Passos considera inviável cenário de governação com o PS

portugal.gov.pt

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa

O presidente do PSD apontou esta terça-feira um cenário de governação com o PS como inviável e, partindo dessa premissa, dramatizou a necessidade de conseguir uma maioria nas legislativas que assegure estabilidade governativa.

Segundo vários sociais-democratas contactados pela agência Lusa, esta foi a principal novidade deixada por Pedro Passos Coelho na reunião do Conselho Nacional do PSD que teve início perto das 21h30 de terça-feira e terminou cerca da uma da madrugada.

De acordo com as mesmas fontes, Passos Coelho não abordou a questão do Bloco Central em termos de princípio, antes sustentou que historicamente o PS não tem estado disponível para apoiar o PSD no poder, para concluir que uma solução de Governo estável liderada pelos sociais-democratas não pode estar dependente dos socialistas.

Nesta reunião do órgão máximo do PSD entre congressos, o primeiro-ministro e presidente dos sociais-democratas nada anunciou sobre uma eventual aliança com CDS-PP para as legislativas nem fez um ponto da situação de conversações com os centristas.

Contudo, Passos Coelho falou de passagem deste tema, colocando em aberto a opção entre uma coligação pré-eleitoral ou pós-eleitoral, e não deixou de referir que o ideal era os sociais-democratas não necessitarem dos centristas para terem maioria absoluta para governar.

Quando houver uma decisão sobre esta matéria o tema será levado a um Conselho Nacional extraordinário, a convocar entretanto, prometeu. As presidenciais foram outra questão remetida para mais tarde pelo presidente do PSD.

Ninguém prestou declarações aos jornalistas à entrada nem à saída desta reunião do Conselho Nacional do PSD, realizada num hotel de Lisboa.

Como tem sido habitual, assistiram a esta reunião membros do Governo que não são dirigentes sociais-democratas, entre eles a ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, o ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, e a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pudera! São os mesmo que num dia ao noticiário do almoço diziam que Portugal não precisava do FMI e no noticiário do dia seguinte ao jantar disseram que iam recorrer à ajuda externa (FMI)… Aliás, desde há 4 anos que não deixaram de por a boca no trombone… Andaram por aí como se nada fosse. “Apunhalaram” pelas costas o J.Seguro e aí estão eles desde sempre: Os mesmo de 2 consulados e alguns na TV pública… Sócrates (à sombra), Augusto S.Silva (Especialista em Honestidade Intelectual sem eira nem beira) A.Costa nº2 do grande líder, Teixeira dos Santos só agora disse qualquer coisita, o abnegado do grande líder Pedro Silva Pereira (.) Alberto de Sousa Martins (.), Vieira da Silva, Maria Gabriela Canavilhas (.), Carlos Zorrinho (.) Paulo Campos (.) António Galamba, Francisco Assis (anda calado) , Fernando Medina, Inês de Medeiros Vitorino de Almeida, José Lello, José Magalhães, João Soares, Vitalino Canas, Maria de Belém. Ferro Rodrigues e outros ao serviço…
    Destacam-se alguns que por honestidade intelectual se demarcaram: Luís Amado (Ministro Estado e Negócios Estrangeiros), Mariano Gago (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Henrique Neto ou João Cravinho, José Vitorino… Mas há muitos mais Socialistas que não se revêm nesta ‘desgraça’

    Luís Amado (Estado e Negócios Estrangeiros

RESPONDER

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …