Costa encosta Passos com ameaça de governo de esquerda

José Sena Goulão / Lusa

Ao fim de quase três horas de reunião entre os líderes de PSD, CDS-PP e PS, fica tudo na mesma e o impasse para a formação do próximo governo de Portugal continua. Foi uma “reunião inconclusiva”, assumiu António Costa, que se ficou pelo afiar de facas para os próximos episódios.

Esta reunião tripartida com vista à procura de soluções de estabilidade para o próximo governo arrancou às 9 da manhã e, volvidas quase três horas, não houve fumo branco.

António Costa revelou aos jornalistas que não houve discussão de “propostas concretas” e que essa fase do processo negocial deverá ocorrer na próxima terça-feira, em novo encontro entre as partes.

O PSD e o CDS-PP, por seu lado, mostram-se “disponíveis para discutir qualquer proposta do PS”, conforme afiançou Passos Coelho no fim da reunião.

E se nenhum dos intervenientes o diz, é evidente que o PS tem neste momento as cartas na mão e, segundo algumas fontes socialistas citadas pelos média, estará a jogar a ameaça da formação de um governo de Esquerda como trunfo.

António Costa conta com a abertura já manifestada por PCP e Bloco de Esquerda para moderarem posições em determinadas áreas, visando um entendimento à esquerda – há rumores de que PS e PCP já terão inclusive trocado documentos com detalhes “técnicos”, noticia a TSF.

Na segunda-feira, o líder do PS reúne-se com o Bloco de Esquerda e só depois disso deverá definir decisivamente a sua estratégia.

Para já, ninguém abre o jogo

No contacto com a comunicação social após o encontro tripartido, Passos Coelho expressou a ideia de que o PSD e o CDS-PP querem acolher propostas do PS para obter um acordo sobre as linhas gerais do seu Programa do Governo e do Orçamento do Estado para 2016, sem traçar “linhas vermelhas”.

Passos Coelho afirmou que esperava que fossem os socialistas a apresentar propostas concretas mas que, como isso não aconteceu, PSD e CDS-PP vão fazer “um exercício um bocadinho mais atrevido” de tentar “seleccionar propostas do PS” para debater no próximo encontro na terça-feira.

António Costa, por seu lado, considerou “bastante inconclusiva” a reunião, atirando para as costas dos partidos da Coligação a responsabilidade de apresentar “propostas concretas”.

No encontro na sede nacional dos sociais-democratas, em Lisboa, Passos Coelho esteve acompanhado dos vice-presidentes do PSD Jorge Moreira da Silva e Marco António Costa.

Pelo CDS-PP estiveram, além de Paulo Portas, os vice-presidentes Assunção Cristas e Pedro Mota Soares.

Já António Costa fez-se acompanhar do presidente do PS, Carlos César, do coordenador do cenário macroeconómico socialista, Mário Centeno, e dos dirigentes nacionais Ana Catarina Mendes e Pedro Nuno Santos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. De alguém com este calibre, tudo se espera… O José Seguro não faria tal coisa, é uma pessoa séria… Já basta o governo ter alguém que não presta … o Sr. Paulo Portas, quanto mais ter mais um o Sr. Costa… Livra!

  2. Portugueses se isto for para o lado que a minoria votou, então digo retirem as vossas poupanças sejam muitas ou poucas porque isto vai cair onde sempre o PS tentou fazer (BANCA ROTA) menos a irmandade destes.

  3. O PS, o partido da fraternidade e do amor ao próximo, leia-se amor de irmão, vai coligar-se com o PCP. Vai cumprir-se um velho desejo de infância. Será um casamento perfeito !!!! para alguns claro …

  4. É lamentável que o povo português não esteja satisfeito da bancas rotas já são 3 e desta maneira cada vez a divida é maior antes do 25 de Abril salvo erro havia 8,5 toneladas de ouro muitos milhões de escudos e hoje todos sabem a divida que temos que tem que ser paga infelizmente pelos mesmos

  5. De quem é a culpa do país estar no estado que está hoje? Alguém me sabe dizer?
    Uma ajudinha em + de 40 anos tivemos apenas 3 partidos a governar!

    Não sejam cabaquistas… nem socristas e muito menos Portistas este grande rato…

  6. Seria o suicídio politico de Costa um governo à esquerda, e seria uma loucura que o PS entraria. O Povo português nunca perdoaria. Mas de Costa já espero tudo. O PS vai perder milhares de votos nas próximas eleições, tanto para a esquerda radical como para a direita. Tirar Costa do PS seria um acto de inteligência. Álvaro Beleza parece ser mais sensato e capaz de unir todos

  7. é bom que os amarelos tenham a noção de que a grande maioria dos portugueses foi e é contra o governo do Coelho. O PS tem agora a oportunidade de governar a pensar no povo.

  8. Eu sou um miserável desempregado e teria tudo para votar contra este governo mas, ainda assim, um governo que junte BE, PCC e PS só me dá calafrios. É como admitir que nunca vamos sair da m****!

    Há 4 anos apliquei o pouco dinheiro que tinha em certificados de aforro. Se o PS formar governo vou correr a tirar de lá o dinheiro porque o mais certo, ficando lá, é eu ser chamado de capitalista por ter emrpestado ao estado. Fico sem o dinheiro e sem o pescoço.

  9. Era o que faltava a massa perdedora governar.
    Tenham vergonha e assumam a derrota pois o povo foi claro.
    A Coligação ganhou é esta que tem de governar.
    O Costa para não perder o tacho anda a fazer estas jogadas sujas reunindo com todos.
    Nem os do próprio partido o querem e quer impor-se ao povo que não o quis?
    Portugal vai em frente sem esta gente de esquerda.

  10. Diz alguém neste espaço de comentário….
    ” Eu sou um miserável desempregado…Há 4 anos apliquei o pouco dinheiro que tinha em certificados de aforro”.
    Afinal, não é miserável!! O subsídio de desemprego dá para os gastos!! 🙂

    Dizia Mário Cesariny…”…afinal o que importa não é haver gente com fome porque assim como assim ainda há muita gente que come “

  11. Costa acaba de montar o circo para atuar como principal protagonista… PCP, os Verdes feitos peões de brega de mãozinha estendida à risada para dentro no palco do rato… Fantoches com poder para 3 convites ao FMI em 40 anos… Esquecendo que o PSD viabilizou 3 orçamentos do Guterres em minoria no parlamento! Xuxalismo nunca mais! Abaixo os porco do xuxalismo. Que se ergam os verdadeiros do socialismo democrático. Não desacreditem a democracia.

  12. A Coligação ganhou as eleições com maioria relativa, claro que é a Coligação PSD/CDS que o Presidente da República chamou Passos Coelho e o incumbiu de formar governo o que é normal, apesar dos tachistas os extremistas PCP e BE, a criticarem o Presidente da República que devia receber todos os partidos!!!
    Mas quem ganhou as eleições?
    Foi o PSD/CDS, portanto em democracia o Presidente da República fez bem.
    O PCP e BE como sempre querem é o tacho e custe o que custar querem é ser governo, pois não vai ser, porque se o for eu vou alevantar as minhas poupanças porque a 100% o país vai para a Banca Rôta.
    Têm dúvidas?
    Pois não tenham porque é a realidade.
    Apelo porque sou democrático, sou militante Socialista e não quero o meu partido a fazer coligação com o PCP e BE em Governo de Portugal, porque as ideias dessa extrema esquerda é radical e é a favôr de Portugal sair da União Europeia.
    Pois, mas os únicos que têm as ideias parecidas é PS e PSD/CDS, para o bem de todos nós é a melhor solução para o país, e de lembrar que devemos milhares de milhões de euros á TROIKA, FMI etc…estamos na União Europeia, meus amigos e camaradas.
    Sair hoje era um desastre, devíamos sim, era não termos entrado e não aderirmos ao euro, que os culpados foram Mário Soares e Sócrates, que assim o custo de vida subiu três vezes mais e os ordenados ficaram os mesmos!!!
    “PORREIRO PÁ”…
    PORTANDO DIGO SEMPRE A VERDADE E APELO QUE:
    “VALE MAIS UM PÁSSARO NA MÃO, QUE DOIS A VOAR”…

  13. O PS não chegou a ser “julgado” pelo que fez ao país através de Sócrates, nem pelo que permitiu que se fizesse ao António José Seguro!

RESPONDER

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …