Paris sob alerta máximo: novo tiroteio, dois casos de reféns e ameaças

É uma situação absolutamente inédita e aterradora. Paris está sob alerta máximo, depois de mais um tiroteio ocorrido em pleno centro da capital francesa, com tomada de reféns e potenciais vítimas. Enquanto isso, os irmãos que atacaram o jornal Charlie Hebdo estão barricados com um refém e há vários focos de insegurança por todo o lado.

Paris está a viver um dia infernal, depois da tragédia que aconteceu no jornal satírico Charlie Hebdo, atacado por dois homens armados que provocaram 12 mortes, nesta passada quarta-feira. Os terroristas, os irmãos Kouachi, continuam à solta e estão, neste momento, barricados numa pequena gráfica em Dammartin-en-Goële, uma zona industrial situada a 40 quilómetros de Paris, com um refém.

Enquanto as atenções estavam concentradas nesta zona periférica, decorreu um novo tiroteio em Paris, na Porta de Vincennes, onde um suspeito identificado como Amedy Coulibaly, de 32 anos, se barricou numa loja de produtos judaicos com cinco reféns. Há um ferido grave confirmado e os média falam em potenciais vítimas mortais.

Amedy Coulibaly terá sido o autor do tiroteio em Montrouge, arredores de Paris, na quinta-feira, que matou uma mulher polícia e feriu outro agente. Considerado um pequeno delinquente e já condenado por um acto de terrorismo praticado em 2010, ele terá em sua posse duas kalashnikovs.

Já se sabe que este caso de reféns está directamente ligado com a situação dos irmãos Kouachi, conforme revelou uma fonte policial ao jornal Le Figaro. “O sequestrador de Vincennes ameaçou matar todos os reféns se se der o assalto a Dammartin onde estão os dois irmãos Kouachi“, salientou essa fonte ao diário.

A zona de Porta de Vincennes está interdita ao trânsito e sob forte vigilância policial, conforme demonstram as imagens do canal de televisão France24.

Alerta Policial: Atentado Porte Vincennes

Alerta Policial: Atentado Porte Vincennes

As autoridades lançaram um alerta visando Amedy Coulibaly, mas também a sua companheira, Hayat Boumeddiene, de 26 anos, que será também suspeita e considerada armada e perigosa.

Entretanto, Paris vem sendo abalado por diversos episódios suspeitos. A Praça do Trocadéro, conhecido ponto  turístico em Paris, foi momentaneamente evacuada e a estação de metro que lhe dá acesso foi fechada depois de uma falsa ameaça de bomba.

Um TGV que circulava entre Lyon e Paris foi travado e evacuado depois de um sírio, viajando sem bilhete, se ter auto-proclamado “terrorista”.

As lojas da Rua das Rosiers foram encerradas por precaução e um homem armado e encapuçado terá sido visto noutra zona da cidade, perto de Rouen.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19. Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros …

Ceferin acusado de ganância. "Manter a Liga dos Campeões foi um ato criminoso irresponsável"

O primeiro-ministro da Eslovénia, Janz Jansa, teceu duras críticas à forma como a UEFA e o seu presidente, Aleksander Ceferin, lidaram com a fase inicial da pandemia de covid-19. "Manter a Liga dos Campeões foi um …