PCP diz que “não há nenhuma razão” para cancelar ou adiar Congresso

(dr) Partido Comunista Português

Jorge Pires, dirigente do PCP

O Partido Comunista Português (PCP) rejeitou esta quinta-feira a hipótese de vir a cancelar o XXI Congresso Nacional do partido, que está marcado para os dias 27 a 29 de novembro. Os comunistas entendem que “não há nenhuma razão” para cancelar ou adiar o Congresso.

“Não há nenhuma razão [mesmo depois de ouvidos os especialistas em saúde pública] para não fazer o Congresso do PCP. Estamos a exercer um direito político, que é um direito constitucional, que o estado de emergência permite”, referiu o dirigente comunista Jorge Pires, após a reunião do Infarmed, citado pelo Jornal Económico.

Jorge Pires salientou que “o PCP é um partido responsável” e que nunca se opôs nem incentivou a oposição às regras e medidas adotadas. No entanto, realçou que nem sempre o PCP esteve de acordo com todas as medidas tomadas, “nomeadamente no estado de emergência ainda em vigor”.

O dirigente comunista assegurou que todas as medida preventivas de segurança sanitária serão tomadas, à imagem daquilo que aconteceu na Festa do Avante.

“Esse filme já nos vimos em relação à Festa do Avante”, disse Jorge Pires. “Temos todas as garantias de que o Congresso irá correr bem e que não irá nascer ali nenhum surto que vá prejudicar o combate à covid-19”.

Jorge Pires sublinhou ainda que o setor da restauração é responsável por apenas 2% dos contágios com o novo coronavirus, citando um estudo, mas sem precisar qual.

“Já se falou aqui nos restaurantes quando o estudo diz que apenas 2% dos casos de transmissão acontecem nos restaurantes, mas fecham-se os restaurantes. Atira-se para a ruína milhares de pequenas empresas da restauração e vai-se atirar para o desemprego dezenas de milhares de pessoas, mas pelos vistos não é ali que está o problema”, afirmou.

“Independentemente do crescimento que se mantém do número de casos, é de realçar que há um decréscimo desse crescimento, que está a ser mais lento”, continuou.

“Estivemos muitas horas a ouvir medidas e mais medidas, todas nos sentido de condicionar os direitos e mobilidade das pessoas, apontando muito no sentido do confinamento e não ouvimos nada sobre medidas no plano sanitário que são fundamentais para combater a doença”, lamentou o dirigente do PCP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esta iniciativa, contra todas as regras do bom senso e semelhança da Festa do Avante , só vai acelerar o fim próximo deste partido , para bem de todos nós.
    Já chega, nada tem a ver com o CHEGA.

    • Essa teve piada, até porque o Chega ainda fez pior, sem máscaras, etc!…
      Estavam bem juntos…
      “Muitos participantes da Convenção do Chega tiraram a máscara e a GNR teve que atuar”
      semanariov.pt/2020/09/20/muitos-participantes-da-convencao-do-chega-tiraram-a-mascara-e-a-gnr-teve-que-atuar/

RESPONDER

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …