Procuradoria do Brasil pede prisão do ex-presidente José Sarney

O presidente do Senado brasileiro, Renan Calheiros, e o ex-Presidente José Sarney

O procurador-geral da República brasileiro, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros, do ex-Presidente José Sarney, do ex-ministro Romero Jucá e do presidente da câmara afastado, Eduardo Cunha.

A informação foi avançada esta terça-feira pelo jornal brasileiro O Globo, que cita um interlocutor de juízes do STF.

O pedido tem como base os áudios secretos gravados pelo ex-presidente da Transpetro (subsidiária da Petrobras), Sérgio Machado, que sugerem uma tentativa de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, que investiga o maior esquema de corrupção no país, envolvendo dezenas de políticos e várias empresas, entre as quais a Petrobras.

No caso do ex-Presidente José Sarney, é pedida prisão domiciliária com o uso de pulseira eletrónica, devido à sua idade, 86 anos.

Rodrigo Janot pediu igualmente ao STF o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado.

Para Rodrigo Janot, segundo o jornal, o plano dos três para obstruir as investigações seria mais amplo e grave do que a tentativa executada pelo ex-senador Delcídio Amaral, que foi preso por tentar impedir uma delação premiada (troca de informações por redução de pena).

Sérgio Machado informou ao Ministério Público Federal que desviou cerca de 70 milhões de reais (17,6 milhões de euros) de contratos da subsidiária da Petrobras e dividiu a quantia com os três, como forma de pagamento pelo apoio que demonstraram na sua manutenção à frente da Transpetro.

O procurador-geral da República também pediu a prisão do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, por considerar que este continua a interferir nos trabalhos da câmara baixa do Congresso.

Em maio, o Supremo Tribunal Federal brasileiro determinou o fim do mandato do Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, como deputado federal, devido à sua condição de arguido na investigação ao escândalo de corrupção na Petrobras.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas nas manifs. de ódio da direita, gritava-se raivosamente “Lula Ladrão”.
    E o brasileiro bobão alinhava com ignorância e maldade na mentira.
    Parece que para a maioria dos brasileiros, é tudo uma questão para sambar o Carnaval da irresponsabilidade.

RESPONDER

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …