Passos prepara governo muito político, combativo e para durar

Fernando Veludo / Lusa

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho

Passos Coelho só deverá apresentar o novo Executivo no fim da próxima semana e haverá várias caras repetidas da anterior legislatura. Falta saber que coelhos tirará da cartola, mas é certo que será um governo “muito político e combativo”.

É esta a ideia que é deixada ao jornal Sol por “um ministro de Passos Coelho” que não é identificado.

Esta fonte destaca que o primeiro-ministro indigitado por Cavaco Silva pretende “contar com nomes fortes” num Executivo “muito político e combativo”.

Este ministro de Passos nota ainda que “terá de se partir do princípio de que é para durar e não poderá ser feito na base de um Governo de contingência”.

Perante esta ideia, surge a possibilidade de Passos Coelho procurar tentar encontrar escolhas que possam agradar ao PS, numa perspectiva de que os socialistas possam “acabar por viabilizar o programa de Governo do PSD e do CDS e até o Orçamento do Estado para 2016”, conforme sustenta o Sol.

Figuras certas no próximo Executivo deverão ser nomes como Jorge Moreira da Silva, Maria Luís Albuquerque, Luís Marques Guedes e Paulo Macedo, do lado do PSD, e Luís Pedro Mota Soares e Assunção Cristas, além de Paulo Portas, do lado do CDS.

Mas é possível que alguns destes elementos mudem de pastas.

Entretanto, caso sejam aprovadas as moções de rejeição ao novo governo prometidas pelos partidos de esquerda, o mesmo jornal garante que Passos Coelho vai recusar ficar num Governo de Gestão.

Nesse cenário, Cavaco Silva será de novo chamado a intervir e Passos Coelho espera que, então, “chame António Costa para apresentar uma alternativa de governo com o BE e com o PCP”, assegura o Sol.

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. “Perante esta ideia, surge a possibilidade de Passos Coelho procurar tentar encontrar escolhas que possam agradar ao PS”. Uma sugestão: Ninguém do PSD nem do CDS! Isso agradará, de certeza ao PS, ao BE e á CDU (não sei o que pensa o PAN…). Treeeeeeeetaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!

  2. Estes heróis da esquerda (comentadopres daqui) (cheira-me a sornas do funcionalismo público), vão assistir a um lindo funeral.

    • Talvez tenhas razão… Mas quem perde somos TODOS NÓS!!! Até tu! Quando perderes o emprego, tiveres contas que nunca pagarás, ficares sem o carro, a casa e, por fim, emigrares… Nota: Não sou funcionário público… Isso seria sinal que não estaria desempregado juntamente com milhares (talvez milhão…) de portugueses…

  3. No parlamento europeu ámanhã PS vota contra propostas do BE e do PCP… Cá dentro dizem estão à beira de se concertarem (prostituirem políticamente) pelo poder

    • “prostituirem políticamente”? Mas está tudo cego? É o que se faz desde o inicio da democracia! E não é preciso ir muito longe… Olha a coligação (após eleições) do CDS e PSD. Até podem ter ideias diferentes, mas atacaram-se para ganhar alavancagem para o “caminho” do poder (mais no caso do Portas/CDS). E depois eram todos amigos! Prostituem-se TODOS!!! Mas, no meio desta prostituição, vai-se fazendo alguma coisa… merd… ou não, mas vai-se fazendo…

      • Não será pelos defeitos da democracia que a liberdade não deva começar onde termina a dos outros… E isso vem depois da ética em política indossiciável do relativismo moral – Quem ganha ao voto deve governar, se em maioria relativa deve ceder em concertação… O que se tem visto é politiquice de aviário. Um galo aos saltos, sob as asas de alguns lacaios, por cima de tudo e de todos pó poleiro… que se faz tarde.

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …