manuel Pizarro mantivesse o seu apoio a Rui Moreirta ” ? Foi assim ou não ? Ou sera este mais um caso de enganadora noticia com “título sensacionalista?
    Os Srs jornalistas terão de começar a especificar melhor estas coisas.

RESPONDER

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …