A sede da Autoridade Bancária Europeia (EBA) vai ficar em Paris, que na votação desta segunda-feira realizada em Bruxelas derrotou Dublin por sorteio, tal como Amesterdão batera Milão para a sede da outra agência que deixa o Reino Unido, a EMA.
Na votação para eleger a futura sede da EBA, passaram à segunda volta Dublin, Paris e Frankfurt, tendo as duas primeiras recolhido mais votos e passado à terceira e última volta.
Nessa volta, registou-se um empate, com 13 votos cada, sendo por isso necessário recorrer a um sorteio, tal como sucedera pouco antes na votação para a sede da Agência Europeia do Medicamento.
No sorteio, realizado no Conselho de Assuntos Gerais da UE, a capital francesa venceu, e acolherá assim o organismo de regulação dos bancos no mercado único.
A cidade holandesa de Amesterdão vai acolher por sua vez a futura sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), ao bater Milão, Itália, por sorteio, após um empate 13-13.
Numa “corrida” na qual participava a cidade do Porto, que foi afastada logo na primeira volta, ao ser a sétima cidade mais votada, Milão foi a cidade a reunir mais votos nas duas primeiras voltas, mas na terceira e última ficou empatada com Amesterdão, e a cidade holandesa viu a sorte sorrir-lhe no sorteio.
São assim conhecidas as duas cidades que vão acolher as duas agências que vão deixar o Reino Unido em virtude do Brexit, que se concretiza em 2019.
// Bom Dia