Passos Coelho cancela participação em fórum para afastar “especulações infundadas” sobre o seu regresso

Miguel A. Lopes / Lusa

O antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu cancelar a presença numa conversa via Zoom agendada para 25 de março, inserida num ciclo denominado “Repensar Portugal”.

Esta quinta-feira, o semanário Expresso adiantou que o antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho tinha uma conversa agendada para 25 de março a partir das 18h, via Zoom, integrada na série “Repensar Portugal”, da escola de gestão INSEAD.

No entanto, o ex-governante decidiu cancelar a sua presença no evento, segundo avançou o Observador na noite de quinta-feira. Segundo o jornal online, o antigo chefe de Governo “não gostou de ler especulações infundadas sobre o seu regresso à vida política”.

O antigo líder social-democrata tinha sido convidado para um evento de carácter privado e restrito e não gostou de ler interpretações abusivas sobre a sua participação no fórum digital.

Numa altura em que muitos sociais-democratas já manifestaram abertamente o desejo do seu regresso, voltar à vida política não está no horizonte imediato de Passos Coelho.

Esta situação surge no mesmo dia em que o presidente da Câmara de Cascais, o social-democrata Carlos Carreiras, criticou a liderança do líder do PSD e deixou rasgados elogios ao seu antecessor.

Em entrevista ao ao jornal Público e à Renascença, o autarca disse que estaria na “primeira fila” para receber Passos Coelho se o ex-primeiro-ministro decidisse regressar à política.

“Disse que estaria na primeira fila, quando, e a que lugar, Passos Coelho quiser concorrer, porque acho que lhe devo isso, não enquanto militante do PSD, mas enquanto português”, disse, acrescentando que “foi um grande estadista”, que “teve de ultrapassar dificuldades monstruosas, sempre na defesa dos superiores interesses da República”, mas também “dificuldades na sua vida pessoal”.

Por outro lado, Carlos Carreiras considerou que “não é justo pressionar”, até porque “no caso dele seria contraproducente”. “Passos Coelho responde pela sua cabeça e pela sua consciência. Depende muito da própria análise que ele faz, porque é um ato de vontade. Nunca acreditei em ‘Dom Sebastiões’, nem ele acredita. Agora, se tiver essa vontade, esse ensejo, acho que o país não pode desperdiçar um homem com as capacidades dele”.

Por sua vez, Rio Rio, em entrevista na semana passada ao Observador, admitiu que tem conversado “pouco” com Passos Coelho. “Falámos desde que ele saiu e eu entrei, mas pouco”, atalhou, recusando revelar o conteúdo das conversas, salientando que “isso é da relação dos dois”.

“Ele não anda aí, e bem, a meter-se e a falar e a querer intervir”, afirmou o líder do principal partido da oposição.

Relativamente ao seu eventual regresso, Rio rejeitou comentar. “Isso tem de lhe perguntar a ele, não a mim”, atirou.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …

China pede a membro do Governo japonês que beba água de Fukushima

O Japão garante que a água de Fukushima que vai despejar no Pacífico não representa nenhum perigo para a saúde e pode até ser consumida. Para o provar a China pediu a um oficial japonês …