Parlamento russo pede a Putin que proteja a Crimeia “por todos os meios”

Thomas Hawk / Flickr

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin

A câmara baixa do parlamento russo (Duma) pediu hoje ao chefe de Estado, Vladimir Putin, para “proteger por todos os meios” a população da Crimeia na península ucraniana pró-russa, anunciou o presidente, Serguei Narichkine.

“Os deputados apelam ao Presidente que tome medidas para estabilizar a situação e proteger, por todos os meios, a população contra a arbitrariedade e a violência na Crimeia”, declarou o presidente da Duma, a propósito do território do Sul da Ucrânia, onde a maioria que fala russo se opõe à nova autoridade de Kiev.

“Soubemos hoje, com preocupação, que houve tentativas de grupos armados de entrar em diferentes lugares, em particular de invadir o ministério do Interior regional da Crimeia”, acrescentou.

Também hoje, o novo primeiro-ministro da Crimeia, Sergiy Aksionov, pediu ao Presidente russo, Vladimir Putin, para ajudar a restaurar “a paz e a calma” naquela república autónoma pró-Moscovo.

A Ucrânia denunciou na sexta-feira uma “invasão armada” russa, com mais de dois mil soldados, na Crimeia, península do sul do país onde se fala russo, região que tem sido afetada por tensões separatistas e que abriga a frota da Rússia do Mar Negro.

Entretanto, hoje, o chefe da Defesa da Ucrânia acusou a Rússia de ter enviado 6.000 soldados e 30 veículos blindados para a Crimeia

O Presidente ucraniano interino, Oleksandr Turchinov, já pediu ao líder russo, Vladimir Putin, para “terminar imediatamente a sua agressão ostensiva e retirar os seus militares da Crimeia”.

O Governo de Kiev pediu também o apoio do Conselho de Segurança da ONU para travar a crise na península da Crimeia e defender a sua integridade territorial, mas avisou que tem capacidade para se defender de agressões.

A AFP noticiou hoje de manhã a presença de dezenas de homens mascarados e com uniforme, mas sem qualquer insígnia, que tomaram posições junto ao edifício do parlamento regional da Crimeia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …