Paula Brito e Costa levou documentos da Raríssimas para casa

(dr) Chema Moya / EFE

A presidente da associação Raríssimas, Paula Brito e Costa (esq.) com a rainha de Espanha, Letizia, e a ex-primeira-dama, Maria Cavaco Silva

Os documentos que Paula Brito e Costa, ex-presidente da Raríssimas, terá levado para casa eram cruciais para a investigação e foram encontradas nas buscas realizadas pela PJ durante o dia de ontem.

Segundo a Visão, os inspetores da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária encontraram em casa de Paula Brito e Costa documentos cruciais para a investigação que terão sido levados por esta na quarta-feira.

A documentação apreendida está relacionada com a contabilidade da Raríssimas e da Casa dos Marcos, na Moita.

Nas buscas efetuadas ao gabinete do ex-secretário de Estado Saúde Manuel Delgado foi apreendida correspondência eletrónica – troca de mails entre Manuel Delgado, já enquanto governante, com Paula Brito e Costa. A Casa dos Marcos e a sede da Raríssimas também foram visadas na operação de buscas da Judiciária.

A equipa de inspetores tinha ponderado pedir a aplicação de uma medida de coação para que Paula Brito e Costa fosse afastada das instalações da instituição, caso ela não viesse a ser suspensa pelos elementos da direção ou não aceitasse abandonar o cargo.

Após ter sido suspensa de funções, Paula Brito e Costa foi também constituída arguida pelos crimes de peculato – crime que se refere ao uso de bens públicos para fins privados -, falsificação de documento e recebimento indevido de vantagem.

O DIAP de Lisboa abriu o inquérito há uns dias, na sequência da investigação da TVI que acabou por levar já à demissão do secretário de Estado da Saúde Manuel Delgado, que terá recebido 63 mil euros para ser consultor da Raríssimas na altura da construção da Casa dos Marcos.

Em causa na investigação estão suspeitas de apropriação ilícita dos dinheiros da instituição particular de solidariedade social (IPSS) e o reembolso de “supostas despesas incorridas” no exercício de funções, “através da apresentação de documentação com informações falsas” e o “indevido pagamento” pela Raríssimas “de viagens a titulares de cargos públicos”.

A PJ terá também apreendido correspondência eletrónica e o telemóvel da ex-presidente. Segundo o Correio da Manhã, na mira dos inspetores está ainda Sónia Fertuzinhos, mulher de Vieira da Silva, devido à viagem que fez à Suécia nos dias 8 e 9 de setembro do ano passado.

A investigação quer perceber os contornos em que foi feita a viagem, nomeadamente se foi usado dinheiro da Raríssimas nessa deslocação.

A deputada do PS já tinha afirmado que a deslocação foi inicialmente paga pela Raríssimas, mas que foi posteriormente reembolsada pela instituição que organizou a conferência. É precisamente nesta visita à Suécia que residem as suspeitas do crime de recebimento indevido de vantagem.

O procurador do Ministério Público, nos mandados de busca, faz referência a essas suspeitas. A confirmar-se que a Raríssimas não foi ressarcida do dinheiro que pagou pela viagem, a deputada arrisca ser acusada do mesmo crime.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É sobejamente conhecido, o seu mentor. E agora, vamos andar ” embrulhados ” com os atos condenáveis desta senhora e seus cúmplices, até quando?

RESPONDER

João Mário dispensado dos trabalhos da seleção por lesão

O médio, um dos 25 convocados para os duelos de Portugal com Lituânia e Luxemburgo, de apuramento para o Euro 2020, foi dispensado da seleção nacional, esta segunda-feira, devido a problemas físicos. De acordo com uma …

12 mil anos de história genética mostram que todos os caminhos vão (mesmo) dar a Roma

Afinal, pode haver alguma verdade no famoso provérbio que diz que "todos os caminhos vão a Roma". Essa é a conclusão de investigadores que descobriram a rica história genética da área. No auge do Império Romano, …

Nuno Manta Santos anuncia saída do Marítimo

Nuno Manta Santos deixou de ser o treinador do Marítimo, anunciou, esta segunda-feira, o técnico na sua página do Facebook, deixando a equipa insular no 14.º lugar da I Liga portuguesa de futebol. A saída do …

Marcelo nota "salto" nas relações com Itália mas deixa um desafio à comunidade portuguesa

Esta segunda-feira, em Roma, o Presidente da República considerou que houve "um salto humano" nas relações luso-italianas e um "estreitamento" em termos culturais, económicos e políticos, mas pediu à comunidade portuguesa para "ir mais longe". "Agora …

Falta de funcionários. Brandão Rodrigues responsabiliza algumas escolas por atraso no processo

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lembrou que algumas escolas demoraram a iniciar o processo de contratação de funcionários, garantindo que atualmente há muito mais assistentes e novas formas de colmatar as necessidades dos …

Cientistas inventam novo método para testar neurotoxinas letais sem usar cobaias

Os testes em animais não vão ser mais precisos relativamente a um grupo de neurotoxinas mortais, graças a uma nova investigação da Universidade de Queensland, na Austrália. Por mais benéfica que a Ciência seja para a Humanidade, …

México concede asilo a Morales. Ex-Presidente da Bolívia promete regressar "com mais força"

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou na segunda-feira que está de partida para o México, país que lhe concedeu asilo político, mas prometeu regressar brevemente "com mais força e energia", um dia depois de …

Avós e tios do bebé encontrado no lixo vivem em Portugal

Os avós e os tios do bebé recém-nascido encontrado, na semana passada, num caixote do lixo, em Lisboa, vivem em Portugal e já foram contactados pelo embaixador cabo-verdiano. Em declarações ao jornal Público, o embaixador Eurico …

Aranhas e formigas inspiram metal que não se afunda

Cientistas criaram um metal altamente hidrofóbico que não se consegue afundar. As possíveis aplicações deste material estão a entusiasmar a comunidade científica. A tradição de os humanos se inspirarem nos animais e na natureza para algumas …

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …