Passos considera inviável cenário de governação com o PS

portugal.gov.pt

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa

O presidente do PSD apontou esta terça-feira um cenário de governação com o PS como inviável e, partindo dessa premissa, dramatizou a necessidade de conseguir uma maioria nas legislativas que assegure estabilidade governativa.

Segundo vários sociais-democratas contactados pela agência Lusa, esta foi a principal novidade deixada por Pedro Passos Coelho na reunião do Conselho Nacional do PSD que teve início perto das 21h30 de terça-feira e terminou cerca da uma da madrugada.

De acordo com as mesmas fontes, Passos Coelho não abordou a questão do Bloco Central em termos de princípio, antes sustentou que historicamente o PS não tem estado disponível para apoiar o PSD no poder, para concluir que uma solução de Governo estável liderada pelos sociais-democratas não pode estar dependente dos socialistas.

Nesta reunião do órgão máximo do PSD entre congressos, o primeiro-ministro e presidente dos sociais-democratas nada anunciou sobre uma eventual aliança com CDS-PP para as legislativas nem fez um ponto da situação de conversações com os centristas.

Contudo, Passos Coelho falou de passagem deste tema, colocando em aberto a opção entre uma coligação pré-eleitoral ou pós-eleitoral, e não deixou de referir que o ideal era os sociais-democratas não necessitarem dos centristas para terem maioria absoluta para governar.

Quando houver uma decisão sobre esta matéria o tema será levado a um Conselho Nacional extraordinário, a convocar entretanto, prometeu. As presidenciais foram outra questão remetida para mais tarde pelo presidente do PSD.

Ninguém prestou declarações aos jornalistas à entrada nem à saída desta reunião do Conselho Nacional do PSD, realizada num hotel de Lisboa.

Como tem sido habitual, assistiram a esta reunião membros do Governo que não são dirigentes sociais-democratas, entre eles a ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, o ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, e a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pudera! São os mesmo que num dia ao noticiário do almoço diziam que Portugal não precisava do FMI e no noticiário do dia seguinte ao jantar disseram que iam recorrer à ajuda externa (FMI)… Aliás, desde há 4 anos que não deixaram de por a boca no trombone… Andaram por aí como se nada fosse. “Apunhalaram” pelas costas o J.Seguro e aí estão eles desde sempre: Os mesmo de 2 consulados e alguns na TV pública… Sócrates (à sombra), Augusto S.Silva (Especialista em Honestidade Intelectual sem eira nem beira) A.Costa nº2 do grande líder, Teixeira dos Santos só agora disse qualquer coisita, o abnegado do grande líder Pedro Silva Pereira (.) Alberto de Sousa Martins (.), Vieira da Silva, Maria Gabriela Canavilhas (.), Carlos Zorrinho (.) Paulo Campos (.) António Galamba, Francisco Assis (anda calado) , Fernando Medina, Inês de Medeiros Vitorino de Almeida, José Lello, José Magalhães, João Soares, Vitalino Canas, Maria de Belém. Ferro Rodrigues e outros ao serviço…
    Destacam-se alguns que por honestidade intelectual se demarcaram: Luís Amado (Ministro Estado e Negócios Estrangeiros), Mariano Gago (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Henrique Neto ou João Cravinho, José Vitorino… Mas há muitos mais Socialistas que não se revêm nesta ‘desgraça’

    Luís Amado (Estado e Negócios Estrangeiros

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …