Congresso do PCP vai obedecer a regras rígidas, mas Marcelo está preocupado

Manuel de Almeida / Lusa

Os delegados ao XXI congresso do PCP vão obedecer a regras rígidas para entrar e circular do pavilhão Paz e Amizade, em Loures, e terão apenas cadeiras para se sentarem, sem mesas, disse à agência Lusa fonte partidária.

Os delegados, que já foram reduzidos a metade (cerca de 600) como forma de adaptar o congresso às regras para conter a pandemia de covid-19, vão espalhar-se por todo o pavilhão, incluindo as bancadas, com respeito pelas distâncias de segurança.

Os únicos com direito a mesas serão os órgãos executivos, que vão sentar-se na mesa do congresso, disse a mesma fonte partidária, acrescentando que haverá também circuitos de entrada, circulação e saída de delegados e dirigentes do partido.

Além da redução do número de delegados, o PCP optou por não ter convidados de forma a reduzir o número de pessoas no congresso, que já começou a ser criticado pelos partidos de direita.

Esta quarta-feira, à saída da audiência no Palácio de Belém, o secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa, prometeu que o XXI congresso nacional vai ser exemplar quanto às medidas de prevenção da covid-19.

“O nosso congresso vai ser um exemplo demonstrativo de que é possível exercer direitos e liberdades (ato cultural, evento, pequena restauração). Vão ser tomadas todas as medidas sanitárias, em termos de circulação, proteção individual, o que permite dar garantias”, assegurou.

“O Presidente da República não obstaculizou nem levantou dúvidas ou dificuldades em relação à sua realização”, garantiu o comunista, adiantando que tem havido ligação com a Direção-Geral da Saúde (DGS) na preparação do evento.

Apesar destas declarações, o semanário Expresso avança que o chefe de Estado compreendeu as preocupações manifestadas pelo PSD e CDS. Marcelo Rebelo de Sousa, que já tinha lembrado a importância do evento respeitar o recolher obrigatório, terá sinalizado que será difícil explicar aos portugueses que, uma semana depois de ter vigorado em todo o país esta medida tão restritiva, pudesse decorrer um evento partidário com centenas de pessoas em Loures.

Segundo relatos das reuniões ao jornal, o Presidente teme que volte a haver a ideia generalizada de que os comunistas beneficiam de um regime de exceção e que, com isso, haja maior resistência da população a acatar as medidas.

O XXI congresso nacional do PCP realiza-se em 27, 28 e 29 de novembro de 2020 no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, sob o lema “Organizar, Lutar, Avançar – Democracia e Socialismo”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …