Paula Brito e Costa levou documentos da Raríssimas para casa

(dr) Chema Moya / EFE

A presidente da associação Raríssimas, Paula Brito e Costa (esq.) com a rainha de Espanha, Letizia, e a ex-primeira-dama, Maria Cavaco Silva

Os documentos que Paula Brito e Costa, ex-presidente da Raríssimas, terá levado para casa eram cruciais para a investigação e foram encontradas nas buscas realizadas pela PJ durante o dia de ontem.

Segundo a Visão, os inspetores da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária encontraram em casa de Paula Brito e Costa documentos cruciais para a investigação que terão sido levados por esta na quarta-feira.

A documentação apreendida está relacionada com a contabilidade da Raríssimas e da Casa dos Marcos, na Moita.

Nas buscas efetuadas ao gabinete do ex-secretário de Estado Saúde Manuel Delgado foi apreendida correspondência eletrónica – troca de mails entre Manuel Delgado, já enquanto governante, com Paula Brito e Costa. A Casa dos Marcos e a sede da Raríssimas também foram visadas na operação de buscas da Judiciária.

A equipa de inspetores tinha ponderado pedir a aplicação de uma medida de coação para que Paula Brito e Costa fosse afastada das instalações da instituição, caso ela não viesse a ser suspensa pelos elementos da direção ou não aceitasse abandonar o cargo.

Após ter sido suspensa de funções, Paula Brito e Costa foi também constituída arguida pelos crimes de peculato – crime que se refere ao uso de bens públicos para fins privados -, falsificação de documento e recebimento indevido de vantagem.

O DIAP de Lisboa abriu o inquérito há uns dias, na sequência da investigação da TVI que acabou por levar já à demissão do secretário de Estado da Saúde Manuel Delgado, que terá recebido 63 mil euros para ser consultor da Raríssimas na altura da construção da Casa dos Marcos.

Em causa na investigação estão suspeitas de apropriação ilícita dos dinheiros da instituição particular de solidariedade social (IPSS) e o reembolso de “supostas despesas incorridas” no exercício de funções, “através da apresentação de documentação com informações falsas” e o “indevido pagamento” pela Raríssimas “de viagens a titulares de cargos públicos”.

A PJ terá também apreendido correspondência eletrónica e o telemóvel da ex-presidente. Segundo o Correio da Manhã, na mira dos inspetores está ainda Sónia Fertuzinhos, mulher de Vieira da Silva, devido à viagem que fez à Suécia nos dias 8 e 9 de setembro do ano passado.

A investigação quer perceber os contornos em que foi feita a viagem, nomeadamente se foi usado dinheiro da Raríssimas nessa deslocação.

A deputada do PS já tinha afirmado que a deslocação foi inicialmente paga pela Raríssimas, mas que foi posteriormente reembolsada pela instituição que organizou a conferência. É precisamente nesta visita à Suécia que residem as suspeitas do crime de recebimento indevido de vantagem.

O procurador do Ministério Público, nos mandados de busca, faz referência a essas suspeitas. A confirmar-se que a Raríssimas não foi ressarcida do dinheiro que pagou pela viagem, a deputada arrisca ser acusada do mesmo crime.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É sobejamente conhecido, o seu mentor. E agora, vamos andar ” embrulhados ” com os atos condenáveis desta senhora e seus cúmplices, até quando?

RESPONDER

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …