Pedrógão Grande: “Ministério Público vai acabar por acusar Estado de homicídio”

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

“Ainda a procissão vai no adro”. É assim que Marques Mendes avalia a investigação do Ministério Público à tragédia de Pedrógão Grande, vaticinando que o Estado vai acabar por ser acusado de homicídio por negligência.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes fez o balanço sobre os seis meses da tragédia de Pedrógão Grande que vitimou, pelo menos, 66 pessoas.

O ex-líder do PSD começou por destacar as lacunas do Estado, em termos de responsabilidades políticas, notando que demoraram a ser assumidas. Também criticou a demora no pagamento de indemnizações do Estado às vítimas do grande incêndio.

“Quanto às responsabilidades criminais, ainda a procissão vai no adro”, referiu Marques Mendes, revelando a sua “convicção” de que “o Ministério Público vai acabar por acusar o Estado e entidades de homicídio por negligência“.

Na semana passada, o Departamento de Investigação e Acção Penal de Leiria constituiu como arguidos, no âmbito do inquérito-crime ao incêndio, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, Augusto Arnaut, e o segundo comandante distrital de Leiria da Protecção Civil, Mário Cerol.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acusar o Estado ora o Estado somos todos os contribuintes! Vão os contribuintes ser acusados quando não são eles que estão no governo. O correcto sera o Ministério Publico acusar o governo, isto é quem faz parte do governo e não o Estado. Isso é muito fácil assim os governantes (politicos) vão sempre fazer este e outro tipo de incompetências já que nunca são responsabilizados diretamente. Estes politicos só irão aprender quando lhe forem ao bolso deles e não dos contribuintes que não tem responsabilidade nenhuma e muito menos c/ este governo já que foram os 3 partidos que fizeram a PANELA e não o povo.

RESPONDER

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …

Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático. Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra …