Paula Brito e Costa levou documentos da Raríssimas para casa

(dr) Chema Moya / EFE

A presidente da associação Raríssimas, Paula Brito e Costa (esq.) com a rainha de Espanha, Letizia, e a ex-primeira-dama, Maria Cavaco Silva

Os documentos que Paula Brito e Costa, ex-presidente da Raríssimas, terá levado para casa eram cruciais para a investigação e foram encontradas nas buscas realizadas pela PJ durante o dia de ontem.

Segundo a Visão, os inspetores da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária encontraram em casa de Paula Brito e Costa documentos cruciais para a investigação que terão sido levados por esta na quarta-feira.

A documentação apreendida está relacionada com a contabilidade da Raríssimas e da Casa dos Marcos, na Moita.

Nas buscas efetuadas ao gabinete do ex-secretário de Estado Saúde Manuel Delgado foi apreendida correspondência eletrónica – troca de mails entre Manuel Delgado, já enquanto governante, com Paula Brito e Costa. A Casa dos Marcos e a sede da Raríssimas também foram visadas na operação de buscas da Judiciária.

A equipa de inspetores tinha ponderado pedir a aplicação de uma medida de coação para que Paula Brito e Costa fosse afastada das instalações da instituição, caso ela não viesse a ser suspensa pelos elementos da direção ou não aceitasse abandonar o cargo.

Após ter sido suspensa de funções, Paula Brito e Costa foi também constituída arguida pelos crimes de peculato – crime que se refere ao uso de bens públicos para fins privados -, falsificação de documento e recebimento indevido de vantagem.

O DIAP de Lisboa abriu o inquérito há uns dias, na sequência da investigação da TVI que acabou por levar já à demissão do secretário de Estado da Saúde Manuel Delgado, que terá recebido 63 mil euros para ser consultor da Raríssimas na altura da construção da Casa dos Marcos.

Em causa na investigação estão suspeitas de apropriação ilícita dos dinheiros da instituição particular de solidariedade social (IPSS) e o reembolso de “supostas despesas incorridas” no exercício de funções, “através da apresentação de documentação com informações falsas” e o “indevido pagamento” pela Raríssimas “de viagens a titulares de cargos públicos”.

A PJ terá também apreendido correspondência eletrónica e o telemóvel da ex-presidente. Segundo o Correio da Manhã, na mira dos inspetores está ainda Sónia Fertuzinhos, mulher de Vieira da Silva, devido à viagem que fez à Suécia nos dias 8 e 9 de setembro do ano passado.

A investigação quer perceber os contornos em que foi feita a viagem, nomeadamente se foi usado dinheiro da Raríssimas nessa deslocação.

A deputada do PS já tinha afirmado que a deslocação foi inicialmente paga pela Raríssimas, mas que foi posteriormente reembolsada pela instituição que organizou a conferência. É precisamente nesta visita à Suécia que residem as suspeitas do crime de recebimento indevido de vantagem.

O procurador do Ministério Público, nos mandados de busca, faz referência a essas suspeitas. A confirmar-se que a Raríssimas não foi ressarcida do dinheiro que pagou pela viagem, a deputada arrisca ser acusada do mesmo crime.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É sobejamente conhecido, o seu mentor. E agora, vamos andar ” embrulhados ” com os atos condenáveis desta senhora e seus cúmplices, até quando?

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …