Pedrógão Grande: um mês depois, há 13 milhões de donativos retidos em contas

Paulo Novais / Lusa

Passado um mês desde o grande incêndio de Pedrógão Grande, o dinheiro doado para ajudar as vítimas ainda não chegou a quem precisa. São 13 milhões de euros que estão retidos em contas bancárias.

Os dados foram apurados pela RTP1 e divulgados no programa “Sexta às 9”, no qual se salienta que os donativos, cedidos no âmbito da onda de solidariedade gerada depois do trágico incêndio de Pedrógão Grande, que matou 64 pessoas e destruiu várias casas, estão retidos em contas bancárias geridas por sete entidades diferentes.

O valor total dos donativos retidos ultrapassará os 13 milhões de euros. O Secretário de Estado da Coesão e Desenvolvimento, Nelson Souza, garante ao canal público que o dinheiro vai começar a chegar às pessoas de Pedrógão Grande no final deste mês de Julho.

A RTP1 destaca que só este sábado é que foi publicado o regulamento do REVITA, o mecanismo criado pelo Estado para “gerir a distribuição dessas verbas no terreno”. Este será o passo fundamental para que o dinheiro chegue àqueles de que dele precisam para reconstruir as suas vidas.

Perante a demora na chegada dos fundos à população, Pedro Passos Coelho, líder do PSD, fala em incompetência do Governo. “É incompreensível que o Estado, nem mesmo quando lhe oferecem o dinheiro para acudir às pessoas, tem competência para lhes acudir de facto”, critica o presidente dos sociais-democratas.

“O Estado não falhou apenas há um mês quando aconteceu a tragédia, continua a falhar, continua a não fazer aquilo que é necessário, conseguiu até ainda não ter pronto o pedido de ajuda à União Europeia para poder reforçar os meios de ajuda às populações”, acusou ainda Passos Coelho, em declarações divulgadas pela Rádio Renascença.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que vergonha…
    Mais uma vez as entidades vão embolsar (roubar) os donativos e o dinheiro não chegará a quem foi destinado…

RESPONDER

Calamidade até 30 de maio. Champions com lugares marcados, teletrabalho até ao final do mês

Após a reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que o país continuará em situação de calamidade até 30 de maio. Acompanhada pelo secretário de Estado das …

Greve da Função Pública "não interfere" com negociações, diz Governo

A Frente Comum marcou para o dia 20 uma greve dos trabalhadores da Administração Pública para exigir um aumento dos salários, a valorização das carreiras e a revogação do sistema de avaliação de desempenho dos …

Estado recebeu 671 milhões do Banco de Portugal em 2020

Em ano de pandemia, o Banco de Portugal (BdP) deu 671 milhões de euros em dividendos ao Estado, segundo os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo supervisor da banca. No Relatório do Conselho de Administração de 2020, …

Pedrógão Grande. Testemunha afirma que Câmara a aconselhou a mudar a morada fiscal

A proprietária de uma segunda habitação reconstruída após o incêndio de 2017, em Pedrógão Grande, disse esta quinta-feira que alterou a sua morada fiscal a conselho de um "senhor Bruno", da Câmara Municipal. O julgamento das …

Corrida aos combustíveis. Ciberataque a oleoduto provoca pânico nos EUA

Quase dois terços dos postos de gasolina do sudeste dos Estados Unidos registam escassez de combustível, depois de um ciberataque à maior rede de oleodutos do país ter obrigado a suspender as operações desde sexta-feira. A …

Cecília Meireles sente "enorme tristeza" por ver CDS com 1% nas sondagens

A deputada centrista abordou vários temas numa entrevista, publicada esta quinta-feira, desde a queda do CDS nas sondagens ao seu lugar de deputada na Assembleia da República. Numa entrevista à rádio Renascença e ao jornal Público, …

"Chernobyl do século XXI." Pandemia de covid-19 poderia ter sido evitada, dizem especialistas

A pandemia de covid-19 podia ter sido evitada e o mundo deve aprender com os erros que não permitiram travar a disseminação do vírus, conclui um novo relatório, divulgado esta quarta-feira. A pandemia de covid-19 poderia …

"Estamos a ver a patologia da banca. Uma patologia triste", diz CEO do Novo Banco

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, tem visto, nos últimos tempos, grandes devedores da instituição financeira a explicarem-se na comissão de inquérito, classificando o que assiste como "triste". "Estamos a ver a patologia da …

Maduro aceita conversar com Guaidó sobre "acordo de salvação" da Venezuela

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou estar disposto a reunir-se quando a oposição quiser, um dia depois de o líder opositor Juan Guaidó propor um "acordo de salvação" da Venezuela, entre as "forças democráticas" e …

No Brasil, os "velhos" goleadores estão em destaque (e na Europa, ainda dão cartas)

Os goleadores de quase metade das equipas brasileiras que disputam a Copa Libertadores e a Sul-Americana têm mais de 30 anos. Aos olhos do futebol podem ser "velhos", mas preenchem o vazio dos jovens que …