Afinal participação nas Europeias foi a mais baixa de sempre

European Parliament / Flickr

Eurodeputados durante uma votação no Parlamento Europeu

Eurodeputados durante uma votação no Parlamento Europeu

A taxa de participação nas eleições europeias de maio foi a mais baixa de sempre, 42,54%, segundo números finais do Parlamento Europeu que contrariam a impressão inicial de uma inversão na tendência decrescente das últimas três décadas.

Os primeiros resultados, divulgados a 25 de maio pouco depois do fecho das urnas, estabeleciam a participação em 43,09%, mais um ponto percentual que a registada nas eleições de 2009 (43%).

Com base nesses números, dirigentes políticos europeus saudaram a ligeira subida como um ponto de viragem na curva decrescente da participação em eleições europeias desde 1979.

O porta-voz do PE, Jaume Duch, qualificou mesmo aquele resultado de “histórico”.

As páginas na Internet de atualidade europeia EUObserver e EurActiv noticiaram esta semana que os números finais da participação eleitoral nos 28 Estados membros foram “discretamente divulgados” na página do PE no dia 25 de julho, dois meses após as eleições e durante o período de férias das instituições europeias.

Ao EUObserver, um porta-voz do PE afirmou que os resultados finais continuam a ser animadores. “Quando olhamos para o resultado final e o estimado no final de maio vemos números muito próximos. O resultado final, ligeiramente mais baixo que o de 2009, confirma que a forte tendência de descida dos anos anteriores foi travada”, disse.

Em Portugal, os resultados finais estabelecem a participação em 33,67%, ligeiramente inferior à apontada inicialmente, de 34,5%, mas que confirma o facto já então destacado de ter sido a mais baixa de sempre em eleições europeias.

Os números finais do PE indicam que a participação eleitoral variou entre 13,05% na Eslováquia e 89,64% na Bélgica. Portugal registou a nona participação mais baixa entre os 28.

No cimo da tabela, liderada pela Bélgica, estão o Luxemburgo (85,50%), Malta (74,80%), Grécia (59,97%), Itália (57,22%) e Dinamarca (56,30%).

No fundo, além da Eslováquia, estão a República Checa (18,20%), Polónia (23,83%), Eslovénia (24,55%) e Croácia (25,24).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …

Em disputa com os EUA, China avança com a construção de 700 laboratórios

A China está a acelerar a construção de 700 novos laboratórios perante um cenário de corrida tecnológica contra os Estados Unidos. O objetivo é aumentar a competitividade do país. A tensão entre Pequim e Washington tem …

Oposição urge Boris Johnson a despedir assessor por ter violado o confinamento

Os partidos da oposição escreveram hoje ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, urgindo a demissão do assessor Dominic Cummings, a quem acusam de ter "abalado gravemente a confiança" da população nos apelos oficiais sobre a pandemia …

Atletas que sorriem durante as corridas gastam menos oxigénio

Os atletas que sorriem gastam menos oxigénio, trabalham de forma mais económica e têm um nível de esforço menor, refere um estudo realizado pelas universidades de Ulster e Swansea, divulgado esta terça-feira. Os investigadores pediram a …

OMS analisa possíveis primeiros casos de infeção de animais para o homem

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem, tendo martas …

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …