Petição para reabertura do inquérito aos submarinos desapareceu do Parlamento

PSD / Flickr

-

Uma petição subscrita por 10 mil pessoas a pedir a reabertura da comissão parlamentar de inquérito à compra dos submarinos, entregue dia 22 de janeiro por via eletrónica, desapareceu nos serviços do Parlamento.

Ao fim de mais de duas semanas, uma fonte oficial ligada a Assunção Esteves, presidente da Assembleia da República, garantiu ao Jornal de Notícias que, com base em informação disponibilizada pelos “serviços”, “na plataforma das petições online da AR não entrou nada“.

Rui Martins, um dos autores da apetição, garante ao jornal ter o comprovativo de que a submissão do documento no site da Assembleia da República foi feita com sucesso e não se mostrou surpreendido e acredita até que possa ter sido descartado antes de ser admitido.

“Tendo em conta o texto, que alude a novos dados sobre o caso, como as reuniões do Grupo Espírito Santo, são capazes de o descartarem antes de ser admitido”, disse ao JN.

O texto foi assinado por 10 mil pessoas e exigia que a comissão parlamentar de inquérito à compra de equipamentos militares fosse reaberta e se focasse somente na aquisição dos dois submarinos alemães – “Tridente” e “Arpão”.

“O documento teve origem numa carta com oito mil assinaturas, entregue à Procuradoria-Geral da República, no início de janeiro, contra o arquivamento do caso. Aí tivemos logo resposta”, explicou ao jornal.

Autor de outras petições que chegaram ao Parlamento no passado, Rui Martins repetiu o envio após ser confrontado pelo JN com a resposta da Assembleia da República de que a petição não se encontrará nos registos.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. mais uma vergonha como cidadão português exijo a reabertura deste processo é escandaloso na Alemanha foram castigados e em Portugal andasse em liberdade a gozar com os impostos dos PORTUGUESES,só quando sair do governo é que vai ser preso?…..

  2. Se na Alemanha foi crime, em Portugal também é! Se calhar os tribunais estão à espera que o Portas caia do cavalo para avançarem…

  3. É uma vergonha mais a somar a tantas outras destes políticos sem vergonha. A petição foi assinada por pessoas de bem. Ser político mandatado deveria ser uma honra, mas não é essa a concepção desses senhores sem vergonha na cara.

  4. Também acho que devem reabrir o inquérito do caso dos submarinos. “ISTO É UM PAÍS OU É UMA CAVERNA DE PIRATAS?” É uma obrigação que os responsáveis (se é que o são) averiguar o que se passa com o dinheiro publico, como nossos servidores devem ser zelosos naquilo que fazem ou então que se ponham a andar se não querem ser corridos. .\\.

RESPONDER

Rio de Janeiro propõe mini carnaval numa ilha para provar eficácia das vacinas

O autarca da cidade brasileira do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, quer celebrar um mini carnaval antecipado na ilha de Paquetá, cuja população será massivamente vacinada contra a Covid-19 no próximo domingo. “Se tudo der certo, …

Coreia do Sul faz exercícios militares perto de ilhas reivindicadas pelo Japão

A Coreia do Sul iniciou exercícios militares nas proximidades de duas ilhas desertas reivindicadas pelo Japão, o que levou Tóquio a cancelar um encontro entre os líderes dos dois países. Segundo o Público, que cita a …

Em direto: Hungria vs Portugal | Já há onzes oficiais

Portugal inicia a defesa do título de Campeão da Europa frente à Hungria, partida que abre o Grupo F da prova. O jogo tem lugar na Puskas Arena, em Budapeste, às 17h. Acompanhe-o ao vivo …

Rio tem "opinião", mas recusa comentar polémica entre Marcelo e Costa

Rui Rio, presidente do PSD, recusou, esta terça-feira, comentar as diferentes posições manifestadas pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República sobre o desconfinamento. Apesar de ter uma "opinião", Rui Rio será "o último" a interferir na …

Marcelo deixa mensagem à Seleção: "Não há empates, temos de jogar para ganhar"

Portugal está em contagem decrescente para a estreia no Europeu. Esta terça-feira, o Presidente da República deixou uma mensagem à Seleção Nacional. Na Turquia, onde vai ver o jogo de Portugal contra a Hungria, Marcelo Rebelo …

Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, …

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …

"Um absurdo". Em 2424 vagas, só 2 professores com menos de 30 anos devem entrar nos quadros

O envelhecimento da carreira docente volta a fazer parte das reclamações da Federação Nacional de Professores (Fenprof), com o secretário-geral da entidade, Mário Nogueira, a revelar que, no próximo concurso de acesso aos quadros da …