/

Procuradoria do Brasil pede prisão do ex-presidente José Sarney

1

O presidente do Senado brasileiro, Renan Calheiros, e o ex-Presidente José Sarney

O procurador-geral da República brasileiro, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros, do ex-Presidente José Sarney, do ex-ministro Romero Jucá e do presidente da câmara afastado, Eduardo Cunha.

A informação foi avançada esta terça-feira pelo jornal brasileiro O Globo, que cita um interlocutor de juízes do STF.

O pedido tem como base os áudios secretos gravados pelo ex-presidente da Transpetro (subsidiária da Petrobras), Sérgio Machado, que sugerem uma tentativa de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, que investiga o maior esquema de corrupção no país, envolvendo dezenas de políticos e várias empresas, entre as quais a Petrobras.

No caso do ex-Presidente José Sarney, é pedida prisão domiciliária com o uso de pulseira eletrónica, devido à sua idade, 86 anos.

Rodrigo Janot pediu igualmente ao STF o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado.

Para Rodrigo Janot, segundo o jornal, o plano dos três para obstruir as investigações seria mais amplo e grave do que a tentativa executada pelo ex-senador Delcídio Amaral, que foi preso por tentar impedir uma delação premiada (troca de informações por redução de pena).

Sérgio Machado informou ao Ministério Público Federal que desviou cerca de 70 milhões de reais (17,6 milhões de euros) de contratos da subsidiária da Petrobras e dividiu a quantia com os três, como forma de pagamento pelo apoio que demonstraram na sua manutenção à frente da Transpetro.

O procurador-geral da República também pediu a prisão do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, por considerar que este continua a interferir nos trabalhos da câmara baixa do Congresso.

Em maio, o Supremo Tribunal Federal brasileiro determinou o fim do mandato do Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, como deputado federal, devido à sua condição de arguido na investigação ao escândalo de corrupção na Petrobras.

ZAP / Lusa

1 Comment

  1. Mas nas manifs. de ódio da direita, gritava-se raivosamente “Lula Ladrão”.
    E o brasileiro bobão alinhava com ignorância e maldade na mentira.
    Parece que para a maioria dos brasileiros, é tudo uma questão para sambar o Carnaval da irresponsabilidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.