//

Paris sob alerta máximo: novo tiroteio, dois casos de reféns e ameaças

É uma situação absolutamente inédita e aterradora. Paris está sob alerta máximo, depois de mais um tiroteio ocorrido em pleno centro da capital francesa, com tomada de reféns e potenciais vítimas. Enquanto isso, os irmãos que atacaram o jornal Charlie Hebdo estão barricados com um refém e há vários focos de insegurança por todo o lado.

Paris está a viver um dia infernal, depois da tragédia que aconteceu no jornal satírico Charlie Hebdo, atacado por dois homens armados que provocaram 12 mortes, nesta passada quarta-feira. Os terroristas, os irmãos Kouachi, continuam à solta e estão, neste momento, barricados numa pequena gráfica em Dammartin-en-Goële, uma zona industrial situada a 40 quilómetros de Paris, com um refém.

Enquanto as atenções estavam concentradas nesta zona periférica, decorreu um novo tiroteio em Paris, na Porta de Vincennes, onde um suspeito identificado como Amedy Coulibaly, de 32 anos, se barricou numa loja de produtos judaicos com cinco reféns. Há um ferido grave confirmado e os média falam em potenciais vítimas mortais.

Amedy Coulibaly terá sido o autor do tiroteio em Montrouge, arredores de Paris, na quinta-feira, que matou uma mulher polícia e feriu outro agente. Considerado um pequeno delinquente e já condenado por um acto de terrorismo praticado em 2010, ele terá em sua posse duas kalashnikovs.

Já se sabe que este caso de reféns está directamente ligado com a situação dos irmãos Kouachi, conforme revelou uma fonte policial ao jornal Le Figaro. “O sequestrador de Vincennes ameaçou matar todos os reféns se se der o assalto a Dammartin onde estão os dois irmãos Kouachi“, salientou essa fonte ao diário.

A zona de Porta de Vincennes está interdita ao trânsito e sob forte vigilância policial, conforme demonstram as imagens do canal de televisão France24.

Alerta Policial: Atentado Porte Vincennes

Alerta Policial: Atentado Porte Vincennes

As autoridades lançaram um alerta visando Amedy Coulibaly, mas também a sua companheira, Hayat Boumeddiene, de 26 anos, que será também suspeita e considerada armada e perigosa.

Entretanto, Paris vem sendo abalado por diversos episódios suspeitos. A Praça do Trocadéro, conhecido ponto  turístico em Paris, foi momentaneamente evacuada e a estação de metro que lhe dá acesso foi fechada depois de uma falsa ameaça de bomba.

Um TGV que circulava entre Lyon e Paris foi travado e evacuado depois de um sírio, viajando sem bilhete, se ter auto-proclamado “terrorista”.

As lojas da Rua das Rosiers foram encerradas por precaução e um homem armado e encapuçado terá sido visto noutra zona da cidade, perto de Rouen.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.