Passaportes verdes estarão em funcionamento em junho. Portugal testa já este mês

Os Certificados Verdes Digitais (CVD), que servirão para facilitar a circulação na União Europeia (UE), estão a ser ultimados do ponto de vista técnico pela Comissão Europeia e podem ser postos em prática em cada país a partir de junho.

Em declarações ao Dinheiro Vivo, fontes comunitárias avançaram que os testes à plataforma base – que vai permitir que todo o sistema dos Certificados Verdes Digitais (CVD) funcione – começam a ser feitos em maio.

Para que tudo funcione a nível europeu no verão, existem três plataformas: a app para os cidadãos, a app de verificação para as entidades competentes e o sistema para passar os certificados.

A app para os cidadãos será local e Portugal pode usar um “template” de software europeu já criado para que a app fique ativa rapidamente. A app de verificação também para Android ou iOS – que faz scan ao código QR da app ou da folha de papel – será só para quem esteja autorizado e serve apenas para verificar os certificados apresentados.

Deverá haver ainda uma app de referência europeia para descodificar o código QR e que verifica depois a informação encriptada (com acesso às chamadas chaves públicas).

Os passaportes permitirão saber se o cidadão já foi vacinado, se recebeu teste PCR negativo ou se está recuperado da covid-19.

Os certificados são gerados quando os cidadãos os pedem e fazem uso dos sistemas de informação existentes do Serviço Nacional de Saúde de cada país onde já estará o registo de quem foi vacinado, testado ou teve covid-19.

Estes passaportes poderão ser emitidos por hospitais, centros de testes e autoridades de saúde e, em alguns países, também será em farmácias.

Os cidadãos vão ter acesso ao certificado em papel ou no formato digital e mostram-nos sempre que as autoridades os solicitam. O código QR gerado contém informações essenciais, bem como um selo digital, para garantir a autenticidade do certificado.

Portugal está no segundo grupo de países que terá testes a decorrer no final deste mês num processo rápido e encriptado.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas sem-abrigo vão poder indicar autarquias como morada

Os portugueses sem endereço postal físico vão poder indicar a morada de uma autarquia, de um serviço local da Segurança Social ou de uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos quando fazem o cartão …

Marcelo sobre festejos do Sporting: "Quem deve prevenir não conseguiu prevenir"

O Presidente da República defendeu, esta quarta-feira, que "quem deve prevenir" aglomerados de pessoas como os dos festejos do Sporting, em Lisboa, "não conseguiu prevenir", esperando que tal "não tenha custos" para a saúde pública …

Em 2040, reformas vão cair para metade em Portugal

A Comissão Europeia prevê que, até 2040, os pensionistas passem a viver com pouco mais de metade do salário que tinham. Discrepância entre os últimos rendimentos do trabalho e as pensões de reforma dos portugueses …

Bruxelas piora previsões para défice português, mas melhora as do desemprego

A Comissão Europeia piorou hoje em duas décimas as previsões para o défice português, esperando um saldo negativo das contas públicas de 4,7% este ano. Contudo, melhorou as da dívida pública em três pontos percentuais, …

Barcelona empata com o Levante e "despede-se" do título espanhol

O FC Barcelona deu hoje um gigante passo atrás na corrida ao título espanhol de futebol, ao empatar 3-3 no reduto do Levante, depois de estar a ganhar por 2-0 e 3-2, em encontro da …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: 11.05.2021

Festa verde e assunto encerrado. Sporting quebra jejum de 19 anos e volta a celebrar a conquista de um título de campeão nacional. O novo desafio de Mourinho. As finais da Champions e Liga Europa. …

Certificado covid-19. Preço para os testes na UE gera discórdia

O Certificado Verde Digital, proposto pela Comissão, deverá passar a chamar-se Certificado Covid19 da UE, admitiu a presidência portuguesa da União Europeia. Os eurodeputados querem testes gratuitos para quem viaja, mas essa proposta esbarra nos …

Paulo Fonseca em negociações com o Lyon

O ainda treinador da AS Roma, que vai ser substituído por José Mourinho na próxima temporada, já estará em negociações com o Lyon. Segundo o jornal Record, Paulo Fonseca não só figura na lista de prioridades …

"Incongruente" e "inadequada". Antigos militares criticam reforma das Forças Armadas

Antigos militares consideram que o melhor seria suspender a proposta do Governo que admitem que "nem em tempo de guerra tem lugar". Um grupo de antigos militares GREI - Grupo de Reflexão Estratégica Independente - sugere …

Manchester City conquista título no sofá e com costela portuguesa. É o terceiro em quatro anos

O Manchester City garantiu esta terça-feira a conquista do seu sétimo título de campeão inglês de futebol, e terceiro em quatro anos, face ao desaire do Manchester United na receção ao Leicester (1-2), na 36.ª …