/

Afinal, pico da pandemia de covid-19 pode ser já em abril

1

Jean-Christophe Bott / EPA

Ao contrário da última previsão de Marta Temido, que apontava o pico da pandemia para o final de maio, alguns epidemiologistas consideram que pode acontecer já em abril.

As mais recentes previsões do Governo, comunicadas pela ministra da Saúde, Marta Temido, apontam o pico da pandemia de covid-19 para fins de maio. No entanto, os números registados nos últimos dias em Portugal podem antecipar o impacto máximo do surto já para abril.

“Aqui no meu computador as previsões muitas vezes são abril e não maio, mas eu compreendo que existam outras abordagens. Contudo, mesmo nos modelos que apontam para maio se as medidas de distanciamento fizerem realmente efeito essas previsões de repente andarão possivelmente para trás”, disse Manuel Carmo Gomes, um dos epidemiologistas que será ouvido pelo Governo na próxima reunião para avaliar a evolução da doença, citado pela TSF.

Em Portugal, o número de casos confirmados tem aumentado a um ritmo progressivamente mais lento. De acordo com o boletim epidemiológico desta segunda-feira, há 6.408 casos de covid-19 em Portugal – mais 446 do que no domingo. As mortes subiram de 119 para 140 e o número de recuperados mantém-se nos 43.

Manuel Carmo Gomes salienta que é normal que as previsões mudem frequentemente e que, ao longo dos próximos dias, mudarão conforme o número de casos confirmados e mortes no território português.

Também o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, diz que as projeções “certamente mudaram de forma relevante” face aos números registados nos últimos dias. “A expectativa era que os números continuassem a subir”, explicou.

O aumento de casos positivos verificado na segunda-feira constitui um aumento de 7,5% em relação ao dia anterior. Esta subida ‘suave’ pode aproximar o pico para um futuro mais próximo.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.