Afinal, PS abordou mesmo Júlio Magalhães para a Câmara do Porto

Mário Cruz / Lusa

António Costa cumprimenta Manuel Pizarro. Ana Catarina Veiga Mendes aplaude.

O PS sondou mesmo o jornalista Júlio Magalhães sobre a possibilidade de este ser candidato do partido à Câmara do Porto. A garantia é dada pelo jornal Expresso, que cita fonte próxima do actual director do Porto Canal.

A notícia foi avançada em primeira mão por Luís Marques Mendes, no seu espaço de comentário na SIC, mas a abordagem do PS a Júlio Magalhães foi prontamente desmentida pelos socialistas.

Agora, o semanário Expresso assegura que o jornalista foi mesmo sondado pelo partido antes do anúncio de Manuel Pizarro como candidato do PS à autarquia portuense.

De acordo com o jornal, “um alto dirigente do PS” sondou Júlio Magalhães, na passada sexta-feira, “telefonicamente” para avaliar sobre a possibilidade de este concorrer à Câmara do Porto, como candidato dos socialistas, caso Manuel Pizarro mantivesse o seu apoio a Rui Moreira.

O Expresso cita “fonte próxima” do jornalista e actual director-geral do Porto Canal e também “fonte do PSD/Porto”.

(dr)

O jornalista Júlio Magalhães, director-geral do Porto Canal

Rui Moreira assume que “sem o PS vai ser mais difícil”

Entretanto, Rui Moreira garante, em entrevista à TSF, que “não renunciou ao apoio de ninguém”. “O que o PS queria era uma coligação informal“, salienta o autarca, frisando que não tem interesse num “apoio condicionado”. “Se eu soubesse que era um apoio condicionado, eu teria dito que não”, acrescenta Rui Moreira.

No entanto, depois do “divórcio” com os socialistas, o autarca portuense assume que “sem o PS isto vai ser mais difícil”. Havia uma solução que a cidade do Porto queria e agora já não vai ser a mesma”, diz ainda Rui Moreira, apontando que “num secretariado-geral, as contas são diferentes e foi por isso que isto chegou ao fim”.

“Nós não temos de apagar os incêndios do Largo do Rato”, acrescenta, concluindo que “provavelmente, achavam que o Porto podia ser domesticado“. “O Porto não é assim”.

A decisão do PS de avançar com um candidato próprio surgiu um dia depois do movimento independente de Rui Moreira – “Porto, O Nosso Partido” -, que tem o apoio do CDS-PP, ter anunciado que prescindia do apoio dos socialistas à recandidatura do autarca.

Estela Silva / Lusa

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira (E), acompanhado pelo candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira (E), acompanhado pelo candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro

Esta segunda-feira, os vereadores socialistas na câmara do Porto, Manuel Pizarro e Manuel Correia Fernandes, devolveram os pelouros que detinham – Habitação e Acção Social, bem como Urbanismo, respectivamente.

Na sequência desta decisão, Rui Moreira passa a deter os pelouros da Habitação e Acção Social, da Cultura, da Protecção Civil e do Desporto e Lazer, ao passo que Rui Loza, representante da autarquia na Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), fica a tutelar o Urbanismo.

Na corrida à Câmara do Porto, para as eleições agendadas para 1 de Outubro, além de Rui Moreira e de Manuel Pizarro, somam-se como candidatos o independente Álvaro Almeida, apoiado pelo PSD e pelo PPM, João Semedo, do Bloco de Esquerda, e Ilda Figueiredo, candidata da coligação PCP/PEV.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Se nem numa coisa comesinha como esta, eles são sinceros, como esperam que eles sejam honestos a governar o País?
    Só mesmo uns troca tintas destes para se apoiarem no BE e no PCP !!!!!!

    • Estes comentadores de secretária que julgam que só eles são honestos. Enfim……..não vale a pena comentar mais os seus comentários. Não são capazes de fazer uma análise às noticias sem ser para chamar “desonestos” “gatunos” “aldrabões” etc aos outros.

    • que piada!
      Honestos são os relvas, os passos fedelhos com as tecnoformas, os cavacos silvas com os BPN, os paulinhos portas dos submarinos etc etc…
      Adoro pessoal que acha que a politica é um clube de futebol!
      Não tires esses oculos de alcanena não!!!!

      • Então e os Duartes Limas, os honestíssimos Dias Loureiro e o Arlindo de Carvalho?… Tudo da pandilha Cavaqueira. Foi regabofe completo.

  2. Mas afinal, o PS sondou ou abordou?
    E se o fez, em qualquer dos casos e segundo a noticia, fê-lo condicionalmente e em – “caso Manuel Pizarro mantivesse o seu apoio a Rui Moreirta ” ? Foi assim ou não ? Ou sera este mais um caso de enganadora noticia com “título sensacionalista?
    Os Srs jornalistas terão de começar a especificar melhor estas coisas.

RESPONDER

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …