Passos Coelho cancela participação em fórum para afastar “especulações infundadas” sobre o seu regresso

Miguel A. Lopes / Lusa

O antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu cancelar a presença numa conversa via Zoom agendada para 25 de março, inserida num ciclo denominado “Repensar Portugal”.

Esta quinta-feira, o semanário Expresso adiantou que o antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho tinha uma conversa agendada para 25 de março a partir das 18h, via Zoom, integrada na série “Repensar Portugal”, da escola de gestão INSEAD.

No entanto, o ex-governante decidiu cancelar a sua presença no evento, segundo avançou o Observador na noite de quinta-feira. Segundo o jornal online, o antigo chefe de Governo “não gostou de ler especulações infundadas sobre o seu regresso à vida política”.

O antigo líder social-democrata tinha sido convidado para um evento de carácter privado e restrito e não gostou de ler interpretações abusivas sobre a sua participação no fórum digital.

Numa altura em que muitos sociais-democratas já manifestaram abertamente o desejo do seu regresso, voltar à vida política não está no horizonte imediato de Passos Coelho.

Esta situação surge no mesmo dia em que o presidente da Câmara de Cascais, o social-democrata Carlos Carreiras, criticou a liderança do líder do PSD e deixou rasgados elogios ao seu antecessor.

Em entrevista ao ao jornal Público e à Renascença, o autarca disse que estaria na “primeira fila” para receber Passos Coelho se o ex-primeiro-ministro decidisse regressar à política.

“Disse que estaria na primeira fila, quando, e a que lugar, Passos Coelho quiser concorrer, porque acho que lhe devo isso, não enquanto militante do PSD, mas enquanto português”, disse, acrescentando que “foi um grande estadista”, que “teve de ultrapassar dificuldades monstruosas, sempre na defesa dos superiores interesses da República”, mas também “dificuldades na sua vida pessoal”.

Por outro lado, Carlos Carreiras considerou que “não é justo pressionar”, até porque “no caso dele seria contraproducente”. “Passos Coelho responde pela sua cabeça e pela sua consciência. Depende muito da própria análise que ele faz, porque é um ato de vontade. Nunca acreditei em ‘Dom Sebastiões’, nem ele acredita. Agora, se tiver essa vontade, esse ensejo, acho que o país não pode desperdiçar um homem com as capacidades dele”.

Por sua vez, Rio Rio, em entrevista na semana passada ao Observador, admitiu que tem conversado “pouco” com Passos Coelho. “Falámos desde que ele saiu e eu entrei, mas pouco”, atalhou, recusando revelar o conteúdo das conversas, salientando que “isso é da relação dos dois”.

“Ele não anda aí, e bem, a meter-se e a falar e a querer intervir”, afirmou o líder do principal partido da oposição.

Relativamente ao seu eventual regresso, Rio rejeitou comentar. “Isso tem de lhe perguntar a ele, não a mim”, atirou.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …