Marinho e Pinto deverá integrar família dos Liberais europeus

RTP / Flickr

Ex-bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, eleito eurodeputado

Ex-bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, eleito eurodeputado

Os dois deputados eleitos pelo Partido da Terra (MPT) ao Parlamento Europeu, Marinho Pinto e José Inácio Faria, deverão integrar a bancada dos Liberais, de acordo com uma fonte do ALDE, o terceiro maior grupo político europeu.

Depois de ter estado também em contactos com os Verdes, no quadro das negociações em curso para a formação dos grupos políticos para a próxima legislatura, após as eleições europeias de maio, Marinho Pinto irá “quase seguramente” sentar-se, juntamente com José Inácio Faria, na bancada dos Liberais, “devendo a decisão formal ser tomada na próxima terça-feira”, adiantou à agência Lusa uma fonte do grupo parlamentar dos liberais.

A Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa – grupo político ao qual o PSD já pertenceu, antes de aderir ao Partido Popular Europeu (PPE) – mantém-se como a terceira maior força política do hemiciclo europeu, com pouco mais de 60 dos 751 assentos do parlamento.

Os 21 deputados portugueses eleitos para o Parlamento Europeu irão assim ficar repartidos por quatro famílias políticas:

– Os 8 eleitos pelo PS integrarão o grupo dos Socialistas Europeus (o segundo maior grupo, para já com 191 deputados);
– Os 7 eleitos da Aliança Portugal, coligação formada por PSD e CDS-PP, fazem parte do PPE, que se mantém como a principal força (atualmente com 221 deputados garantidos);
– Os 3 deputados da CDU e a deputada eleita pelo Bloco de Esquerda estão junto na bancada da Esquerda Unitária, sexta força da assembleia.

Na sequência das eleições europeias de maio, entre os 751 deputados eleitos nos 28 Estados-membros da União Europeia, 41 são “não-inscritos”, ou seja, não são filiados em qualquer grupo político, e 55 são deputados recém-eleitos igualmente não inscritos em qualquer dos grupos políticos do Parlamento cessantes, sendo em torno do futuro destes, das bancadas que ocuparão, que decorrem intensas negociações, que poderão mesmo alterar o equilíbrio de forças entre os grupos parlamentares.

A sessão constitutiva do “novo” Parlamento Europeu realiza-se entre 1 e 3 de julho em Estrasburgo, com os eurodeputados a ocuparem o seu lugar no hemiciclo e a eleger o presidente e vice-presidentes da assembleia.

Ainda em julho, os eurodeputados voltarão a rumar a Estrasburgo, para uma segunda sessão, entre 14 e 17 de julho, na qual deverão eleger o futuro presidente da Comissão Europeia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …

Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado"

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana …

Caso Eurofin. Salgado recebe coima de 4 milhões de euros do Banco de Portugal

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar mais uma coima, no valor de quatro milhões de euros, no processo sobre o veículo suíço Eurofin e por operações que lesaram …

"Último recurso". Governo britânico admite novo confinamento no Reino Unido

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, admitiu esta sexta-feira que o Governo conservador não descarta decretar um segundo confinamento nacional para conter a pandemia de covid-19, embora considere esta opção um "último recurso" “Faremos …

Pais deixaram aluno com covid-19 na escola. Denúncia já chegou à PSP

Um aluno de uma escola de Leiria que está infectado com o coronavírus foi à apresentação do ano lectivo, nesta quarta-feira, quando já havia suspeitas de que teria covid-19, uma vez que o pai também …

A segunda vaga já chegou a Portugal (e há "uma diferença muito importante")

Os especialistas não duvidam que a segunda vaga de covid-19 já chegou a Portugal, mas apontam que há diferenças significativas relativamente ao início da pandemia, em Março. "Há uma diferença muito importante nesta segunda vaga que …

Governo tinha 90 milhões para apoiar criação de emprego (mas pedidos superaram os 487 milhões)

O programa do Governo para apoiar a criação de emprego, lançado em julho, tinha uma verba de 90 milhões de euros. Dois meses depois, a procura excedeu os 487,5 milhões. O jornal Público adiantou esta quinta-feira …

Metade dos portugueses acredita que Portugal está preparado para inverno (mas defende novo confinamento)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF revela que 47% dos portugueses defendem um novo confinamento, apesar de 50% acreditar que o país está melhor preparado para o inverno. De acordo …

Corona o melhor, Pizzi a perder bolas: as curiosidades da Liga

A I Liga 2020/2021 começa nesta sexta-feira, ainda com muitas incertezas. Entretanto, voltámos a espreitar o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Desta vez deixámos aqui algumas curiosidades …