Passaportes verdes estarão em funcionamento em junho. Portugal testa já este mês

Os Certificados Verdes Digitais (CVD), que servirão para facilitar a circulação na União Europeia (UE), estão a ser ultimados do ponto de vista técnico pela Comissão Europeia e podem ser postos em prática em cada país a partir de junho.

Em declarações ao Dinheiro Vivo, fontes comunitárias avançaram que os testes à plataforma base – que vai permitir que todo o sistema dos Certificados Verdes Digitais (CVD) funcione – começam a ser feitos em maio.

Para que tudo funcione a nível europeu no verão, existem três plataformas: a app para os cidadãos, a app de verificação para as entidades competentes e o sistema para passar os certificados.

A app para os cidadãos será local e Portugal pode usar um “template” de software europeu já criado para que a app fique ativa rapidamente. A app de verificação também para Android ou iOS – que faz scan ao código QR da app ou da folha de papel – será só para quem esteja autorizado e serve apenas para verificar os certificados apresentados.

Deverá haver ainda uma app de referência europeia para descodificar o código QR e que verifica depois a informação encriptada (com acesso às chamadas chaves públicas).

Os passaportes permitirão saber se o cidadão já foi vacinado, se recebeu teste PCR negativo ou se está recuperado da covid-19.

Os certificados são gerados quando os cidadãos os pedem e fazem uso dos sistemas de informação existentes do Serviço Nacional de Saúde de cada país onde já estará o registo de quem foi vacinado, testado ou teve covid-19.

Estes passaportes poderão ser emitidos por hospitais, centros de testes e autoridades de saúde e, em alguns países, também será em farmácias.

Os cidadãos vão ter acesso ao certificado em papel ou no formato digital e mostram-nos sempre que as autoridades os solicitam. O código QR gerado contém informações essenciais, bem como um selo digital, para garantir a autenticidade do certificado.

Portugal está no segundo grupo de países que terá testes a decorrer no final deste mês num processo rápido e encriptado.

Maria Campos, ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …

OE2021. Financiamento do Estado até meio do ano em linha com o previsto

O financiamento das Administrações Públicas (AP) até meio do ano está em linha com o projetado no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), de acordo com um relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). "Face …

24 horas depois, GP da Hungria não tem classificação fechada — mas Hamilton volta a liderar

Na primeira curva da primeira volta do Grande Prémio da Hungria, cinco carros foram afastados da corrida depois de Valtteri Bottas ter colidido com Lando Norris e ter desencadeado um acidente que acabou por afetar …

Baseball e softball de volta. Como são decididas as modalidades Olímpicas?

A liderança do Comité Olímpico apresenta propostas que têm em conta 35 critérios e que são depois votadas por todos os membros. A influência das cidades organizadoras também se faz sentir. Skate, surf, escalada ou karaté …

12 apurados para uma Taça da Liga diferente

Neste domingo ficou fechada a lista das formações que vão estar na fase de grupos de uma Taça da Liga distinta das anteriores. Pelo segundo fim-de-semana consecutivo, o futebol nacional foi preenchido (além da Supertaça conquistada …