Pfizer admite que deverá ser necessária uma terceira dose (e ser vacinado anualmente)

Abir Sultan / EPA

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, disse que as pessoas vão, “provavelmente”, precisar de uma dose de reforço da vacina contra a covid-19, 12 meses após serem totalmente vacinadas.

“Um cenário provável é que haja necessidade de uma terceira dose, algo entre seis e 12 meses e, a partir daí, haverá uma revacinação anual, mas tudo isso precisa de ser confirmado. E, novamente, as variantes desempenharão um papel fundamental”, disse Albert Courla, CEO da Pfizer, em declarações à CNBC.

Assim, de acordo com Courla, as pessoas vacinadas com as doses da Pfizer podem necessitar de tomar uma terceira dose, um ano depois de estarem totalmente inoculadas, e voltar a vacinar-se anualmente.



O comentário foi feito depois de o CEO da Johnson & Johnson, Alex Gorsky, ter dito, em fevereiro, que as pessoas podem precisar de ser vacinadas contra a covid-19 anualmente, assim como as vacinas contra a gripe sazonal.

Os investigadores ainda não sabem quanto tempo dura a proteção contra o vírus depois de se ser totalmente vacinado.

A Pfizer afirmou, no início deste mês, que a sua vacina é mais de 91% eficaz na proteção contra o coronavírus e mais de 95% eficaz contra doenças graves até seis meses após a segunda dose.

A vacina da Moderna, que usa tecnologia semelhante à da Pfizer, também se mostrou altamente eficaz em seis meses.

Os dados da Pfizer foram baseados em mais de 12 mil participantes vacinados. No entanto, os cientistas dizem que ainda são necessários mais dados para determinar se a proteção dura depois de seis meses.

Esta quinta-feira, o responsável da resposta à pandemia de covid-19 da administração Biden, David Kessler, disse que os norte-americanos deveriam receber injeções de reforço para se proteger contra as diferentes variantes do coronavírus.

Kessler disse aos legisladores dos Estados Unidos que as vacinas atualmente autorizadas são altamente protetoras, mas observou que novas variantes podem “desafiar” a eficácia das vacinas. “Não sabemos tudo neste momento”, disse.

Em fevereiro, a Pfizer e a BioNTech disseram que estavam a testar uma terceira dose da sua vacina para entender melhor a resposta imunológica contra novas variantes.

No final do mês passado, os Institutos Nacionais de Saúde começaram a testar uma nova vacina da Moderna projetada para proteger contra uma variante encontrada pela primeira vez na África do Sul. O CEO da Moderna, Stephane Bancel, disse que a empresa espera ter uma injeção de reforço para a sua vacina de duas doses disponível no outono.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …