/

Pandemia também está a paralisar o tráfico de drogas

coastguardnews / Flickr

O novo coronavírus, que nasceu em dezembro passado na China, está a paralisar o trafico de drogas, dá conta a agência noticiosa Associated Press.

O tráfico destas substâncias ilegais está a ser afetado por vários “danos colaterais” causados pela pandemia: a paralisação de várias economias, o encerramento de inúmeras fronteiras em todo o mundo e o cancelamento de cadeias de fornecimento na China.

Estas cadeias de suprimentos são especialmente importantes para os traficantes, uma vez que dependem dos produtos químicos destas cadeias para produzir drogas tão lucrativas como metanfetaminas e o fentanil.

Fontes policiais e especialistas ouvidos pela AP contam que os cartéis mexicanos e colombianos continuam a operar, mas os bloqueios causados pela pandemia estão a atrapalhar todo o processo, desde a produção, passando pelo transporte e pelas vendas.

O tráfego de veículos na fronteira Estados Unidos-México, normalmente muito movimentado e utilizado por contrabandistas para encobrir e movimentar grandes quantidades de drogas ilegais, foi reduzido, prejudicando o tráfico destas substância.

A somar a esta situação, vários bares em território norte-americano, bem como motéis e outros estabelecimentos que costumam ser bons locais de venda, estão encerrados.

Além disso, o preço das drogas aumentou muito devido às reservas diminutas.

“[Os traficantes] estão a enfrentar um problema de oferta e procura (…) Depois de colocar as substâncias no mercado, a quem vão vendê-las?”, questionou, Alejandro Hope, analista de segurança e ex-funcionário da CISEN, a agência de inteligência mexicana.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.