PCP de volta às negociações. Bloco rejeita bluff e exige mais reuniões com Costa

António Pedro Santos / Lusa

Ameaçou, mas não caiu. O PCP ainda está vivo e oficialmente de volta à mesa das negociações. A comitiva do Bloco de Esquerda esteve esta terça-feira reunida com o primeiro-ministro, em São Bento.

No final de agosto, os comunistas ameaçaram não marcar presença nas reuniões com António Costa sobre o Orçamento do Estado, mas agora estão de volta à mesa das negociações, com um encontro marcado para esta quarta-feira. Já a comitiva do Bloco encontrou-se com o primeiro-ministro nesta terça-feira e deixou um aviso: são precisas mais reuniões com António Costa presente.

Ao que apurou o Observador, Catarina Martins avisou o governante de que são necessárias mais reuniões para que seja possível alcançar um acordo e saiu da reunião desta terça-feira com uma marcada já para o próximo fim de semana. Nessa altura, faltará apenas uma semana para a entrega do OE2021 na Assembleia da República.

Para já, o clima é de turbulência e as negociações “não estão fáceis”. Fonte do partido garantiu ao diário que “não é spin, nem bluff” e que as negociações com o Governo são todas “inconclusivas”.

A mesma fonte referiu que, depois de várias reuniões, a sensação que ficou na equipa negocial do BE é que “há pouca abertura para debater o que é permanente [contratações, por exemplo] e que há mais abertura para as questões extraordinárias, em que o Governo está a tentar adequar as medidas [como o investimento nos equipamentos da saúde] aos fundos comunitários”.

Neste processo, o Governo tem adotado uma “dramatização teatral” e tem tido “duas caras”. Se publicamente “ameaça com a crise política”, nas reuniões com os partidos “não avança com respostas ou as que dá são insuficientes”.

No final de agosto, o PCP alegou razões de agenda para desmarcar a reunião com António Costa, mas volta esta quarta-feira à mesa das negociações, disposto a “melhorar” o Orçamento do Estado.

Os comunistas têm mantido o silêncio e o Governo pouco sabe sobre as pretensões do partido para este OE2021. São esperados mais avanços e passos em frente na reunião agendada para esta quarta-feira.

Já o Bloco de Esquerda estabeleceu linhas vermelhas, entre elas o facto de não concordar com a solução de financiar o Fundo de Resolução através da banca, uma vez que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) está entre os grandes contribuidores e isso acaba por manter a ligação entre o banco e o bolso dos contribuintes, ainda que de forma indireta.

O partido de Catarina Martins exige uma auditoria independente, uma reformulação do Fundo de Resolução e que o Estado abra negociações com a Lone Star para reforçar a sua posição acionista. Mas o Governo não respondeu.

O Novo Banco é um tema sensível neste impasse negocial: o BE não aceita que o Estado injete nem mais um cêntimo no Novo Banco e quer uma auditoria pública ao processo de venda. Mas a nova prestação social provisória também não aproxima os parceiros, que não se entendem quanto à condição de recursos – o Governo quer que seja calculada em função do rendimento do agregado familiar e o BE só admite que seja feita com base no rendimento individual.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …