Ricardo Salgado quis esconder prémio de 5 milhões do negócio dos submarinos

Nisopedia / Wikimedia

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, o ex-presidente do BES, e mais outros quatro elementos da família Espírito Santo pediram ao Ministério Público que escondesse que receberam uma comissão de 5 milhões de euros, no âmbito do negócio da compra dos submarinos.

Os dados foram divulgados pela Visão, que teve acesso a uma carta com data de Dezembro de 2013, na qual Ricardo Salgado, António Ricciardi, José Manuel Espírito Santo, Manuel Fernando Espírito Santo e Mosqueira do Amaral.

Na carta em causa, os signatários solicitam ao Ministério Público (MP) que não seja divulgado terem recebido 5 milhões de euros do total de 30 milhões pago pelo grupo alemão German Submarine Consortium.

Os cinco signatários justificam que o pagamento desta comissão constitui “matéria da vida privada”, cita a Visão.

Esta carta estará entre os documentos do processo de investigação do negócio dos submarinos que foi arquivado.

Inicialmente, o MP acreditava que os 30 milhões pagos pelo German Submarine Consortium, no âmbito da adjudicação do concurso para a aquisição de dois submarinos, por parte do Estado português, tinham servido para pagar “luvas” a altos responsáveis políticos.

Só mais tarde foram identificados os beneficiários do referido montante, designadamente os administradores da ESCOM, empresa do Grupo Espírito Santo que foi consultora do grupo alemão no negócio.

Os cinco Espírito Santo citados, induzidos por Ricardo Salgado, assumiram então em cartas enviadas ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal que a família foi beneficiária de 5 milhões de euros.

A comissão terá sido paga a título de “remuneração extraordinária” do Conselho Superior do GES, sublinha a Visão.

Estes membros da família Espírito Santo nunca foram chamados a testemunhar no processo, ainda segundo a mesma publicação.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Os Espírito Santo só receberam 5 milhões, mas não eram 30 milhões? Lê-se no texto: – “5 milhões de euros do total de 30 milhões pago pelo grupo alemão German Submarine Consortium.” Então e os outros 25 milhões?

  2. Do que é que as finanças estão à espera para cobrar destes trastes os impostos, multas, custas, abusos etc dos 5 milhões? E o que é que o ministério público está à espera para pôr estes e OUTROS senhores atrás das grades?
    ”… 30 milhões pagos pelo German Submarine Consortium … a administradores da ESCOM…” E ninguém fala do sr. Hélder Batáglia? Está fugido em Angola … agora é tarde. E não se fala dos OUTROS? Agora já podem ir a tribunal. HAJA PACIÊNCIA MEU POVO.

  3. Finalmente! Coitado do Paulo Portas! Muita porrada levaste tu e sem proveito!
    Agora é que aquela tia azedada do PS devia por a boca no megafone e ajoelhar-se de vergonha, pedir desculpa a todos, porque foi uma das mais fervorosas caluniadora de que Portas foi vítima e ao longo de muitos anos!.
    Bom, não só ela mas todos os que aqui invariavelmente, sem conhecimento,só porque, o caluniaram… Apesar dos alertas aqui deixados “que lessem o despacho do tribunal alemão”…

  4. “Esta carta estará entre os documentos do processo de investigação do negócio dos submarinos que foi arquivado” …….. mais do mesmo ……….. e os impostos deste lucro “legal”. Ninguém se questiona? As finanças perseguem os pequenos por deverem centenas de euros ….. neste negócio devem haver impostos a pagar de cerca de 2.000.000 € ………….. á justiça tributária só atua nos pobres? Não haverá um inspetor tributário que leia esta notícia e não haja?

  5. Meus Senhores 30.000.000 “trinta milhões” é muita fruta,será que este País continua sem justiça para os ricos? eu sempre pensei que a justiça é muito rápida mas é para os pobres-Ok.

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …