Passos prepara governo muito político, combativo e para durar

Fernando Veludo / Lusa

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho

Passos Coelho só deverá apresentar o novo Executivo no fim da próxima semana e haverá várias caras repetidas da anterior legislatura. Falta saber que coelhos tirará da cartola, mas é certo que será um governo “muito político e combativo”.

É esta a ideia que é deixada ao jornal Sol por “um ministro de Passos Coelho” que não é identificado.

Esta fonte destaca que o primeiro-ministro indigitado por Cavaco Silva pretende “contar com nomes fortes” num Executivo “muito político e combativo”.

Este ministro de Passos nota ainda que “terá de se partir do princípio de que é para durar e não poderá ser feito na base de um Governo de contingência”.

Perante esta ideia, surge a possibilidade de Passos Coelho procurar tentar encontrar escolhas que possam agradar ao PS, numa perspectiva de que os socialistas possam “acabar por viabilizar o programa de Governo do PSD e do CDS e até o Orçamento do Estado para 2016”, conforme sustenta o Sol.

Figuras certas no próximo Executivo deverão ser nomes como Jorge Moreira da Silva, Maria Luís Albuquerque, Luís Marques Guedes e Paulo Macedo, do lado do PSD, e Luís Pedro Mota Soares e Assunção Cristas, além de Paulo Portas, do lado do CDS.

Mas é possível que alguns destes elementos mudem de pastas.

Entretanto, caso sejam aprovadas as moções de rejeição ao novo governo prometidas pelos partidos de esquerda, o mesmo jornal garante que Passos Coelho vai recusar ficar num Governo de Gestão.

Nesse cenário, Cavaco Silva será de novo chamado a intervir e Passos Coelho espera que, então, “chame António Costa para apresentar uma alternativa de governo com o BE e com o PCP”, assegura o Sol.

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. “Perante esta ideia, surge a possibilidade de Passos Coelho procurar tentar encontrar escolhas que possam agradar ao PS”. Uma sugestão: Ninguém do PSD nem do CDS! Isso agradará, de certeza ao PS, ao BE e á CDU (não sei o que pensa o PAN…). Treeeeeeeetaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!

  2. Estes heróis da esquerda (comentadopres daqui) (cheira-me a sornas do funcionalismo público), vão assistir a um lindo funeral.

    • Talvez tenhas razão… Mas quem perde somos TODOS NÓS!!! Até tu! Quando perderes o emprego, tiveres contas que nunca pagarás, ficares sem o carro, a casa e, por fim, emigrares… Nota: Não sou funcionário público… Isso seria sinal que não estaria desempregado juntamente com milhares (talvez milhão…) de portugueses…

  3. No parlamento europeu ámanhã PS vota contra propostas do BE e do PCP… Cá dentro dizem estão à beira de se concertarem (prostituirem políticamente) pelo poder

    • “prostituirem políticamente”? Mas está tudo cego? É o que se faz desde o inicio da democracia! E não é preciso ir muito longe… Olha a coligação (após eleições) do CDS e PSD. Até podem ter ideias diferentes, mas atacaram-se para ganhar alavancagem para o “caminho” do poder (mais no caso do Portas/CDS). E depois eram todos amigos! Prostituem-se TODOS!!! Mas, no meio desta prostituição, vai-se fazendo alguma coisa… merd… ou não, mas vai-se fazendo…

      • Não será pelos defeitos da democracia que a liberdade não deva começar onde termina a dos outros… E isso vem depois da ética em política indossiciável do relativismo moral – Quem ganha ao voto deve governar, se em maioria relativa deve ceder em concertação… O que se tem visto é politiquice de aviário. Um galo aos saltos, sob as asas de alguns lacaios, por cima de tudo e de todos pó poleiro… que se faz tarde.

RESPONDER

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …

Covid-19: FMI admite que crescimento mundial desça para 3,1% este ano

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional admitiu este domingo que a previsão de 3,3% para o crescimento da economia mundial possa descer 0,1 ou 0,2 pontos percentuais devido à propagação do coronavírus. "Por enquanto, a nossa …

Próximo Orçamento tem de começar a ser apresentado em abril (mas Centeno não o fará)

As novas regras de desenho de orçamentos vão ser novamente adiadas, avança este domingo o semanário Expresso. A equipa das Finanças já está concentrada no próximo Orçamento do Estado. No entanto, apesar de haver uma lei …

Exército do Canadá quer saia da farda mais curta para atrair mulheres

Para aumentar o alistamento de mulheres, o exército do Canadá está a considerar fazer alterações à farda, encurtando as saias, e referir-se às medalhas como "bling", palavra em inglês usada para se referir acessórios caros …