Pandemia também está a paralisar o tráfico de drogas

coastguardnews / Flickr

O novo coronavírus, que nasceu em dezembro passado na China, está a paralisar o trafico de drogas, dá conta a agência noticiosa Associated Press.

O tráfico destas substâncias ilegais está a ser afetado por vários “danos colaterais” causados pela pandemia: a paralisação de várias economias, o encerramento de inúmeras fronteiras em todo o mundo e o cancelamento de cadeias de fornecimento na China.

Estas cadeias de suprimentos são especialmente importantes para os traficantes, uma vez que dependem dos produtos químicos destas cadeias para produzir drogas tão lucrativas como metanfetaminas e o fentanil.

Fontes policiais e especialistas ouvidos pela AP contam que os cartéis mexicanos e colombianos continuam a operar, mas os bloqueios causados pela pandemia estão a atrapalhar todo o processo, desde a produção, passando pelo transporte e pelas vendas.

O tráfego de veículos na fronteira Estados Unidos-México, normalmente muito movimentado e utilizado por contrabandistas para encobrir e movimentar grandes quantidades de drogas ilegais, foi reduzido, prejudicando o tráfico destas substância.

A somar a esta situação, vários bares em território norte-americano, bem como motéis e outros estabelecimentos que costumam ser bons locais de venda, estão encerrados.

Além disso, o preço das drogas aumentou muito devido às reservas diminutas.

“[Os traficantes] estão a enfrentar um problema de oferta e procura (…) Depois de colocar as substâncias no mercado, a quem vão vendê-las?”, questionou, Alejandro Hope, analista de segurança e ex-funcionário da CISEN, a agência de inteligência mexicana.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …