Afinal, PS abordou mesmo Júlio Magalhães para a Câmara do Porto

Mário Cruz / Lusa

António Costa cumprimenta Manuel Pizarro. Ana Catarina Veiga Mendes aplaude.

O PS sondou mesmo o jornalista Júlio Magalhães sobre a possibilidade de este ser candidato do partido à Câmara do Porto. A garantia é dada pelo jornal Expresso, que cita fonte próxima do actual director do Porto Canal.

A notícia foi avançada em primeira mão por Luís Marques Mendes, no seu espaço de comentário na SIC, mas a abordagem do PS a Júlio Magalhães foi prontamente desmentida pelos socialistas.

Agora, o semanário Expresso assegura que o jornalista foi mesmo sondado pelo partido antes do anúncio de Manuel Pizarro como candidato do PS à autarquia portuense.

De acordo com o jornal, “um alto dirigente do PS” sondou Júlio Magalhães, na passada sexta-feira, “telefonicamente” para avaliar sobre a possibilidade de este concorrer à Câmara do Porto, como candidato dos socialistas, caso Manuel Pizarro mantivesse o seu apoio a Rui Moreira.

O Expresso cita “fonte próxima” do jornalista e actual director-geral do Porto Canal e também “fonte do PSD/Porto”.

(dr)

O jornalista Júlio Magalhães, director-geral do Porto Canal

Rui Moreira assume que “sem o PS vai ser mais difícil”

Entretanto, Rui Moreira garante, em entrevista à TSF, que “não renunciou ao apoio de ninguém”. “O que o PS queria era uma coligação informal“, salienta o autarca, frisando que não tem interesse num “apoio condicionado”. “Se eu soubesse que era um apoio condicionado, eu teria dito que não”, acrescenta Rui Moreira.

No entanto, depois do “divórcio” com os socialistas, o autarca portuense assume que “sem o PS isto vai ser mais difícil”. Havia uma solução que a cidade do Porto queria e agora já não vai ser a mesma”, diz ainda Rui Moreira, apontando que “num secretariado-geral, as contas são diferentes e foi por isso que isto chegou ao fim”.

“Nós não temos de apagar os incêndios do Largo do Rato”, acrescenta, concluindo que “provavelmente, achavam que o Porto podia ser domesticado“. “O Porto não é assim”.

A decisão do PS de avançar com um candidato próprio surgiu um dia depois do movimento independente de Rui Moreira – “Porto, O Nosso Partido” -, que tem o apoio do CDS-PP, ter anunciado que prescindia do apoio dos socialistas à recandidatura do autarca.

Estela Silva / Lusa

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira (E), acompanhado pelo candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira (E), acompanhado pelo candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro

Esta segunda-feira, os vereadores socialistas na câmara do Porto, Manuel Pizarro e Manuel Correia Fernandes, devolveram os pelouros que detinham – Habitação e Acção Social, bem como Urbanismo, respectivamente.

Na sequência desta decisão, Rui Moreira passa a deter os pelouros da Habitação e Acção Social, da Cultura, da Protecção Civil e do Desporto e Lazer, ao passo que Rui Loza, representante da autarquia na Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), fica a tutelar o Urbanismo.

Na corrida à Câmara do Porto, para as eleições agendadas para 1 de Outubro, além de Rui Moreira e de Manuel Pizarro, somam-se como candidatos o independente Álvaro Almeida, apoiado pelo PSD e pelo PPM, João Semedo, do Bloco de Esquerda, e Ilda Figueiredo, candidata da coligação PCP/PEV.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Se nem numa coisa comesinha como esta, eles são sinceros, como esperam que eles sejam honestos a governar o País?
    Só mesmo uns troca tintas destes para se apoiarem no BE e no PCP !!!!!!

    • Estes comentadores de secretária que julgam que só eles são honestos. Enfim……..não vale a pena comentar mais os seus comentários. Não são capazes de fazer uma análise às noticias sem ser para chamar “desonestos” “gatunos” “aldrabões” etc aos outros.

    • que piada!
      Honestos são os relvas, os passos fedelhos com as tecnoformas, os cavacos silvas com os BPN, os paulinhos portas dos submarinos etc etc…
      Adoro pessoal que acha que a politica é um clube de futebol!
      Não tires esses oculos de alcanena não!!!!

      • Então e os Duartes Limas, os honestíssimos Dias Loureiro e o Arlindo de Carvalho?… Tudo da pandilha Cavaqueira. Foi regabofe completo.

  2. Mas afinal, o PS sondou ou abordou?
    E se o fez, em qualquer dos casos e segundo a noticia, fê-lo condicionalmente e em – “caso Manuel Pizarro mantivesse o seu apoio a Rui Moreirta ” ? Foi assim ou não ? Ou sera este mais um caso de enganadora noticia com “título sensacionalista?
    Os Srs jornalistas terão de começar a especificar melhor estas coisas.

RESPONDER

WhatsApp começa a ganhar relevância nas eleições em Portugal

Uma investigadora do ISCTE atribui muita importância aos grupos que começam agora a surgir no WhatsApp, que "não são uma coisa muito visível", mas "chega às pessoas de uma forma diferente" e "mais personalizada". Ainda …

Avioneta da Força Aérea espanhola cai no Mar Menor. Instrutor de voo e aluna morreram

Um instrutor e uma aluna morreram esta quarta-feira depois de um avioneta da Força Aérea Espanhola ter caído no Mar Menor, perto da localidade de San Javier, na região de Múrcia. As duas vítimas mortais eram …

Rosa Grilo reafirma inocência. Amante nega qualquer envolvimento no crime

A segunda sessão do julgamento foi marcada por contradições da arguida Rosa Grilo, acusada do homicídio do marido, em coautoria com o amante. Segundo a SIC Notícias, nesta segunda sessão do julgamento, no Tribunal de Loures, …

Primeiro debate a seis começou com divergências nas pensões e terminou com carne e peixe

Realizou-se nesta quarta-feira o primeiro debate da campanha eleitoral com todos os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar. Transmitido pelas Rádios TSF, Renascença e Antena 1, o debate deixou a nu as divergências ideológicas …

Missão do PPM é alertar para "revolução bolchevique" em Portugal

A missão do Partido Popular Monárquico (PPM) nas eleições legislativas é alertar para "a revolução bolchevique" que está em curso em Portugal, país que corre o risco de se transformar numa Venezuela, segundo o presidente …

Gelado para comer na rua paga mais IVA do que se for para consumir num café

Os gelados estão sujeitos a taxas diferentes de IVA, conforme sejam consumidos num estabelecimento comercial ou se destinem a ser comidos num espaço público. Em causa está a interpretação que o Fisco faz do serviço …

Amigos, amigos, 'Champions' à parte. Ronaldo e Félix encaram-se em duelo lusitano

A primeira jornada da Liga dos Campeões reserva um duelo especial para os portugueses entre o Atlético de Madrid e a Juventus. De lados opostos estarão João Félix e Cristiano Ronaldo. Os portugueses estarão de coração …

Michel Temer usa a palavra "golpe" para falar da destituição de Dilma Rousseff

"Nunca apoiei o golpe e nem fiz nada para que isso acontecesse", disse Michel Temer - que chegou ao poder em 2016, após o processo de destituição de Dilma Rousseff - numa entrevista à emissora …

PGR denuncia irregularidades na investigação ao homicídio de Marielle Franco

Esta terça-feira, a procuradora-geral da República brasileira denunciou irregularidades na investigação do caso do homicídio da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Raquel Dodge, que concluiu o mandato de dois anos na liderança do …

Juncker: Saída do Reino Unido é "desejável e possível", mas risco de 'no deal' é "muito real"

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, defendeu esta quarta-feira, no Parlamento Europeu, que um acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) é "desejável e possível", embora tenha reconhecido que o risco …