Passos disposto a ceder no IRS e salários, mas Costa olha para os nórdicos

Vítor Pires / portugal.gov.pt

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa

Pedro Passos Coelho e António Costa

Passos Coelho está disposto a fazer cedências para convencer o PS a viabilizar um governo estável da Coligação PSD/CDS-PP. Mas isso poderá não bastar para convencer um António Costa inspirado nos governos da Finlândia e da Dinamarca.

O presidente do PSD admitiu, para chegar a acordo com o PS, acelerar a restituição dos salários no sector público e a remoção da sobretaxa de IRS, desde que sejam respeitadas as metas orçamentais.

Declarações feitas aos jornalistas após o encontro entre PSD, CDS-PP e PS para viabilizar a formação de um governo estável para a próxima legislatura.

Mas esta aproximação entre sociais-democratas e socialistas pode não ser tão fácil e viável como se poderia pensar, até porque líder socialista António Costa, que já recusou a ideia de um Bloco Central, está a jogar à esquerda e à direita.

Fontes socialistas garantem mesmo ao Diário Económico que o líder do PS estará empenhado numa “tentativa de acordos à esquerda”, inspirando-se nos governos da Finlândia e da Dinamarca.

Na Dinamarca, os socialistas ganharam as eleições com 26,3% dos votos, mas quem governa é a coligação de centro-direita que ganhou a maioria parlamentar. O governo do país é liderado por aquele que foi o terceiro partido mais votado nas eleições, o Partido Liberal.

Factos relevados por uma “fonte socialista” citada pelo Diário Económico que salienta ainda que os “socialistas valorizam o facto do Executivo da Finlândia contar com um partido eurocéptico, apesar deste país do Norte da Europa estar no Euro”.

É este dado que ajuda a justificar as conversações socialistas com um PCP que defende a saída de Portugal do Euro.

Costa recorda PàF que o “quadro mudou substancialmente”

António Costa vai ser ouvido pelo Presidente da República na segunda-feira e na terça-feira tem encontro marcado com o Bloco de Esquerda.

Mas, para já, o líder socialista deixa recados aos sociais-democratas, dando a ideia de que não está disposto a facilitar-lhes a vida.

“Ainda bem que a PàF percebeu que tem de propor alguma coisa e não é preciso ser muito atrevido, basta propor”, atirou António Costa.

Uma reacção às palavras do líder social-democrata, Pedro Passos Coelho, que frisou que PSD e CDS-PP vão fazer “um exercício um bocadinho mais atrevido” de tentar “seleccionar propostas do PS” para debater no próximo encontro, marcado para terça-feira.

António Costa promete analisar essas propostas com “boa-fé”, mas vai alertando a Coligação de que tem de compreender que o “quadro político parlamentar mudou substancialmente” desde as legislativas de domingo.

“Não vale a pena fazerem um esforço de fingir que nada de novo aconteceu”, acrescentou o socialista, porque “algo de muito importante aconteceu“, referindo-se à perda de maioria absoluta no parlamento de PSD e CDS-PP.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. A diferença é que os nórdicos não estão em processo de ajustamento e não dependem dos mercados financeiros como os XUXAlistas nos colocaram! Estão a brincar “às políticas”?

    • Obviamente que o PS é o Partido Socialista (do socialismo democrático) do qual destaco um dos mais antigos, homem de carácter e integridade inquestionável, António Barreto.
      Há muito que o partido está doente, supostamente falido de ideias e ao que dizem financeiramente… Daí, sem referências ideológicas, ter-se transformado num partido de “xuxas” de poder pelo poder…

      • Se é assim para que querem o apoio dos que a quem chama “Xuxas”??
        Acha que a Finlandia não está em ajustamento? Ignorancia!!!

  2. eles é que precisam do PS !!!! até o FMI não se escandalizou com a hipótese dum governo de esquerda…e andam agora esses m _ _ _ _ _ a carpir intensamente e acenar com desgraças, como se só eles possam ser os detentores da verdade!! vejam o que fizeram à dívida pública e o que deixaram de fazer para solucionar este desiquilibrio !!!!

  3. O senhor Costa afinal só está inspirado nesses países nórdicos não porque esses governos possam estar talvez a governar bem mas apenas porque lá estão a governar com minoria a que ele aqui também sente o mesmo direito, mas que se coligue á esquerda reacionária e formem um governo e depois cá estaremos para ver o trambolhão do Costa e do PS.

  4. Deve ser por ser um sisteme tão bom que a URSS e depois aFederação Russa deixaramcair o tal de Socialismo ,que os Portuguses ainda andam a tentar recuperar. São mesmo uns tristes, aqueles que acreditam que os seres humano vão mudar e o tal “homem novo” vai aparecer por aí,qual Rei D. Sebastião. Tenho a certeza que nunca leram nada sobre os fundamentos do sistema comunista, nem nada que se lhe pareça, só firam é a comícios e compraram a banha que lhes foi vendida….Não é que o capitalismo seja o melhor sistema do mundo, nada disso, até porque as razões são básicamente as mesmas , o defeito está nos homens, que pensam sempre mais em si que nos outros…

  5. O comentário do Jorge Rodrigues explica tudo. E acrescento ainda o problema dos nossos políticos que sao eleitos para se govermarem e não lutam pelo país ao lado do seu grande povo. e não respeitam quem tem de trabalhar para viver com quase nada.

    • Tem razão!
      Maldita seja a Rússia Sorviética! Malditos os países satelites. Malditos porque comem criancinhas! Malditos porque cospem nas santinhas!

  6. O que António Costa quer é poder, nada mais justifica o que tem feito, não esqueço a traição a Seguro, nem esta peregrinação ridícula de capela em capela a tentar ser Governo. Muito no PS já estão a ver isso e vão afastar-se da cruzada pessoal de Costa pelo Poder. O PS é um partido falido, conforme diversas noticias na Comunicação Social, precisam alimentar os boys e pagar dividas.

  7. É isso tudo mas eu como pessoa de trabalho e do povo só gostava era que o Pais fosse para a frente , seja com ps, psd, esquerda isso para mim não conta rigorosamente nada, até poderia ser a cdu sozinha desde que resolvessem os problemas do Pais a sério, partidos e partidinhos está o pais cheio e de gente que ainda lhes dá credito ou mama com todos eles, mas é assim chamam a isso democracia, esta palavra até mete impressão hoje em dia pois se fosse verdade 80% dos políticos estavam hoje em dia presos e ai talvez quem fosse para a politica o fizesse por gosto e não para encher bolsos senão basta ver desde o 25 Abril quantos novos ricos foram feitos em Portugal e mais importante quantos pertencem a famílias de políticos que passaram nos sucessivos governos desde essa altura, estas verdades a que gostava que um dia um politico chegasse ao governo e as desvendasse todas uma por uma-

  8. Receberam quase 40% dos votos com um programa eleitoral. Estão dispostos a trair os que neles votaram para poderem continuar de poleiro, adoptando um programa
    eleitoral (do PS) que sempre disseram que ia levar o país de volta à bancarrota.

  9. O Sr. Costa está a mostrar mais do mesmo em relação a si próprio. Começando pela forma como “destituiu” Seguro. Espert. Saloia.

RESPONDER

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …