Paula Brito e Costa, marido e filho continuam a receber salário da Raríssimas

João Relvas / Lusa

Raríssimas

Passou um mês e meio desde que Sónia Margarida Laygue foi eleita e assumiu a presidência da associação Raríssimas. A nova presidente revela que Paula Brito e Costa, marido e filho continuam a ser remunerados, apesar de suspensos.

Numa entrevista ao Observador um mês e meio depois de ter sido eleita, Sónia Margarida Laygue falou sobre as dificuldades que a Raríssimas atravessa e os planos da nova direção para manter a associação em funcionamento, apesar da crise financeira que atravessam.

A crise começou depois de uma reportagem da TVI ter posto a descoberto a gestão danosa levada a cabo pela sua antecessora, Paula Brito e Costa. A ex-presidente da Raríssimas levaria uma vida de luxo à custa do dinheiro da instituição que, em 2016, recebeu quase um milhão de euros do Estado.

Depois das revelações, a nova presidente encontrou uma associação com uma situação “muito delicada”, revelando que a quebra dos donativos dos mecenas foi significativa. Sónia Margarida, que também é mãe de uma criança com uma doença rara – a Ema, com 3 anos -, não baixou os braços.

Desde que está à frente da instituição, já devolveu um BMW ao stand, que custava 921 euros por mês à Raríssimas, e cortou no pessoal: dois funcionários da instituição saíram – porque “tiveram outras oportunidades de trabalho“, esclareceu – e, em vez de contratar novas pessoas, a direção optou por “reafetar outras pessoas para essas áreas”.

Entretanto, a direção vai estudando as respostas a serviços que a Raríssimas necessita existentes no mercado, “de forma a encontrar os melhores parceiros e reduzir custos também”. Para já, Sónia Laygue não prevê uma redução nos funcionários.

Isso quer dizer que a ex-presidente da associação, Paula Brito e Costa, o marido e o filho, vão continuar a receber os salários, apesar de estarem suspensos.

“Qualquer suspensão, até serem averiguados os factos e enquanto estiver a decorrer o inquérito interno, é remunerada. A Paula continua a ter um salário, tal como o marido e o filho”, explicou Sónia.

Por outro lado, quem não está a ser remunerada é Margarida. “Estou a fazer tudo pro bono, não tenho nenhum tipo de remuneração. Ser remunerada é uma situação que tem de ser votada e aprovada em Assembleia Geral. No entanto, no meu caso, nada disso se aplica, porque desde o primeiro dia disse que iria fazê-lo pro bono“. E acrescenta: “Tenciono manter-me assim.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Como é possível esta gente que andou a ROUBAR a instituição ainda continua a receber?? No mínimo congelavam o salario das 3 personagens “NO GRATAS”.
    Isto está mesmo tudo ao contrario os que roubam recebem quem lá está a trabalhar nada recebe.

  2. É uma vergonha, como é possível continuar a pagar a um ex-funcionário? Ainda por cima um funcionário que lesou a empresa em benefício próprio, despedido com justa causa?

    • Vê-se logo que não conheces a lei do trabalho(ou melhor, EMPREGO)…. É mesmo assim, tive um trabalhador que durante 2 anos ROUBOU 250.000 € da empresa (documentado e verificado)… Comprou uma casa de 140.000 euros e um carro de 70.000 em cash… Para despedi-lo (esteve 5 meses sentado numa secretária sem fazer nada, enquanto decorria o processo disciplinar). No fim, tive de lhe pagar 23.300 euros por decisão do tribunal e ainda ouvi o Juiz chamar-me de incompetente (porque deixei-o roubar). Acha que averiguaram a origem do dinheiro com que ele comprou a casa e o carro?….

        • Processo cível a decorrer à 3 anos e o dito cujo tem a casa em nome do filho menor de idade, alugada a outra pessoa (900 €/mês) . Vendeu o carro ao irmão e neste momento vive no Brasil ….. Apesar de 2 providências cautelares interpostas e ter TIR desde 07/03/2015 na sequência de queixa por burla, conseguiu sair do país em maio de 2015. Mas o problema está onde? No código de trabalho onde o trabalhador é SEMPRE tratado como a vítima….. Em taxas de justiça já paguei mais de 2.000 euros, já para nem falar dos custos com o meu advogado….. A justiça no seu melhor…..

        • O meu segundo comentário chegou depois da resposta, que, como eu dizia, temia intuir.
          Infelizmente, não há por onde, com sistemas “garantistas”.

          Ultima consideração:
          O tipo está fugido, não se goza da casa nem do carro…
          Porque é que o fazem?…

      • Ha ai qualquer coisa estranha.
        E teve de lhe pagar 23.000 porque ?

        Se ha um processo disciplinar só poderá ser dado como culpado no fim
        Esteve 5 meses sem fazer nada porque ? Porque nao queria trabalhar ou porque lhe tirou o trabalho ?

        • Só tinha duas opções, ou tolerava a presença do fulano no local de trabalho e no horário, ou mandava-o para casa com vencimento. Mas a segunda opção podia ser usada pelo adv do sindicato na defesa do “artista”. 5 meses foi o tempo que demorou a acção em tribunal…. 23.300 por falta de prova factual de ilícito (roubo) e consequente indeminização por despedimento sem justa causa visto o “artista” não querer retomar o posto de trabalho (alegou incompatibilidade com o gestor de recursos humanos). E ainda o tribunal decidiu que era ao “artista” que competia escolher a reintegração ao saída como veio a acontecer…. Ainda acha isto estranho?? Então veja acórdãos de recursos em direito de trabalho dos tribunais de relação… Não recorri porque achei que a acção cível ía repor a verdade…. Naife…..

  3. Uma coisa é certa, no dia das eleições eu tenho a certeza de quem fica em casa. São por estas e outras que não acredito em política e outras politiquices…

RESPONDER

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …