PGR garante que inquérito à tragédia do Meco foi aberto logo de início

Reprodução / RTP Informação

Joana Marques Vidal no programa "Grande Entrevista" da RTP

Joana Marques Vidal no programa “Grande Entrevista” da RTP

A procuradora-geral da República (PGR) garantiu esta quarta-feira que o Ministério Público (MP) abriu inquérito à morte dos seis jovens na praia do Meco logo após a ocorrência da tragédia, negando que o processo “estivesse parado”.

“O MP entrou no processo logo de início. O processo não esteve parado”, disse Joana Marques Vidal ao programa “Grande Entrevista” da RTP, referindo que inicialmente o inquérito correu na Comarca de Sesimbra, tendo posteriormente, face a alguma complexidade e ao impacto social do caso, sido avocado por um magistrado, com mais experiência e de grau superior, do Tribunal de Almada.

Joana Marques Vidal recusou-se a fazer qualquer comentário sobre as críticas feitas pelo anterior PGR Pinto Monteiro à forma como o MP atuou no início deste caso e justificou que “a Polícia Judiciária foi chamada quando o MP entendeu que devia ser”.

Inquéritos em curso

Na entrevista, a PGR confirmou que estão em curso inquéritos (investigações) relacionados com a subconcessão dos Estaleiros de Viana do Castelo, privatizações da EDP, REN e TAP, além das Parcerias Público-Privadas (PPP) e BPN.

Relativamente ao BPN, que já tem um caso em julgamento e outro em vias de ser julgado, Joana Marques Vidal indicou que, “nos próximos meses”, deverão estar concluídos mais três inquéritos, aludindo mesmo que seriam “três acusações”.

“Nos próximos meses serão dadas três acusações no universo BPN“, declarou a PGR, que confirmou que o caso que envolve o ex-conselheiro de Estado Dias Loureiro (PSD) está em investigação.

Relativamente à demora na conclusão do inquérito às PPP, justificou que neste tipo de investigação são precisas “perícias altamente especializadas” e por isso “é necessário tempo”.

Embora sem entrar em pormenores, Joana Marques Vidal confirmou ainda que o atual ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, está a ser investigado quanto às declarações proferidas sobre processos em segredo de justiça, tendo também adiantado que “há alguns inquéritos pendentes relativamente a cidadãos angolanos”, quer na sequência de “queixas concretas”, quer em resultado da Lei de Branqueamento de Capitais.

A PGR sustentou que é necessário “reforçar os poderes de execução” e a “capacidade de investigação” da Polícia Judiciária e considerou que a criminalização do enriquecimento ilícito – defendido pela ministra da Justiça – poderá encontrar uma “formulação jurídica que não seja inconstitucional”.

Quanto à base de dados para agressores sexuais, Joana Marques Vidal salientou que em Portugal já existem outros meios legais de proteção das crianças nesse domínio e que, em caso de introdução da nova medida (que resulta de uma diretiva europeia), o acesso à mesma deve ser “muito limitado”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …