Parlamento Europeu cria comissão para investigar fraude nas emissões da Volkswagen

Julian Stratenschulte / EPA

-

O Parlamento Europeu decidiu esta quinta-feira criar uma comissão de inquérito para analisar possíveis infrações ou má aplicação do direito comunitário na medição de emissões no setor automóvel, na sequência do escândalo da falsificação dos dados pela Volkswagen.

A comissão de 45 eurodeputados irá investigar o alegado incumprimento, por parte da Comissão Europeia, da obrigação de rever e adaptar os ciclos de ensaio de medição quando estes deixam de refletir as emissões em condições de condução real.

A comissão vai debruçar-se ainda sobre a alegada omissão, da Comissão e das autoridades dos Estados-membros, de prever medidas adequadas e eficazes para controlar e proibir dispositivos que permitem manipular resultados.

Os eurodeputados deverão apresentar um relatório intercalar no prazo de seis meses depois do início dos trabalhos, seguindo-se o relatório final no limite de 12 meses.

A proposta para a comissão de inquérito foi aprovada por 354 votos a favor, 229 contra e 35 abstenções.

A 18 de setembro foram conhecidos publicamente os resultados de testes a emissões poluentes de viaturas equipadas com motores a gasóleo do grupo Volkswagen, relativamente às marcas Volkswagen, Audi, Seat e Sköda, concluindo-se pela existência de viaturas equipadas com um dispositivo que permite a manipulação de informação relativa a emissões poluentes.

O grupo alemão admitiu a existência de 11 milhões de carros nestas circunstâncias.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.