Casos de covid-19 sobem 7,5% em Portugal. Há 140 mortos

Manuel De Almeida / Lusa

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde, há 6.408 casos de covid-19 em Portugal – mais 446 do que no domingo. Mortes sobem de 119 para 140 e o número de recuperados mantém-se nos 43.

O número de casos confirmados de covid-19 subiu para os 6.408, o que constitui um aumento de 7,5% em relação ao dia anterior. Há 571 pessoas internadas, entre as quais 164 nos cuidados intensivos.

O Norte voltou a ser a região com maior aumento de casos, 251 em relação a domingo, numa subida de 7%, tal como Lisboa e Vale do Tejo (99, num total de 1577) e no Algarve (oito, num total de 116).

A região Centro tem mais 75 casos, num total de 784. O Alentejo teve um abrandamento na subida, com apenas mais quatro casos.

A maior subida verificou-se nos Açores, que passaram de 33 para 41 casos.

O maior crescimento deu-se na faixa acima dos 80 anos (mais 78) e 30% dos 446 novos casos positivos foi acima dos 70 anos.

A percentagem de mulheres infetadas tem vindo a subir de forma ligeira e gradual, com mais 64 mulheres do que homens infetados, num total de mais 616.

O número de países e de casos importados não teve alterações em comparação com as informações da véspera: mantêm-se os 38 países com casos importados, num total de 427 casos identificados com especial incidência para Espanha, França e Reino Unido (com mais 13 casos do que Itália).

Os números oficiais dão conta de que há um total de 140 mortes em Portugal, mais 21 em comparação com domingo. A incidência maior fixa-se de novo nas pessoas acima dos 80 anos, com 15 casos. A informação disponibilizada esta segunda-feira não faz ainda referência ao jovem de 14 anos de Ovar que faleceu este domingo em Santa Maria da Feira. Há apenas os casos de duas mulheres abaixo dos 50 anos

O número de recuperados mantém-se nas 43 pessoas. Em conferências de imprensa, no domingo, a ministra da Saúde, Marta Temido, realçou que os números podem estar enviesados por atrasos temporais.

“Este vírus não dá tréguas”

Na conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde António Lacerda Sales diz que “há duas semanas fecharam as escolas e há duas semanas que as famílias estão nas suas casas a fazer a sua parte nesta luta contra a pandemia”. “Temos todos de continuar este trabalho porque este vírus não dá tréguas”.

O responsável agradeceu aos portugueses que têm sido “exemplares” neste comportamento cívico, mas “aos que ainda hesitam em seguir esta conduta, tentados por uma manhã de sol ou por uma falsa ideia de invencibilidade”. “Ficar em casa é salvar vidas”, disse.

Segundo António Lacerda Sales, as prioridades são “testar, isolar, proteger e tratar”.

O responsável explicou que a reserva nacional recebeu, na semana passada, mais de 66 mil testes, 5,2 milhões de máscaras cirúrgicas e 1,2 milhões de respiradores FFP2 entre outros equipamentos como batas e fatos. “Hoje mesmo devem chegar 700 mil respiradores FFP2 e 200 mil testes. Nos próximos dias, 100 toneladas de equipamentos de proteção individual”.

Os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de março e o país encontra-se em estado de emergência desde as 0h de 19 de março e até às 23h59 de 2 de abril.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 640 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 30.000. Dos casos de infeção, pelo menos 130.600 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia. Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ficheiro apreendido a Rui Pinto tinha número de telemóvel da procuradora

Um ficheiro de um dos dispositivos apreendidos ao criador do ‘Football Leaks’, Rui Pinto, contém o número de telemóvel da procuradora do Ministério Público (MP) envolvida no julgamento, Marta Viegas, confirmou a própria na 15.ª …

Rio anuncia vota contra no OE. "O PSD é mais responsável na oposição do que o PS no Governo"

O presidente do PSD anunciou esta quarta-feira o voto contra do partido na proposta de Orçamento do Estado para 2021, dizendo que esse é “o único voto coerente” e porque outra votação nem sequer “evitaria …

"A pandemia derrubou-me." "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, abandona a política

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica disse que continuará a ser "conselheiro" dos companheiros de partido. José "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, renunciou esta terça-feira ao seu lugar no Senado e abandonou definitivamente a política ativa. …

Milhares de reclusos na Nigéria fugiram depois de invasões a prisões

De acordo com as autoridades nigerianas, cerca de 2000 presos fugiram de prisões na Nigéria, após os locais terem sido invadidos por multidões. Foi imposto um recolher obrigatório em resposta à agitação resultante de duas …

Manuel Maria Carrilho absolvido pela terceira vez do crime de violência doméstica

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi esta quarta-feira novamente absolvido do caso de violência doméstica em que era suspeito de ter agredido a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães. Em comunicado Manuel Maria Carrilho explica que o …

Maiores construtoras portuguesas juntam-se contra a "armada espanhola"

As duas maiores construtoras portuguesas, Mota-Engil e Teixeira Duarte, aliaram-se num consórcio, no âmbito de um concurso público lançado pela Infraestruturas de Portugal (IP), para tentar derrotar a concorrência espanhola. Habitualmente concorrentes na disputa pelas grandes …

Novo recorde: SNS24 recebeu mais de 23 mil chamadas só esta segunda-feira

O centro de contactos SNS24 bateu um novo recorde de atendimentos no dia 19 de outubro, com 23.373 chamadas atendidas, revelaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao Público. Os picos de chamadas …

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …