Ricardo Salgado quis esconder prémio de 5 milhões do negócio dos submarinos

Nisopedia / Wikimedia

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, o ex-presidente do BES, e mais outros quatro elementos da família Espírito Santo pediram ao Ministério Público que escondesse que receberam uma comissão de 5 milhões de euros, no âmbito do negócio da compra dos submarinos.

Os dados foram divulgados pela Visão, que teve acesso a uma carta com data de Dezembro de 2013, na qual Ricardo Salgado, António Ricciardi, José Manuel Espírito Santo, Manuel Fernando Espírito Santo e Mosqueira do Amaral.

Na carta em causa, os signatários solicitam ao Ministério Público (MP) que não seja divulgado terem recebido 5 milhões de euros do total de 30 milhões pago pelo grupo alemão German Submarine Consortium.

Os cinco signatários justificam que o pagamento desta comissão constitui “matéria da vida privada”, cita a Visão.

Esta carta estará entre os documentos do processo de investigação do negócio dos submarinos que foi arquivado.

Inicialmente, o MP acreditava que os 30 milhões pagos pelo German Submarine Consortium, no âmbito da adjudicação do concurso para a aquisição de dois submarinos, por parte do Estado português, tinham servido para pagar “luvas” a altos responsáveis políticos.

Só mais tarde foram identificados os beneficiários do referido montante, designadamente os administradores da ESCOM, empresa do Grupo Espírito Santo que foi consultora do grupo alemão no negócio.

Os cinco Espírito Santo citados, induzidos por Ricardo Salgado, assumiram então em cartas enviadas ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal que a família foi beneficiária de 5 milhões de euros.

A comissão terá sido paga a título de “remuneração extraordinária” do Conselho Superior do GES, sublinha a Visão.

Estes membros da família Espírito Santo nunca foram chamados a testemunhar no processo, ainda segundo a mesma publicação.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Os Espírito Santo só receberam 5 milhões, mas não eram 30 milhões? Lê-se no texto: – “5 milhões de euros do total de 30 milhões pago pelo grupo alemão German Submarine Consortium.” Então e os outros 25 milhões?

  2. Do que é que as finanças estão à espera para cobrar destes trastes os impostos, multas, custas, abusos etc dos 5 milhões? E o que é que o ministério público está à espera para pôr estes e OUTROS senhores atrás das grades?
    ”… 30 milhões pagos pelo German Submarine Consortium … a administradores da ESCOM…” E ninguém fala do sr. Hélder Batáglia? Está fugido em Angola … agora é tarde. E não se fala dos OUTROS? Agora já podem ir a tribunal. HAJA PACIÊNCIA MEU POVO.

  3. Finalmente! Coitado do Paulo Portas! Muita porrada levaste tu e sem proveito!
    Agora é que aquela tia azedada do PS devia por a boca no megafone e ajoelhar-se de vergonha, pedir desculpa a todos, porque foi uma das mais fervorosas caluniadora de que Portas foi vítima e ao longo de muitos anos!.
    Bom, não só ela mas todos os que aqui invariavelmente, sem conhecimento,só porque, o caluniaram… Apesar dos alertas aqui deixados “que lessem o despacho do tribunal alemão”…

  4. “Esta carta estará entre os documentos do processo de investigação do negócio dos submarinos que foi arquivado” …….. mais do mesmo ……….. e os impostos deste lucro “legal”. Ninguém se questiona? As finanças perseguem os pequenos por deverem centenas de euros ….. neste negócio devem haver impostos a pagar de cerca de 2.000.000 € ………….. á justiça tributária só atua nos pobres? Não haverá um inspetor tributário que leia esta notícia e não haja?

  5. Meus Senhores 30.000.000 “trinta milhões” é muita fruta,será que este País continua sem justiça para os ricos? eu sempre pensei que a justiça é muito rápida mas é para os pobres-Ok.

RESPONDER

Nova Zelândia decreta em junho erradicação de contágios. Está há 13 dias consecutivos sem novos casos

A Nova Zelândia, país que tem sido apontado internacionalmente como exemplar no combate à pandemia de covid-19, prevê decretar a “erradicação da doença” no país no próximo dia 15 de junho. A informação foi avançada esta …

Secretário da Defesa discorda de Trump no envio de tropas para conter distúrbios. Aliados europeus afastam-se

O Secretário norte-americano da Defesa, Mark Esper, rompeu na quarta-feira com o Presidente, Donald Trump, no apoio ao envio das forças armadas para as cidades e os estados que se recusarem "a tomar as medidas …

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Apoio pode chegar a 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …