/

Porto perde a Agência Europeia do Medicamento para Amesterdão

2

Rititaneves / Wikimedia

A cidade do Porto é mais cool do que Lisboa, segundo a CNN

A cidade do Porto foi eliminada, esta segunda-feira, na votação no Conselho da União Europeia para escolher a futura sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), que vai abandonar o Reino Unido devido ao Brexit.

À próxima volta da eleição, que decorreu no Conselho de Assuntos Gerais, em Bruxelas, as cidades de Amesterdão (Holanda), Copenhaga (Dinamarca) e Milão (Itália) foram as três mais votadas, tendo acabado por vencer a cidade holandesa.

Após várias rondas de votação, Milão e Amesterdão acabaram por ficar empatadas, com 13 votos cada uma, por isso a decisão final teve de ser tomada através de um sorteio.

A candidatura portuguesa recolheu dez votos e foi a sétima mais votada. À frente da “invicta” ficaram ainda Bratislava (Eslováquia), Barcelona (Espanha) e Estocolmo (Suécia).

No início deste mês, o Financial Times já tinha apurado que a cidade portuguesa não se encontrava entre as favoritas para acolher a Agência Europeia do Medicamento (EMA), que neste momento se encontra em Londres e será deslocalizada por causa do Brexit.

Esta notícia veio no sentido inverso do relatório apresentado, em outubro, pela consultora Ernst & Young, a pedido da Associação Comercial do Porto (ACP), que colocava a cidade do Porto entre as cinco favoritas.

O Conselho da União Europeia recebeu 19 propostas: Amesterdão, Atenas, Barcelona, Bona, Bratislava, Bruxelas, Bucareste, Copenhaga, Dublin, Estocolmo, Helsínquia, Lille, Malta, Milão, Porto, Sofia, Varsóvia, Viena e Zagreb – e oito para a nova sede da EBA – Bruxelas, Dublin, Frankfurt, Luxemburgo, Paris, Praga, Varsóvia e Viena.

Hoje, antes do início da votação, soube-que também tanto a Croácia como a Irlanda desistiram das suas candidaturas para acolher a EMA.

A nova sede da Autoridade Bancária Europeia (EBA) também será conhecida na mesma reunião, logo que termine a escolha da nova sede da EMA.

Atualização (17:40):
Notícia atualizada com a informação de que Amesterdão foi a candidatura vencedora.

ZAP // Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.