Passos prepara governo muito político, combativo e para durar

Fernando Veludo / Lusa

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho

Passos Coelho só deverá apresentar o novo Executivo no fim da próxima semana e haverá várias caras repetidas da anterior legislatura. Falta saber que coelhos tirará da cartola, mas é certo que será um governo “muito político e combativo”.

É esta a ideia que é deixada ao jornal Sol por “um ministro de Passos Coelho” que não é identificado.

Esta fonte destaca que o primeiro-ministro indigitado por Cavaco Silva pretende “contar com nomes fortes” num Executivo “muito político e combativo”.

Este ministro de Passos nota ainda que “terá de se partir do princípio de que é para durar e não poderá ser feito na base de um Governo de contingência”.

Perante esta ideia, surge a possibilidade de Passos Coelho procurar tentar encontrar escolhas que possam agradar ao PS, numa perspectiva de que os socialistas possam “acabar por viabilizar o programa de Governo do PSD e do CDS e até o Orçamento do Estado para 2016”, conforme sustenta o Sol.

Figuras certas no próximo Executivo deverão ser nomes como Jorge Moreira da Silva, Maria Luís Albuquerque, Luís Marques Guedes e Paulo Macedo, do lado do PSD, e Luís Pedro Mota Soares e Assunção Cristas, além de Paulo Portas, do lado do CDS.

Mas é possível que alguns destes elementos mudem de pastas.

Entretanto, caso sejam aprovadas as moções de rejeição ao novo governo prometidas pelos partidos de esquerda, o mesmo jornal garante que Passos Coelho vai recusar ficar num Governo de Gestão.

Nesse cenário, Cavaco Silva será de novo chamado a intervir e Passos Coelho espera que, então, “chame António Costa para apresentar uma alternativa de governo com o BE e com o PCP”, assegura o Sol.

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. “Perante esta ideia, surge a possibilidade de Passos Coelho procurar tentar encontrar escolhas que possam agradar ao PS”. Uma sugestão: Ninguém do PSD nem do CDS! Isso agradará, de certeza ao PS, ao BE e á CDU (não sei o que pensa o PAN…). Treeeeeeeetaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!

  2. Estes heróis da esquerda (comentadopres daqui) (cheira-me a sornas do funcionalismo público), vão assistir a um lindo funeral.

    • Talvez tenhas razão… Mas quem perde somos TODOS NÓS!!! Até tu! Quando perderes o emprego, tiveres contas que nunca pagarás, ficares sem o carro, a casa e, por fim, emigrares… Nota: Não sou funcionário público… Isso seria sinal que não estaria desempregado juntamente com milhares (talvez milhão…) de portugueses…

  3. No parlamento europeu ámanhã PS vota contra propostas do BE e do PCP… Cá dentro dizem estão à beira de se concertarem (prostituirem políticamente) pelo poder

    • “prostituirem políticamente”? Mas está tudo cego? É o que se faz desde o inicio da democracia! E não é preciso ir muito longe… Olha a coligação (após eleições) do CDS e PSD. Até podem ter ideias diferentes, mas atacaram-se para ganhar alavancagem para o “caminho” do poder (mais no caso do Portas/CDS). E depois eram todos amigos! Prostituem-se TODOS!!! Mas, no meio desta prostituição, vai-se fazendo alguma coisa… merd… ou não, mas vai-se fazendo…

      • Não será pelos defeitos da democracia que a liberdade não deva começar onde termina a dos outros… E isso vem depois da ética em política indossiciável do relativismo moral – Quem ganha ao voto deve governar, se em maioria relativa deve ceder em concertação… O que se tem visto é politiquice de aviário. Um galo aos saltos, sob as asas de alguns lacaios, por cima de tudo e de todos pó poleiro… que se faz tarde.

RESPONDER

Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a …

"Jojo Rabbit" vence prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto

O filme "Jojo Rabbit" venceu no domingo o prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tornando-se assim um forte candidato a vencedor dos Óscares deste ano. O filme do realizador neozelandês Taika …

Dívida da Assistência na Doença aos Militares ascende a quase 95 milhões de euros

A dívida da Assistência na Doença aos Militares (ADM), gerida pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), ascende a quase 95 milhões de euros, valor que representa um aumento de 5,5% face aos …

Portugal conquista três medalhas na Taça do Mundo de ginástica acrobática

Portugal conquistou no domingo três medalhas, uma de ouro e duas de prata, no último dia da Taça do Mundo de ginástica acrobática. Esta prova antecede o Europeu, que acontecerá entre 30 de Outubro e …

"Nesta legislatura, andámos a recuperar aquilo que tinha sido destruído"

O secretário-geral do PS, António Costa, promete que, na próxima legislatura, o partido vai "fazer o avanço de que o SNS precisa". O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu este domingo que quem quer a …

De esquiador a vencedor da Vuelta, Roglic pedalou para entrar na história

O esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, confirmou este domingo a vitória da Volta à Espanha na sua estreia na competição. O pódio ficou completo com Alejandro Valverde e Tadej Pogacar, respetivamente. O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick …

CDS quer estatuto de benefícios fiscais para o interior

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje em Viseu que o interior deve ter um estatuto de benefícios fiscais, com reduções no IRS, no IRC ou nas portagens. "Temos uma proposta muito forte para o …

Jerónimo responde com sorriso à tese do voto útil do Bloco

O Bloco diz que o voto útil é no BE, contra a maioria absoluta. Jerónimo de Sousa, questionado sobre o que pensa da afirmação de Catarina Martins, respondeu: "Não acho nem deixo de achar. O …

No seu primeiro encontro, Boris dirá a Juncker que não vai adiar novamente o Brexit

Naquela que será a primeira vez que Boris Jonhson e Jean-Claude Juncker se encontram, o primeiro-ministro britânico vai defender que o Reino Unido não está preparado para adiar mais uma vez o Brexit. Boris Johnson prepara-se …

Ataques com drones paralisam metade da produção saudita. Preço do petróleo sobe mais de 10%

Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita paralisaram metade de produção de petróleo do país que é um dos maiores produtores a nível mundial. Segundo a Saudi Aramco, os dez drones explosivos, que …