/

Partido Livre legalizado a tempo de concorrer às eleições europeias

LIVREoficialpt / Facebook

Rui Tavares, fundador do Partido Livre

Rui Tavares, fundador do Partido Livre

O recém-formado Partido Livre (PL) foi notificado esta quinta-feira pelo Tribunal Constitucional (TC) da sua legalização, a tempo de concorrer já às eleições europeias, convocadas quarta-feira pelo Presidente da República para 25 de maio.

“O Livre recebeu hoje notificação por parte do TC, confirmando a sua legalização como o mais recente partido político português”, lê-se no texto intitulado “A Primavera começa hoje”.

A nova força política, cujo rosto mais conhecido é o do historiador Rui Tavares, eurodeputado eleito como independente pelo Bloco de Esquerda mas entretanto incompatibilizado com os bloquistas, terá agora cerca de um mês, tal como as restantes, para apresentar a respectiva lista concorrente ao Parlamento Europeu junto do TC.

O texto expressa “grande satisfação” pela notícia da “criação deste espaço de liberdade, da esquerda, da Europa e da ecologia”, uma “vontade cívica partilhada por milhares de pessoas”, adiantando que a nova força política, enquanto partido, terá como “referentes os valores da Constituição da República Portuguesa”.

“É com orgulho que encaramos o acórdão do TC – e com humildade, pela responsabilidade de a partir de agora contribuirmos como partido para o reforço da democracia portuguesa e europeia”, afirmam os responsáveis.

No início de fevereiro, membros do Livre tinham entregado 9.111 assinaturas no Palácio Ratton com vista à sua legalização, para lá das 7.500 exigidas por lei.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.