/

Porto fora dos favoritos para acolher Agência Europeia do Medicamento

7

Roberto Saltori / Flickr

Ponte D.Luís sobre o Rio Douro, no Porto, ao por do sol

Bratislava, na Eslováquia, e Milão, em Itália, são as cidades que reúnem maior consenso dentro da União Europeia para acolher a Agência Europeia do Medicamento (EMA).

De acordo com o Financial Times, que falou com “diplomatas seniores” da União Europeia, o Porto está fora da corrida para acolher a Agência Europeia do Medicamento (EMA), que neste momento se encontra em Londres e será deslocalizada por causa do Brexit.

Segundo o jornal britânico, citado pelo Diário de Notícias, entre as 19 cidades candidatas, as que reúnem maior consenso para ser a “nova casa” da EMA são Bratislava, na Eslováquia, e Milão, em Itália.

Além dessas, o FT refere ainda as cidades de Amesterdão, na Holanda, e Copenhaga, na Dinamarca, como candidatas com boas hipóteses.

Esta notícia vem assim no sentido inverso do relatório apresentado, em outubro, pela consultora Ernst & Young, a pedido da Associação Comercial do Porto (ACP), que colocava a cidade do Porto entre as cinco favoritas.

A cidade escolhida para acolher a EMA será anunciada a 20 de novembro. No mesmo dia, ficará também a saber-se qual será a vencedora pela nova sede da Autoridade Bancária Europeia (EBA).

O Conselho da União Europeia recebeu 19 propostas: Amesterdão, Atenas, Barcelona, Bona, Bratislava, Bruxelas, Bucareste, Copenhaga, Dublin, Estocolmo, Helsínquia, Lille, Malta, Milão, Porto, Sofia, Varsóvia, Viena e Zagreb – e oito para a nova sede da EBA – Bruxelas, Dublin, Frankfurt, Luxemburgo, Paris, Praga, Varsóvia e Viena.

ZAP //

7 Comments

  1. quem tudo quer tudo perde, até a água do douro eles hão-de perder. pior que tudo o que perdem é o que não deixam outros comer. garganeiros.

    • Mas estás a gozar ou quê? De que falas? Quererás dizer que o Porto (cidade) açambarca tudo? Lisboa come tudo quanto há ao Porto e tu ainda acusas o Porto de ser “garganeiro” (seja lá o que isso fôr)? Andas a injetar alface nas veias, andas…

  2. Bratislava, uma AM com o tamanho da AM Braga, é favorita a receber a agência. Claramente, não tem tanto a ver com a dimensão ou condições da Invicta, mas sim com outros factores. Pesa muito o facto de que Portugal já tem duas agências europeias, e o empenho do governo nas negocições para trazer para cá uma agência fora da cidade coqueluche é no mínimo dúbio.

    Mas parecem existir dois tiers para receber a AEM, um de metrópoles grandes, cosmopolitas e no meio de polos de farmacêutica, e aí dificilmente alguma cidade portuguesa competiria com Milão, até porque o maior polo de farmacêutica está mesmo a Norte.

    No entanto, talvez apostar no tier de metrópole intermédia, e no critério da descentralização que na Europa é mesmo levado a sério ao invés de cá, tivesse sido a melhor alternativa. Já na altura defendi que Braga teria a capacidade de surpreender, tal como Salvador Sobral o fez. Braga teria a capacidade de competir com Bratislava, não é por acaso que há agências em Alicante e em Bilbau, lá fora quando se fala em descentralização, é mesmo a sério. Em retrospectiva, talvez Braga pudesse ter surpreendido.

    Defendo ainda que o país não perdeu nada, pois contra a hipótese remota da AEM vir para cá, pesa o facto de que se deu uma lição enorme a Lisboa, e que no futuro não terão o atrevimento de voltar a fazer um processo de selecção sujo, sectário, bairrista, bacoco e corrupto com elementos da Câmara de Lisboa na própria comissão de selecção de cidades. Uma lição de que o país está pronto para falar a uma só voz, e quem defendeu o Porto, amanhã defenderá Braga, e na próxima semana Coimbra, Aveiro, Vila Real e Viana, Viseu, Leiria, e todos os que se quiserem fazer ouvir, contra o choro com toque a mofo de quem apelida de “provinciano” o indivíduo que defende os seus interesses. E cada pessoa tem o direito de defender os seus interesses bem como entender.

  3. Ó coiso! Mas isso são ciúmes de alguém que vive numa cidade que tira (quase) tudo ao Porto (e outras cidades)? Quer tudo? Não quer um Fantasporto aí? E já agora, um São João? Não queriam mais nada? O Porto tem tão pouco mas quando tem vêm logo os alfacinhas cheios de ciúmes! mas qual é o vosso problema? Já não têm que chegue? Têm o Rock in Rio Lisboa, já tiveram a Expo 98, têm o Centro Comercial de Belém… Que mais querem? A Torre do Clérigos? A Sé do Porto?… A francesinha!?

    Nota: a “prestigiadíssima capital do País”. Não sei se é assim tão prestigiada, mas que é bem conhecida é… Mas o Porto também é bem conhecido e prestigiado. Porque não no Porto? Porquê em Lisboa? Já agora… Porque não em Braga ou Coimbra? Que fixação é essa de Lisboa ter tudo que interessa e as sobras (que ninguém quer… quando há) ficam para os outros? Tenha juízo e respeite TODAS as cidades e regiões do país!!! TODAS!!! E comece pelo Porto. Estamos em Portugal e não em Lisbonal!!! Tenho dito.

    • Uma vez que os comentários inaceitavelmente ofensivos foram retirados, (e bem – muito bem ZAP!) era escusado publicar um comentário em “resposta” a este(s)… Um bocadinho de senso comum não faz mal a ninguém…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.