Pedro Siza Vieira admite que entra num “Governo fragilizado”

(dr) PS

Pedro Siza Vieira, novo Ministro Adjunto

O novo Ministro Adjunto e amigo próximo do primeiro-ministro admite que o “Estado falhou” e que o Governo “está fragilizado” mas assegura estar motivado para o novo desafio.

Em declarações ao jornal ECO, Pedro Siza Vieira, sócio da Linklaters e advogado há quase 30 anos, diz que está motivado e que só assim poderia aceitar o convite repentino do amigo de longa data António Costa.

“Tive apenas umas horas para dar uma resposta. Claro que estou motivado. Temos um país devastado, o Estado falhou e temos um Governo fragilizado. Só aceitaria este cargo estando motivado. Por isso claro que estou motivado”, afirmou o novo Ministro Adjunto, de 52 anos.

Segundo o jornal, foi Siza Vieira quem chegou a dar parecer jurídico a Constança Urbano de Sousa, ministra que se demitiu esta quarta-feira, para analisar o contrato com o SIRESP depois da tragédia em Pedrógão Grande.

Agora, diz estar pronto para servir o país. “Estive 30 anos a servir os meus clientes, agora vou servir o meu país”, afirma.

O advogado trabalhou para o consórcio Atlantic Gateway no processo de privatização da TAP e esteve envolvido no dossiê Oitante, sociedade que ficou com os ativos tóxicos do Banif.

Foi conselheiro legal na Câmara Municipal de Lisboa, conselheiro do governador de Macau, é ainda docente na Faculdade de Direito da Universidade Católica em Lisboa e presidente da Associação Portuguesa de Arbitragem.

Atualmente, é também membro da Comissão de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional e, entre 2000 e 2006, foi membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais e também da Associação das Sociedades de Advogados de Portugal, escreve o ECO.

No início de setembro, a imprensa já avançava que Siza Vieira podia juntar-se ao Executivo socialista numa próxima remodelação do Governo, embora não se soubesse qual a pasta que iria assumir.

Agora, junta-se a Eduardo Cabrita, que antes ocupava o cargo de Ministro Adjunto e que passa a ficar com a pasta da Administração Interna. Os dois tomam posse no sábado, às 09h00, no Palácio de Belém.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Banksy só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …