Costa encosta Passos com ameaça de governo de esquerda

José Sena Goulão / Lusa

Ao fim de quase três horas de reunião entre os líderes de PSD, CDS-PP e PS, fica tudo na mesma e o impasse para a formação do próximo governo de Portugal continua. Foi uma “reunião inconclusiva”, assumiu António Costa, que se ficou pelo afiar de facas para os próximos episódios.

Esta reunião tripartida com vista à procura de soluções de estabilidade para o próximo governo arrancou às 9 da manhã e, volvidas quase três horas, não houve fumo branco.

António Costa revelou aos jornalistas que não houve discussão de “propostas concretas” e que essa fase do processo negocial deverá ocorrer na próxima terça-feira, em novo encontro entre as partes.

O PSD e o CDS-PP, por seu lado, mostram-se “disponíveis para discutir qualquer proposta do PS”, conforme afiançou Passos Coelho no fim da reunião.

E se nenhum dos intervenientes o diz, é evidente que o PS tem neste momento as cartas na mão e, segundo algumas fontes socialistas citadas pelos média, estará a jogar a ameaça da formação de um governo de Esquerda como trunfo.

António Costa conta com a abertura já manifestada por PCP e Bloco de Esquerda para moderarem posições em determinadas áreas, visando um entendimento à esquerda – há rumores de que PS e PCP já terão inclusive trocado documentos com detalhes “técnicos”, noticia a TSF.

Na segunda-feira, o líder do PS reúne-se com o Bloco de Esquerda e só depois disso deverá definir decisivamente a sua estratégia.

Para já, ninguém abre o jogo

No contacto com a comunicação social após o encontro tripartido, Passos Coelho expressou a ideia de que o PSD e o CDS-PP querem acolher propostas do PS para obter um acordo sobre as linhas gerais do seu Programa do Governo e do Orçamento do Estado para 2016, sem traçar “linhas vermelhas”.

Passos Coelho afirmou que esperava que fossem os socialistas a apresentar propostas concretas mas que, como isso não aconteceu, PSD e CDS-PP vão fazer “um exercício um bocadinho mais atrevido” de tentar “seleccionar propostas do PS” para debater no próximo encontro na terça-feira.

António Costa, por seu lado, considerou “bastante inconclusiva” a reunião, atirando para as costas dos partidos da Coligação a responsabilidade de apresentar “propostas concretas”.

No encontro na sede nacional dos sociais-democratas, em Lisboa, Passos Coelho esteve acompanhado dos vice-presidentes do PSD Jorge Moreira da Silva e Marco António Costa.

Pelo CDS-PP estiveram, além de Paulo Portas, os vice-presidentes Assunção Cristas e Pedro Mota Soares.

Já António Costa fez-se acompanhar do presidente do PS, Carlos César, do coordenador do cenário macroeconómico socialista, Mário Centeno, e dos dirigentes nacionais Ana Catarina Mendes e Pedro Nuno Santos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. De alguém com este calibre, tudo se espera… O José Seguro não faria tal coisa, é uma pessoa séria… Já basta o governo ter alguém que não presta … o Sr. Paulo Portas, quanto mais ter mais um o Sr. Costa… Livra!

  2. Portugueses se isto for para o lado que a minoria votou, então digo retirem as vossas poupanças sejam muitas ou poucas porque isto vai cair onde sempre o PS tentou fazer (BANCA ROTA) menos a irmandade destes.

  3. O PS, o partido da fraternidade e do amor ao próximo, leia-se amor de irmão, vai coligar-se com o PCP. Vai cumprir-se um velho desejo de infância. Será um casamento perfeito !!!! para alguns claro …

  4. É lamentável que o povo português não esteja satisfeito da bancas rotas já são 3 e desta maneira cada vez a divida é maior antes do 25 de Abril salvo erro havia 8,5 toneladas de ouro muitos milhões de escudos e hoje todos sabem a divida que temos que tem que ser paga infelizmente pelos mesmos

  5. De quem é a culpa do país estar no estado que está hoje? Alguém me sabe dizer?
    Uma ajudinha em + de 40 anos tivemos apenas 3 partidos a governar!

    Não sejam cabaquistas… nem socristas e muito menos Portistas este grande rato…

  6. Seria o suicídio politico de Costa um governo à esquerda, e seria uma loucura que o PS entraria. O Povo português nunca perdoaria. Mas de Costa já espero tudo. O PS vai perder milhares de votos nas próximas eleições, tanto para a esquerda radical como para a direita. Tirar Costa do PS seria um acto de inteligência. Álvaro Beleza parece ser mais sensato e capaz de unir todos

  7. é bom que os amarelos tenham a noção de que a grande maioria dos portugueses foi e é contra o governo do Coelho. O PS tem agora a oportunidade de governar a pensar no povo.

  8. Eu sou um miserável desempregado e teria tudo para votar contra este governo mas, ainda assim, um governo que junte BE, PCC e PS só me dá calafrios. É como admitir que nunca vamos sair da m****!

    Há 4 anos apliquei o pouco dinheiro que tinha em certificados de aforro. Se o PS formar governo vou correr a tirar de lá o dinheiro porque o mais certo, ficando lá, é eu ser chamado de capitalista por ter emrpestado ao estado. Fico sem o dinheiro e sem o pescoço.

  9. Era o que faltava a massa perdedora governar.
    Tenham vergonha e assumam a derrota pois o povo foi claro.
    A Coligação ganhou é esta que tem de governar.
    O Costa para não perder o tacho anda a fazer estas jogadas sujas reunindo com todos.
    Nem os do próprio partido o querem e quer impor-se ao povo que não o quis?
    Portugal vai em frente sem esta gente de esquerda.

  10. Diz alguém neste espaço de comentário….
    ” Eu sou um miserável desempregado…Há 4 anos apliquei o pouco dinheiro que tinha em certificados de aforro”.
    Afinal, não é miserável!! O subsídio de desemprego dá para os gastos!! 🙂

    Dizia Mário Cesariny…”…afinal o que importa não é haver gente com fome porque assim como assim ainda há muita gente que come “

  11. Costa acaba de montar o circo para atuar como principal protagonista… PCP, os Verdes feitos peões de brega de mãozinha estendida à risada para dentro no palco do rato… Fantoches com poder para 3 convites ao FMI em 40 anos… Esquecendo que o PSD viabilizou 3 orçamentos do Guterres em minoria no parlamento! Xuxalismo nunca mais! Abaixo os porco do xuxalismo. Que se ergam os verdadeiros do socialismo democrático. Não desacreditem a democracia.

  12. O PS não chegou a ser “julgado” pelo que fez ao país através de Sócrates, nem pelo que permitiu que se fizesse ao António José Seguro!

RESPONDER

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …