Ricardo Salgado quis esconder prémio de 5 milhões do negócio dos submarinos

Nisopedia / Wikimedia

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, o ex-presidente do BES, e mais outros quatro elementos da família Espírito Santo pediram ao Ministério Público que escondesse que receberam uma comissão de 5 milhões de euros, no âmbito do negócio da compra dos submarinos.

Os dados foram divulgados pela Visão, que teve acesso a uma carta com data de Dezembro de 2013, na qual Ricardo Salgado, António Ricciardi, José Manuel Espírito Santo, Manuel Fernando Espírito Santo e Mosqueira do Amaral.

Na carta em causa, os signatários solicitam ao Ministério Público (MP) que não seja divulgado terem recebido 5 milhões de euros do total de 30 milhões pago pelo grupo alemão German Submarine Consortium.

Os cinco signatários justificam que o pagamento desta comissão constitui “matéria da vida privada”, cita a Visão.

Esta carta estará entre os documentos do processo de investigação do negócio dos submarinos que foi arquivado.

Inicialmente, o MP acreditava que os 30 milhões pagos pelo German Submarine Consortium, no âmbito da adjudicação do concurso para a aquisição de dois submarinos, por parte do Estado português, tinham servido para pagar “luvas” a altos responsáveis políticos.

Só mais tarde foram identificados os beneficiários do referido montante, designadamente os administradores da ESCOM, empresa do Grupo Espírito Santo que foi consultora do grupo alemão no negócio.

Os cinco Espírito Santo citados, induzidos por Ricardo Salgado, assumiram então em cartas enviadas ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal que a família foi beneficiária de 5 milhões de euros.

A comissão terá sido paga a título de “remuneração extraordinária” do Conselho Superior do GES, sublinha a Visão.

Estes membros da família Espírito Santo nunca foram chamados a testemunhar no processo, ainda segundo a mesma publicação.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Os Espírito Santo só receberam 5 milhões, mas não eram 30 milhões? Lê-se no texto: – “5 milhões de euros do total de 30 milhões pago pelo grupo alemão German Submarine Consortium.” Então e os outros 25 milhões?

  2. Do que é que as finanças estão à espera para cobrar destes trastes os impostos, multas, custas, abusos etc dos 5 milhões? E o que é que o ministério público está à espera para pôr estes e OUTROS senhores atrás das grades?
    ”… 30 milhões pagos pelo German Submarine Consortium … a administradores da ESCOM…” E ninguém fala do sr. Hélder Batáglia? Está fugido em Angola … agora é tarde. E não se fala dos OUTROS? Agora já podem ir a tribunal. HAJA PACIÊNCIA MEU POVO.

  3. Finalmente! Coitado do Paulo Portas! Muita porrada levaste tu e sem proveito!
    Agora é que aquela tia azedada do PS devia por a boca no megafone e ajoelhar-se de vergonha, pedir desculpa a todos, porque foi uma das mais fervorosas caluniadora de que Portas foi vítima e ao longo de muitos anos!.
    Bom, não só ela mas todos os que aqui invariavelmente, sem conhecimento,só porque, o caluniaram… Apesar dos alertas aqui deixados “que lessem o despacho do tribunal alemão”…

  4. “Esta carta estará entre os documentos do processo de investigação do negócio dos submarinos que foi arquivado” …….. mais do mesmo ……….. e os impostos deste lucro “legal”. Ninguém se questiona? As finanças perseguem os pequenos por deverem centenas de euros ….. neste negócio devem haver impostos a pagar de cerca de 2.000.000 € ………….. á justiça tributária só atua nos pobres? Não haverá um inspetor tributário que leia esta notícia e não haja?

  5. Meus Senhores 30.000.000 “trinta milhões” é muita fruta,será que este País continua sem justiça para os ricos? eu sempre pensei que a justiça é muito rápida mas é para os pobres-Ok.

RESPONDER

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …