Pandemia também está a paralisar o tráfico de drogas

coastguardnews / Flickr

O novo coronavírus, que nasceu em dezembro passado na China, está a paralisar o trafico de drogas, dá conta a agência noticiosa Associated Press.

O tráfico destas substâncias ilegais está a ser afetado por vários “danos colaterais” causados pela pandemia: a paralisação de várias economias, o encerramento de inúmeras fronteiras em todo o mundo e o cancelamento de cadeias de fornecimento na China.

Estas cadeias de suprimentos são especialmente importantes para os traficantes, uma vez que dependem dos produtos químicos destas cadeias para produzir drogas tão lucrativas como metanfetaminas e o fentanil.

Fontes policiais e especialistas ouvidos pela AP contam que os cartéis mexicanos e colombianos continuam a operar, mas os bloqueios causados pela pandemia estão a atrapalhar todo o processo, desde a produção, passando pelo transporte e pelas vendas.

O tráfego de veículos na fronteira Estados Unidos-México, normalmente muito movimentado e utilizado por contrabandistas para encobrir e movimentar grandes quantidades de drogas ilegais, foi reduzido, prejudicando o tráfico destas substância.

A somar a esta situação, vários bares em território norte-americano, bem como motéis e outros estabelecimentos que costumam ser bons locais de venda, estão encerrados.

Além disso, o preço das drogas aumentou muito devido às reservas diminutas.

“[Os traficantes] estão a enfrentar um problema de oferta e procura (…) Depois de colocar as substâncias no mercado, a quem vão vendê-las?”, questionou, Alejandro Hope, analista de segurança e ex-funcionário da CISEN, a agência de inteligência mexicana.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …