Passos disposto a ceder no IRS e salários, mas Costa olha para os nórdicos

Vítor Pires / portugal.gov.pt

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa

Pedro Passos Coelho e António Costa

Passos Coelho está disposto a fazer cedências para convencer o PS a viabilizar um governo estável da Coligação PSD/CDS-PP. Mas isso poderá não bastar para convencer um António Costa inspirado nos governos da Finlândia e da Dinamarca.

O presidente do PSD admitiu, para chegar a acordo com o PS, acelerar a restituição dos salários no sector público e a remoção da sobretaxa de IRS, desde que sejam respeitadas as metas orçamentais.

Declarações feitas aos jornalistas após o encontro entre PSD, CDS-PP e PS para viabilizar a formação de um governo estável para a próxima legislatura.

Mas esta aproximação entre sociais-democratas e socialistas pode não ser tão fácil e viável como se poderia pensar, até porque líder socialista António Costa, que já recusou a ideia de um Bloco Central, está a jogar à esquerda e à direita.

Fontes socialistas garantem mesmo ao Diário Económico que o líder do PS estará empenhado numa “tentativa de acordos à esquerda”, inspirando-se nos governos da Finlândia e da Dinamarca.

Na Dinamarca, os socialistas ganharam as eleições com 26,3% dos votos, mas quem governa é a coligação de centro-direita que ganhou a maioria parlamentar. O governo do país é liderado por aquele que foi o terceiro partido mais votado nas eleições, o Partido Liberal.

Factos relevados por uma “fonte socialista” citada pelo Diário Económico que salienta ainda que os “socialistas valorizam o facto do Executivo da Finlândia contar com um partido eurocéptico, apesar deste país do Norte da Europa estar no Euro”.

É este dado que ajuda a justificar as conversações socialistas com um PCP que defende a saída de Portugal do Euro.

Costa recorda PàF que o “quadro mudou substancialmente”

António Costa vai ser ouvido pelo Presidente da República na segunda-feira e na terça-feira tem encontro marcado com o Bloco de Esquerda.

Mas, para já, o líder socialista deixa recados aos sociais-democratas, dando a ideia de que não está disposto a facilitar-lhes a vida.

“Ainda bem que a PàF percebeu que tem de propor alguma coisa e não é preciso ser muito atrevido, basta propor”, atirou António Costa.

Uma reacção às palavras do líder social-democrata, Pedro Passos Coelho, que frisou que PSD e CDS-PP vão fazer “um exercício um bocadinho mais atrevido” de tentar “seleccionar propostas do PS” para debater no próximo encontro, marcado para terça-feira.

António Costa promete analisar essas propostas com “boa-fé”, mas vai alertando a Coligação de que tem de compreender que o “quadro político parlamentar mudou substancialmente” desde as legislativas de domingo.

“Não vale a pena fazerem um esforço de fingir que nada de novo aconteceu”, acrescentou o socialista, porque “algo de muito importante aconteceu“, referindo-se à perda de maioria absoluta no parlamento de PSD e CDS-PP.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. A diferença é que os nórdicos não estão em processo de ajustamento e não dependem dos mercados financeiros como os XUXAlistas nos colocaram! Estão a brincar “às políticas”?

    • Obviamente que o PS é o Partido Socialista (do socialismo democrático) do qual destaco um dos mais antigos, homem de carácter e integridade inquestionável, António Barreto.
      Há muito que o partido está doente, supostamente falido de ideias e ao que dizem financeiramente… Daí, sem referências ideológicas, ter-se transformado num partido de “xuxas” de poder pelo poder…

      • Se é assim para que querem o apoio dos que a quem chama “Xuxas”??
        Acha que a Finlandia não está em ajustamento? Ignorancia!!!

  2. eles é que precisam do PS !!!! até o FMI não se escandalizou com a hipótese dum governo de esquerda…e andam agora esses m _ _ _ _ _ a carpir intensamente e acenar com desgraças, como se só eles possam ser os detentores da verdade!! vejam o que fizeram à dívida pública e o que deixaram de fazer para solucionar este desiquilibrio !!!!

  3. O senhor Costa afinal só está inspirado nesses países nórdicos não porque esses governos possam estar talvez a governar bem mas apenas porque lá estão a governar com minoria a que ele aqui também sente o mesmo direito, mas que se coligue á esquerda reacionária e formem um governo e depois cá estaremos para ver o trambolhão do Costa e do PS.

  4. Deve ser por ser um sisteme tão bom que a URSS e depois aFederação Russa deixaramcair o tal de Socialismo ,que os Portuguses ainda andam a tentar recuperar. São mesmo uns tristes, aqueles que acreditam que os seres humano vão mudar e o tal “homem novo” vai aparecer por aí,qual Rei D. Sebastião. Tenho a certeza que nunca leram nada sobre os fundamentos do sistema comunista, nem nada que se lhe pareça, só firam é a comícios e compraram a banha que lhes foi vendida….Não é que o capitalismo seja o melhor sistema do mundo, nada disso, até porque as razões são básicamente as mesmas , o defeito está nos homens, que pensam sempre mais em si que nos outros…

  5. O comentário do Jorge Rodrigues explica tudo. E acrescento ainda o problema dos nossos políticos que sao eleitos para se govermarem e não lutam pelo país ao lado do seu grande povo. e não respeitam quem tem de trabalhar para viver com quase nada.

    • Tem razão!
      Maldita seja a Rússia Sorviética! Malditos os países satelites. Malditos porque comem criancinhas! Malditos porque cospem nas santinhas!

  6. O que António Costa quer é poder, nada mais justifica o que tem feito, não esqueço a traição a Seguro, nem esta peregrinação ridícula de capela em capela a tentar ser Governo. Muito no PS já estão a ver isso e vão afastar-se da cruzada pessoal de Costa pelo Poder. O PS é um partido falido, conforme diversas noticias na Comunicação Social, precisam alimentar os boys e pagar dividas.

  7. É isso tudo mas eu como pessoa de trabalho e do povo só gostava era que o Pais fosse para a frente , seja com ps, psd, esquerda isso para mim não conta rigorosamente nada, até poderia ser a cdu sozinha desde que resolvessem os problemas do Pais a sério, partidos e partidinhos está o pais cheio e de gente que ainda lhes dá credito ou mama com todos eles, mas é assim chamam a isso democracia, esta palavra até mete impressão hoje em dia pois se fosse verdade 80% dos políticos estavam hoje em dia presos e ai talvez quem fosse para a politica o fizesse por gosto e não para encher bolsos senão basta ver desde o 25 Abril quantos novos ricos foram feitos em Portugal e mais importante quantos pertencem a famílias de políticos que passaram nos sucessivos governos desde essa altura, estas verdades a que gostava que um dia um politico chegasse ao governo e as desvendasse todas uma por uma-

  8. Receberam quase 40% dos votos com um programa eleitoral. Estão dispostos a trair os que neles votaram para poderem continuar de poleiro, adoptando um programa
    eleitoral (do PS) que sempre disseram que ia levar o país de volta à bancarrota.

  9. O Sr. Costa está a mostrar mais do mesmo em relação a si próprio. Começando pela forma como “destituiu” Seguro. Espert. Saloia.

RESPONDER

Surtos em lar e infantário fazem 38 infetados nas Caldas da Rainha

Dois surtos de covid-19 foram detetados num lar e num infantário nas Caldas da Rainha, com um total de 38 pessoas infetadas, cinco das quais crianças, confirmou este domingo à agência Lusa o presidente da …

Mais seis mortes e 232 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, nesta segunda-feira, mais seis mortes por covid-19 e mais 232 novos casos, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo. O boletim epidemiológico desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), …

Quebras no turismo triplicam desemprego no Algarve

O desemprego no Algarve aumentou mais de 200% em maio para quase 28 mil desempregados, atingindo sobretudo o setor da hotelaria, que desespera pela chegada de turistas para atenuar o "golpe" de quase três meses …

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …